ADAPTAÇÃO NO BERÇÁRIO

Todo ano as professoras do berçário enfrentam o período de adaptação dos bebês, aliás esse período no berçário não se dá somente em início de ano letivo, ele ocorre o tempo todo de acordo com a entrada de novos bebês.

Mas muito se engana quem acredita que a adaptação seja apenas para os bebês, pais e professoras fazem parte desse processo, também precisam se adaptar à nova realidade, aos novos bebês, aos ciclos que se fecham e aos que iniciam.

A primeira vez que uma criança vai para escola, é um momento cheio de sentimentos e novidades. A reação dos bebês diante da nova realidade não é nada previsível, normalmente os bem pequeninos de até 6 ou 7 meses costumam ficar bem e aceitar o colo das professoras, podem estranhar em algum momento mais delicado como a hora do sono, a partir dos 7 ou 8 meses os bebês costumam estranhar pessoas que não são do seu convívio diário ainda assim alguns entram no berçário e já se interessam pelos brinquedos ou pelas outras crianças, outros podem se agarrar nos pais. É preciso ficar claro que esses comportamentos e reações são absolutamente normais, inclusive a alternância entre eles.

Com certeza o turbilhão de sentimentos não é só das crianças, pais e professores também estão nesse barco.

Por outro lado, é uma etapa bastante importante, um momento único e especial. Carregado também de ansiedade, gerada principalmente pela separação que a adaptação causa.

A palavra de ordem da adaptação é SEGURANÇA.

Pais: É muito importante que os pais estejam seguros dessa decisão, de colocar seu bebê na escola, e da escola que escolheram, pois, o sentimento dos pais é percebido pela criança. Além disso, quem vai passar segurança para o bebê são os pais, por isso eles têm que estar realmente seguros.

Professores: Para termos pais seguros, precisamos de professores preparados para esse processo de adaptação, grande parte da segurança dos pais vem de como os professores falam e se comportam, ou seja, se passam segurança aos pais.

Além disso, é fundamental os professores terem uma conversa antes com os pais ou lerem um relatório elaborado pelos pais sobre a criança. Essa conversa ou relatório deve ser bem especifico no que diz respeito às características e costumes do bebê.

Isso porque cada bebê é único e nesse momento de adaptação, quanto mais próximo do modelo da casa os professores fizerem com cada bebê mais rápida e tranquila será a adaptação.

A professora precisa ainda, proporcionar um ambiente acolhedor, oferecer carinho, atenção individual e muita paciência para superar esse período de tantos desafios.

Ficar bem no berçário e não chorar, envolve vários fatores no qual cada escola, de acordo com suas características, deve repensar e definir.

 

Iniciar com carga horária progressiva

Combine com os pais, se possível, para que o bebê inicie esse processo de forma progressiva, ou seja, no primeiro dia fica uma hora na escola e depois vai aumentando. É importante, quando a mãe for procurar a escola para pegar informações, ela ser avisada de não colocar a criança na escola na sua última semana de licença maternidade para que ela possa acompanhar de forma mais tranquila esse processo de adaptação.

 

Pertences individuais

A escola pode solicitar que os pais enviem algum pertence que a criança gosta e possa se acalmar. Pode ser um paninho, brinquedo ou até uma peça de roupa com o cheiro da mãe.

 

A escola deve permitir a presença dos pais no Berçário durante a adaptação?

É sempre válido cogitar essa possibilidade, se a mãe puder ficar dois ou três dias no berçário para participar dos cuidados com seu filho pode ser mais reconfortante para o bebê e aumentar mais a confiança da mãe nas professoras e berçaristas. Em poucos dias a criança deverá se sentir segura, aceitando o novo ambiente e as pessoas com quem terá um convívio na escola.

Por outro lado, os pais dentro da escola, podem tornar a separação mais difícil por retardar a liberdade da criança e das professoras em ocuparem seus espaços e realizarem trocas afetivas. Além disso a presença dos pais pode constranger as professoras e tirar a oportunidade da criança enfrentar esse momento da maneira dela.

Eu acredito que essa questão é a mais delicada no processo de adaptação, por isso é importante não ficarmos presos a receitas prontas e sim termos conhecimento e visão para analisar individualmente cada escola. Essa análise vai precisar levar em consideração inclusive o número de alunos e o número de professores.

