Lista de Material Escolar para o Berçário

Todo início de ano é a mesma coisa… pais se descabelam para encontrar, comprar e organizar os materiais da lista escolar enquanto professores enchem os olhos olhando aquelas sacolas cheias de ideias e oportunidades de aprendizado. Uma boa lista de materiais não está relacionada com o preço ou com a quantidade de itens e sim … Ler mais

O Cérebro do Bebê

Segundo o dicionário… faz parte do sistema nervoso central situado na caixa craniana dos vertebrados e que recebe estímulos dos órgãos sensoriais, interpretando-os e correlacionando-os com impressões armazenadas, a fim de acionar impulsos motores que, essencialmente, controlam todas as atividades vitais. Nos humanos, é também o órgão do pensamento, dos sentimentos, da memória e da … Ler mais

Por que o bebê precisa engatinhar?

O engatinhar faz parte do desenvolvimento do bebê e trata-se da segunda etapa de deslocamento, a primeira é o rolar. Por meio do deslocamento a criança conhece e explora o mundo, manipula objetos e toma decisões, como, onde ir e o que pegar. É muito comum ouvirmos mães e pais falarem que seus filhos são … Ler mais

Desenvolvimento Motor da Criança de 0 a 5 anos

DESENVOLVIMENTO MOTOR O processo do desenvolvimento motor revela‑se basicamente por alterações no comportamento motor. Todos nós ‑ bebês, crianças, adolescentes e adultos – estamos envolvidos no processo permanente de aprender a mover‑se com controle e competência, em reação aos desafios que enfrentamos diariamente em um mundo em constante mutação. Podemos observar diferenças no comportamento motor, … Ler mais

Como avaliar no Berçário

A criança evolui no domínio do seu corpo, desenvolvendo e aperfeiçoando as possibilidades de movimento, conquistando novos espaços, superando suas limitações e encarando novos desafios motores, cognitivos, sociais e afetivos. A atuação da Professora/berçarista deve estar apoiada em alguns princípios básicos como: o desenvolvimento global da criança, as possibilidades de desempenho de cada uma e … Ler mais

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Howard Gardner nasceu em Scranton, no estado norte americano da Pensilvânia, 1943. Causou forte impacto na área educacional com sua teoria das Inteligências Múltiplas, divulgada no início da década de 1980. Em 2005, foi eleito um dos 100 intelectuais mais influentes do mundo pelas revistas Foreign Policy e Prospect. Lecionou neurologia na escola de medicina … Ler mais

Atividades sensoriais

Os 5 sentidos influenciam o desenvolvimento do bebê, pois são os primeiros recursos que ele usa para compreender o mundo ao seu redor. Todas as experiências vividas por meio dos sentidos, transformam-se em aprendizado e são armazenadas no cérebro. Vamos ver agora cada um deles e ideias de atividades.   Visão É a percepção do … Ler mais

Atividade Física para Bebês

Nos primeiros anos de vida, ocorrem as maiores transformações cerebrais, que influenciam diretamente no desenvolvimento e aprendizagem de cada criança por toda sua vida. Por isso é fundamental que os bebês tenham a oportunidade de brincar, explorar e sejam estimulados a desenvolver todo o seu potencial. A grande diversidade de experiências e atividades é quem … Ler mais

Como lidar com manha e birra no Berçário?

Todas as crianças já fizeram ou vão fazer algum tipo de manha, seja com os pais, tios, avós ou professores, e dentro do berçário é muito comum isso acontecer. Mas antes de falar porque isso acontece e como agir, vamos entender o que significa manha e birra. Segundo o dicionário: Birra Ato ou disposição de … Ler mais

ADAPTAÇÃO NO BERÇÁRIO

Todo ano as professoras do berçário enfrentam o período de adaptação dos bebês, aliás esse período no berçário não se dá somente em início de ano letivo, ele ocorre o tempo todo de acordo com a entrada de novos bebês. Mas muito se engana quem acredita que a adaptação seja apenas para os bebês, pais … Ler mais