Por que o bebê precisa engatinhar?

O engatinhar faz parte do desenvolvimento do bebê e trata-se da segunda etapa de deslocamento, a primeira é o rolar.

Por meio do deslocamento a criança conhece e explora o mundo, manipula objetos e toma decisões, como, onde ir e o que pegar.

É muito comum ouvirmos mães e pais falarem que seus filhos são tão espertos que andaram sem nem engatinhar.

 

E isso acontece porque algumas crianças são levadas a andar antes mesmo de estarem prontas para isso. E não tem nada a ver com a criança ser “mais esperta”. Um exemplo clássico é colocar a criança em pé um adulto de cada lado chamando a criança para que ela dê os primeiros passos.

Essa atitude é muito prejudicial para o desenvolvimento da criança, uma vez que ela deve fazer o que está pronta para fazer e ela só está pronta para fazer quando faz só.

Nesse exemplo que eu dei acima, por exemplo, a criança precisa ficam em pé sozinha para demonstrar que está pronta para iniciar os primeiros passos.

O que devemos fazer é estimular, incentivar a criança a vencer etapas e superar desafios, sem fazer por ela, usando para isso atividades que fortaleçam a musculatura e proporcionem que a criança permaneça na postura bípede.

 

Alguns benefícios do engatinhar para o bebê:

1. Desenvolve grupos musculares das mãos, dos braços e dos ombros, fortalecendo os ligamentos, refinando assim as habilidades motoras finas. Lembrado que é apenas nessa etapa da vida que o bebê explorar dessa forma os membros superiores. Além disso, no engatinhar, a articulação do polegar, é bastante estimulada. Enfim todo esse processo favorece o desenvolvimento da escrita e da coordenação fina.

2. A criança vê e explora o mundo por outro ângulo, assim desenvolve habilidades visuais de percepção espacial e profundidade, que serão utilizadas na leitura e na escrita. Ao pular a fase de engatinhar, aumenta a probabilidade de a criança apresentar dificuldades futuras, principalmente na aquisição da leitura, escrita e cálculos.

3. A criança ganha autoconfiança, já que precisa tomar suas próprias decisões.

4. Aprende a acelerar e desacelerar, encontrar e superar obstáculos pelo caminho.

5. É uma nova etapa do desenvolvimento neurológico. Quando uma criança começa a engatinhar, o movimento repetitivo ajuda a estimular as conexões dos neurônios, permitindo que o cérebro possa controlar processos cognitivos, como a concentração, a compreensão e a memória.

6. Fortalece a coluna, o equilíbrio e melhora a coordenação motora geral, antes de andar. É a primeira atividade do bebê que envolve a alternância de braços e pernas, em movimentos simétricos. A coordenação entre o hemisfério esquerdo e o direito do cérebro é trabalhada, e o bebê processa a visão e o movimento ao mesmo tempo. Assim, ele se prepara melhor para ficar de pé, caminhar, correr e praticar esportes.

7. Favorece o desenvolvimento da fala.

Como estimular o bebê a engatinhar?

  1. Deixe o bebê de bruços por alguns minutos todos os dias.
  2. Coloque o bebê de bruços e chame a sua atenção, incentivando que ele engatinhe, usando para isso um brinquedo.
  3. Disponha brinquedos próximos ao bebê e aumente a distância gradualmente (ele precisa achar que consegue pegar para não perder o interesse)
  4. Engatinhe com ele.

E você, como faz para estimular os bebês a engatinharem aí na sua casa ou na sua escola? Conta pra gente aí nos comentários!

Beijo

Vivian

23 comentários em “Por que o bebê precisa engatinhar?”

  1. Amo suas dicas, uso muito no meu berçário… mas o que fazer com bebês que só rastejam, tenho dois casos com 10 e 11 meses, exploram e se movimentam por tudo, mas rastejando.

    Responder
  2. Bom dia!
    Bom, achei interessante a matéria e concordo com o dito, porque, acredito que a criança que não engatinha têm mais fragilidade no esqueleto e nos nervos. isso também, dizia minha vó, e não posso duvidar dos conhecimentos indígenas dela. Era uma velha sábia que veio a falecer aos 104 anos.

    Responder
  3. Boa noite!
    Amei o texto, bastante interessante e principalmente para os pais que ficam angustiados por quererem que os pequenos realizem movimentos como engatinhar e andar, sendo que ainda não adquiriam essa habilidade. Tudo é um processo e fortalecimento da musculatura. É preciso respeitar o ritmo é o tempo de cada criança, oferecendo estímulos na medida certa. O rolo realmente é um ótimo estímulo

    Responder
  4. Boa noite Vivian,eu costumo estimular os bebê para engatinhar com rolo pequeno usando um brinquedo para chamar sua atenção.Tambem deixo sempre eles de bruços

    Responder
  5. Ótimo artigo…
    Mas mesmo estimulando algumas crianças não gatinham, não considero como pular a fase, meu filho alcançava o que queria fazendo movimentos com a perninha e arrastava o bumbum, começou a andar com quase 1 aninho, hoje tem 6 anos e não apresenta nenhuma dificuldade…Graças a Deus🙏

    Responder
    • Esses movimentos que os bebês muitas vezes fazem que mais parece um arrastar do que engatinhar precisam ser corrigidos, pois engatinhando o bebê recruta, durante o movimento, músculos e articulações. Vale lembrar que eles fazem de outra forma porque não sabem o correto, uma vez que experimentam eles aprendem rapidinho até porque conseguem maior desempenho com menor gasto de energia. Beijo

      Responder
  6. Estou no caminho certo muito obrigada pelas dicas, mas nem todas as crianças são iguais, digo isso porque estou com uma criança com dificuldades para engatinhar, no momento que colocamos ela de bruço ela chora fica irritada não aceita, até mesmo quando ela fica em pé vejo que ela tem firmeza nas pernas.

    Responder
    • Fico feliz por estar no caminho certo e por ajudar Ilza. Com certeza não há criança igual a outra. Precisa entender o motivo pela qual essa criança chora. Se ela sente alguma dor? Se ela tem medo? Se está sendo colocada de bruços da maneira correta… sendo incentivada a fazê-lo e não simplesmente colocando e se está com os braços e pernas devidamente apoiados. Beijo

      Responder
    • Depois que o bebê rola sozinho e consegue ficar na posição decúbito ventral (de barriga para baixo) você já pode incentivá-lo com brinquedos e vendo você e os amigos fazendo. Normalmente a criança engatinha entre 6 e 9 meses. Fico feliz que tenha amado o post. Beijo

      Responder
  7. Maravilhoso saber a importância de cada fase ,estar sempre atento em impor a estimulação em ação em prol dos benefícios para os bebês.

    Responder

Deixe um comentário