 

Parceria Escola-Família

Essa parceria é fundamental para que haja a construção de laços saudáveis favoráveis a troca de vivências e ao pleno desenvolvimento do bebê, já que eles são o principal sujeito da adaptação.

 

Quanto tempo dura a adaptação no Berçário

O período de adaptação varia de criança para criança, e também conforme a idade, por isso deve ser avaliado individualmente.

Lembrando que a qualidade do acolhimento é que garantirá a qualidade da adaptação.

 

Quais atividades realizar na fase de adaptação?

A fase de adaptação já é, por si só, carregada de novidades e consequentemente experiencias vividas e porque não, aprendizado, para o bebê, portanto, não se preocupe em elaborar um planejamento de atividades muito elaborado, aposte no simples e no contato.

Dedique um tempo individual para cada bebê, faça trocas de caricias, sorriso, atenção e conversa, isso irá favorecer o seu laço com o bebê. E durante esses momentos aproveite para avaliar o desenvolvimento do bebê quais conquistas ele já tem, em que fase ele está. Isso servirá de base para construção do planejamento quando essa fase acabar.

Nas atividades coletivas procure permitir a exploração do espaço principalmente se o bebê já se desloca sozinho, andando ou engatinhando, essa é uma forma dele reconhecer o local e se familiarizar.

Ofereça brinquedos de forma mais livre e observe as atitudes e comportamento de cada bebê.

Outra atividade bacana para essa fase são as músicas, mas, como vocês estão em adaptação é importante o bebê ver as suas expressões e ouvir a sua voz, portanto prefira cantar com os bebês do que colocar música no rádio.

Lembre-se que o principal objetivo é a criança estar bem e feliz, não tem sentido preparar um bocado de atividades se ela ainda não está pronta para participar e interagir.

 

Como será na volta do feriado prolongado? 

Não tem como prever. Mas é sempre provável que alguns chorem e outros não.

Mas nesse momento vale a mesma orientação da adaptação de início de ano, mas a notícia boa é que essa tende a demorar menos.

 

Como acolher as crianças que são matriculadas em diferentes épocas do ano?

É preciso repensar nas questões da adaptação toda vez que entra uma criança nova na sala. Muitas vezes, os professores e demais alunos já estão tão familiarizados com o processo que não dão a real importância para o momento daquela criança que, por algum motivo, entrou depois. Fique atenta a esses casos. Essa criança também precisa ser adaptada com amos e atenção.

E você, tem alguma dica para fase da adaptação que eu não coloquei aqui?

Escreve para mim nos comentários.

Vivian Mazzeo

21 comentários em “ADAPTAÇÃO NO BERÇÁRIO”

  1. Muito boa suas dicas , sou professora no B1 e é exatamente assim, o ano passado foi mais demorado a adaptacao dos bebês, creio que por quê eu estava sem experiência com essa turminha q me apaixono , esse ano foi bem mais tranquilo a adaptação no berçário.

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  2. Essas dicas foram ótimas. Não havia pensado na questão de cantar as músicas para que as crianças pudessem se familiarizar com o som da voz da professora.
    Muito bom. Obrigada.

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  3. Estou adorando !!!
    Fiz almoço ouvindo os vídeos
    Não canso de ver
    Que Deus te abençoe grandemente
    Pena que as inscrições forem encerradas bem na hora que eu ia fazer

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  4. Acho importante elaborar um ficha de peculiaridades dos bebês ,pedindo para os responsáveis preecher,por exemplo como a crianças dorme,sua personalidades entre outros,e essa ficar em sala para verificação. quando necessário ,pois mesmo que conversem com os responsáveis e difícil lembrar de tudo,devido a quantidade de crianças que geralmente e alto.

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  5. Acho importante elaborar um ficha de peculiaridades dos bebês ,pedindo para os responsáveis preecher,por exemplo como a crianças dorme,sua personalidades entre outros,e essa ficar em sala para verificação. quando necessário ,pois mesmo que conversem com os responsáveis e difícil lembrar de tudo,devido a quantidade de crianças que geralmente e alto.

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