Atividade Física para Bebês

Nos primeiros anos de vida, ocorrem as maiores transformações cerebrais, que influenciam diretamente no desenvolvimento e aprendizagem de cada criança por toda sua vida.

Por isso é fundamental que os bebês tenham a oportunidade de brincar, explorar e sejam estimulados a desenvolver todo o seu potencial.

A grande diversidade de experiências e atividades é quem vai garantir uma memória motora rica para que a criança passe por cada etapa do seu desenvolvimento agregando conhecimento ao seu repertório motor assim como linguagem, cognição e socialização.

Outra questão importante é o bebê ter a oportunidade de brincar e explorar diferentes espaços, não apenas a sala de estimulação, mas, solário, parque, quadra, gramado, entre outros.

Para que isso ocorra de forma natural, prazerosa e intencional é preciso que a professora do berçário tenha um olhar cuidadoso, individual e intencional além de ter conhecimento e aplicá-lo no seu dia a dia com os bebês.

As atividades para bebês de 0 a 24 meses, no berçário, devem acontecer diariamente com todas as crianças, tanto de forma individual como coletiva. Na verdade, brincamos com os bebês e, de forma lúdica, vamos atingindo nossos objetivos.

Para as crianças o brincar é muito mais do que uma forma de gastar energia ou passar o tempo, o brinquedo é uma forma das crianças descobrirem o que são, o que sentem e o que podem fazer. Por meio do brinquedo elas investigam o mundo, descobrem os objetos, os fatos e as pessoas.

 

Bebês de 0 a 12 meses

As atividades propostas nessa fase devem ser realizadas individualmente com cada bebê, como: balançar, rastejar, rolar, sentar, esconder, engatinhar, ficar em pé apoiando ou não, pinçar objetos, procurar, abrir/fechar, entre outros. Com alguns materiais simples como bola de pilates, rolos de espuma, colchonetes e espelhos é possível realizar diversas atividades de estimulação.

Ainda tem as atividades coletivas que podem ser músicas, danças, histórias, fantoches, dedoches e materiais sonoros, essenciais também no desenvolvimento da linguagem verbal.

 

Bebês de 13 a 24 meses

Nessa fase as crianças podem vivenciar atividades em grupo, onde todos interagem no mesmo espaço com um objetivo único para o grupo, porém sempre são necessárias intervenções individuais para atender as necessidades e características de cada criança.

Para que as crianças dessa faixa etária se sintam estimuladas é importante que todo o processo seja lúdico e desafiador como andar sem apoio, escalar colchões, escorregar, transpor cordas (já que nessa fase eles não saltam efetivamente), se equilibrar em pequenas placas de EVA, cordas ou macarrão de piscina, correr desviando dos obstáculos, manipular brinquedos de diferentes tamanhos e pesos, encaixar objetos, manipular bambolês, imitar expressões corporais, cantar, dançar e explorar sons diversos.

É comum vermos professores aplicando atividades para crianças acima de 1 ano ou crianças que já estejam andando, porém, antes de andar, normalmente, as crianças são muito pouco estimuladas.

Por tanto a atenção do professor para o desenvolvimento da criança deve ser total, de forma que cadeirinhas, carrinhos, berços, cercados e qualquer outro material que tenha o objetivo de conter a criança ou limitar seu espaço e seu desenvolvimento deve ser usado somente em casos de extrema necessidade e de forma bastante esporádica.

Outra questão que costuma atormentar os professores do berçário, é ter atividades para realizar todos os dias, então vamos falar sobre 4 pontos importantes:

 

1. Não existe atividade boa ou ruim

Todas as atividades são importantes para o desenvolvimento dos bebês. Cada atividade tem seu objetivo e, portanto, é ideal para alguma coisa, o que acontece não é que a atividade seja ruim e sim, ela foi mal aplicada ou direcionada para uma criança que não correspondia aquele objetivo especifico.

2. Não existe atividade velha, batida

Muitos professores se preocupam em buscar atividades novas todos os dias, todos os meses, todos os anos. Veja bem, a atividade pode ser velha para você, mas para o bebê provavelmente ela seja novidade e bastante instigante.

3. A criança precisa de repetição

Mesmo que o bebê já tenha realizado determinada atividade, é preciso você oportunizar para que ele brinque daquela forma ou com aquele material novamente por várias vezes. É por meio da repetição que a criança aprende e preenche seu repertório de conhecimento.

4. Sinta o que a criança quer

Ao invés de se preocupar em qual atividade fazer e como fazer, dê liberdade para que a criança explore e mostre para você do que ela é capaz e do que ela precisa. Muitas vezes o simples fato de oferecer um objeto para criança e observar como ela reage, age e interage com ele, já surgem várias ideias para você direcionar a atividade. Baseada no que a criança já sabe e no que ela precisa desenvolver. Se permita olhar, observar, fazer anotações e sentir a criança, você não precisa estar 100% do tempo falando, orientando e ensinando, aprender com cada criança e conhecer a fundo cada criança é maga importante.

Para conhecer atividades para realizar com as crianças você pode acompanhar diariamente a página Bebê Ativo no facebook, e se você fizer uma busca por lá tem várias atividades postadas.

Dúvidas, sugestões e comentários, são sempre muito bem vindos, fique à vontade!

Beijo

Vivian Mazzeo

2 comentários em “Atividade Física para Bebês”

  1. Oiá Vivian adorei todas as dicas. parabéns pelo excelente trabalho. Uma coisa que tenho muita dificuldade é na hora de por o que a atividade pode desenvolver: exemplo eu fiz uma caixa com um bebê do outro um cachorrinho outro um gatinho para brincar de dar comidinha de cuidar do bebê e seus animais só que por o que a criança pode desenvolver com a brincadeira tenho dificuldade. Algumas dicas seria maravilhosa!!

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    • Entendo Vera. Dica para isso: Veja no nosso instagram ou facebook um post sobre as Bases Psicomotoras e veja os campos de experiencia da BNCC e vai relacionando o que encaixa para cada atividade.

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