INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Howard Gardner nasceu em Scranton, no estado norte americano da Pensilvânia, 1943.

Causou forte impacto na área educacional com sua teoria das Inteligências Múltiplas, divulgada no início da década de 1980.

Em 2005, foi eleito um dos 100 intelectuais mais influentes do mundo pelas revistas Foreign Policy e Prospect.

Lecionou neurologia na escola de medicina da Universidade de Boston e foi professor de cognição, pedagogia e psicologia em Harvard.

Mais Tarde, Gardner acrescentou à lista a inteligência natural (reconhecer e classificar espécies da natureza) e existencial (refletir sobre questões fundamentais da vida humana) e sugeriu o agrupamento da interpessoal e da intrapessoal numa só.

Todos os indivíduos, em princípio, têm a habilidade de questionar e procurar respostas usando todas as inteligências. Possuem como parte de sua bagagem genética, habilidades básicas em todas as inteligências.

A linha de desenvolvimento de cada inteligência será determinada tanto por fatores genéticos quanto por condições ambientais.

Ele define inteligência como a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais.

 

INTELIGÊNCIA CINESTÉSICA 

  • Capacidade de utilizar o corpo.
  • Serão as atividades de estimulação psicomotora, onde o foco principal é a preparação para o andar.
  • Material: Rolo pequeno, rolo grande, Bola de Bobath, Colchonete, Playground, Brinquedos Grandes.
  • Partes do corpo – Trabalhar com as partes do corpo permite o autoconhecimento pelo sentido cinestésico, onde o bebê toca a parte do corpo solicitada. Respeitar a lei “céfalo caudal” e “próximo distal”.

INTELIGÊNCIA LINGUÍSTICA 

  • Sensibilidade para a língua falada e escrita.
  • Todas as pessoas que estão em contato com os bebês devem estar sempre se comunicando verbalmente com eles e com vocabulário correto.
  • Material: Filmes, Livros de papel e Livros de pano.
  • Usar da fala para mostrar os livros e contar as histórias.

 

 

INTELIGÊNCIA VISO-ESPACIAL 

  • Compreender o mundo visual de modo minucioso.
  • É a adequação do corpo no espaço.
  • A partir do momento em que age sobre o mundo é possível desenvolver a inteligência viso espacial.
  • Material: Móbiles e Brinquedos Pequenos.
  • Brinquedos grandes que possibilitam a locomoção por entre, sob ou sobre o brinquedo.

INTELIGÊNCIA MUSICAL

  • Habilidade para tocar, compor e apreciar padrões musicais.
  • Embora exista hoje um trabalho dirigido para os bebês, é importante ressaltar que a música pode e deve ser trabalhada constantemente.
  • Material: CDs e Instrumentos Musicais Infantis.

INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA

  • Tem como característica a solução de problemas.
  • Encaixes e Construções.
  • Material: Brinquedos de encaixes simples e Cubos.

 

INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL

  • Como característica, o autoconhecimento.
  • Podendo ser relacionado com o esqueça corporal e com o espelho.
  • Todas as atividades corporais propiciam o desenvolvimento da inteligência intrapessoal.
  • Material: Espelho.

INTELIGENCIA EXTRAPESSOAL

  • Tem por característica a relação pessoal.
  • Para o desenvolvimento desta inteligência é muito importante a integração entre os bebês.
  • Material: O próprio berçário é excelente para o desenvolvimento desta inteligência.

 

Espero que você tenha gostado do post.

Deixe seu comentário abaixo.

Beijo
Vivian

10 comentários em “INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS”

  1. Sempre leio algo no seu blog, suas publicações e algumas lives, são muito ricos e nos ajuda bastante na prática. Parabéns! 👏👏💓

    Responder
  2. AMEI TUDO …
    A ULTIMA FOTO IMAGINEI NO MEIO DO TECIDO UMA PROFESSORA SENTADA LENDO UM LIVRO .PODERIA SER A HORA DA LEITURA

    Responder

Deixe um comentário