BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho em 20 de dezembro de 2017. A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação … Ler mais

Como fazer um planejamento anual para Berçário e Creche?

Todo início de ano professoras e berçaristas precisam encarar a construção de um planejamento. Esse assunto é bastante comum, todo mundo fala da sua importância e necessidade, mas na hora de colocar a mão na massa, quem não tem dificuldade? Além do Planejamento são necessários outros instrumentos para o Berçário e algumas diferenças de nomenclatura … Ler mais

PLANEJAMENTO 2018

Ano Novo chegando e é nessa hora que as pessoas começam a pensar como foi o seu ano o que deu certo, o que não deu e quais são as metas para o ano seguinte. Eu não estou falando aqui das promessas de Ano Novo que nunca são cumpridas ou atingidas, mas sim de metas. … Ler mais

Desenvolvimento Motor do Bebê de 1 a 2 anos

O desenvolvimento motor das crianças segue algumas margens de normalidade, isto é, para cada fase de desenvolvimento, é esperado que a criança consiga realizar determinados movimentos ou atividades. Cada criança corresponde ao seu próprio desenvolvimento e deve sempre ser comparada com ela mesma. Essas margens de normalidade têm certa flexibilidade e varia de criança para … Ler mais

Desenvolvimento Motor do Bebê de 0 a 1 ano

Eu sempre digo que é essencial conhecer o bebê para conseguir desenvolver um trabalho de qualidade com ele. Nesse processo de conhecimento e aprendizado da professora/berçarista, é importante explorar dois caminhos: Compreender quem é quem. Quais as características bem como as necessidades específicas e individuais de cada bebê. Saber como eles se desenvolvem de uma … Ler mais

Como você elogia seu aluno? Você sabia que o modo como alguns professores fazem isso pode estar prejudicando o desenvolvimento da criança!

As crianças agem o tempo todo observando se estão sendo aprovadas ou não pelos adultos ao seu redor. Uma das formas para que elas entendam se sua atitude ou comportamento está sendo bem visto por um adulto, seja no círculo familiar ou com professores, é por meio do elogio. Mas o que é o elogio? … Ler mais

Prática Assistencialista X Prática Educacional no Berçário

As práticas Assistencialista e Educacional, caminhando lado a lado e com igual importância demonstram a Qualidade e o Comprometimento do berçário e suas berçaristas! Veja as características de cada uma: Assistencialista: Trata-se das questões de alimentação, sono, higiene (trocas e banho) e cuidado básico.               Educacional: Envolve uma abordagem … Ler mais

Qual o número ideal de Professoras em cada sala da Educação Infantil e do Berçário?

O documento “Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil” Volume 2, foi lançado em 2006 pelo Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica e tem 64 páginas. “Esta publicação contém referências de qualidade para a Educação Infantil a serem utilizadas pelos sistemas educacionais, por creches, pré-escolas e centros de Educação Infantil, que promovam … Ler mais

RCNEI – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Conhecimento de Mundo – Movimento

INTRODUÇÃO “O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo. Engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam sozinhas ou em grupo, com objetos … Ler mais