Como fazer o Relatório de Avaliação dos alunos de 0 a 3 anos

Tem muitas professoras que se descabelam para fazer o Relatório de Avaliação dos alunos, então hoje eu vou dar dicas para você tirar o relatório de letra.

Quando começa o Relatório de Avaliação?

O primeiro passo para fazer o Relatório de Avaliação começa quando se escolhe a Atividade a ser realizada.

Como assim? Vou explicar, quando você propõe uma atividade e você começa a planejar essa Atividade, é necessário já definir como você irá fazer, porque irá fazer e o que precisará ser observado.

Aqui no Blog Bebê Ativo tem um artigo completo explicando como planejar uma Atividade e outro texto explicando como deixar essa Atividade de acordo com a BNCC.

A partir do momento que você já souber a Atividade e o que você irá observar, automaticamente já se definem os objetivos para o Relatório de Avaliação.

Para facilitar, vou tentar exemplificar: você escolheu uma atividade que irá trabalhar a lateralidade. Nessa atividade você poderá observar se:

  • A criança pega com a mão direita ou esquerda
  • A criança passa o objeto de uma mão para a outra

Essas e outras observações diárias serão utilizadas no Relatório de Avaliação.

Como observar as crianças?

Quando você começar a aplicar a atividade na sala, você deverá começar a observar as crianças, a partir dos objetivos já definidos. O olhar deve ser individual para cada aluno.

Se você tem uma turma com muitos alunos, você deverá observar a todos com um olhar de cuidado, para que eles não caiam, não briguem com os colegas e não se machuquem, mas você também deverá ter um olhar de educar. O olhar de educar é o olhar individual para cada criança, para observar o que ela está aprendendo e desenvolvendo; ou até mesmo o que ela ainda não desenvolveu.

Um exemplo de observação em relação a um bebê que ainda não engatinha, porém, é idade de começar a engatinhar, é questionar se a criança não engatinha por falta de oportunidade, ou, porque caiu e tem medo.

Já uma criança que começa a engatinhar você pode observar se ela engatinha corretamente, se ela tem coordenação motora dos membros superiores e inferiores, e assim por diante.

Comparação

Não se deve comparar uma criança com outra criança da mesma idade, pois cada criança é única e tem o seu próprio desenvolvimento. Uma criança deve ser sempre comparada com ele mesma.

Tipos de Avaliação

Existem algumas possibilidades de Avaliação:

  • Fichas de avaliação: já fica predeterminado o que vai ser observado em cada criança mensalmente. Nessas fichas o que a criança for desenvolvendo você irá marcar um “x”; o que a criança ainda não desenvolveu o espaço fica em branco, não com o objetivo de classificar a criança e sim de registro para o professor.
  • Relatório de Avaliação: você descreve com suas palavras o que você observou de cada criança. O Relatório de Avaliação é o mais utilizado na educação infantil e o que dá mais possibilidade de relato e informações relevantes.
  • Portfólio: são registros em fotos de alguns momentos específicos. Normalmente quando se usa esse tipo de avaliação, acaba-se montando um livro que no final conta a história escolar de um período da vida da criança.

Cada escola tem um critério para fazer o Relatório de Avaliação, no entanto, o ideal seria utilizar as Fichas de Avaliação e o Relatório de Avaliação juntos, pois as Fichas de Avaliação trazem muita clareza das situações e desenvolvimento dos seus alunos e o Relatório de Avaliação é o documento que deve ser utilizado para formalizar a avaliação e mostrar aos pais.

A utilização de todos os métodos agregam muito ao trabalho da professora e com certeza faz dessa professora uma profissional de destaque e também mais valorizada.

Para conhecer um modelo com passo a passo de portfólio clique AQUI

Qual o período ideal para fazer o Relatório de Avaliação?

O período para fazer o Relatório de Avaliação varia de acordo com a idade da criança:

  • 0 a 1 ano: avaliação mensal
  • 1 a 2 anos: avaliação bimestral
  • 2 a 3 anos: avaliação semestral

A avaliação semestral muitas vezes é falha, porque a professora acaba fazendo avaliação somente dos últimos dois meses. Neste caso, a Ficha de Avaliação ajuda muito a ter um relatório mais completo da criança.

 

Como começar a escrever no Relatório de Avaliação?

No relatório descritivo é importante sempre observar os aspectos cognitivos, social e afetivo da criança.

Não existe uma ordem para começar a descrever no Relatório de Avaliação. Cada professor deverá ter seu formato específico e utilizar sua própria linguagem.

Os registros devem ser feitos com todas as suas características, devem conter informações importantes que são essenciais de como foi aquele período e como a criança se desenvolveu (como a criança se relacionou com os colegas e professores, o que ela já consegue fazer e tudo o que ela aprendeu).

Do mesmo modo, o que a criança ainda não aprendeu ou fatores que possam estar atrapalhando o desenvolvimento dela fazem parte do descritivo.

Também devem conter informações de comportamentos da criança que devem ser conversados e trabalhados com a família, por exemplo, a criança faz birra e se joga no chão; a criança morde ou bate no colega.

No Relatório de Avaliação deve-se evitar aspectos da criança em si, como, por exemplo, a criança é bonita, inteligente, meiga, a não ser que venha em um contexto.

Os pais têm muita curiosidade em saber como os filhos se comportam na escola, então é interessante você acrescentar algumas curiosidades no Relatório, como, por exemplo, algum brinquedo no qual a criança se identifica ou qualquer outro fator marcante daquela criança.

Tem algumas dicas de palavras para usar no Relatório de avaliação AQUI

Por que o Relatório de Avaliação é tão importante?

O Relatório de Avaliação é um documento muito importante e uma excelente ferramenta para a professora.

Se bem feito, o Relatório de Avaliação é um documento rico em informações.

Tem escolas que pegam os Relatórios de Avaliação e deixam guardados. Nesse caso, não ajuda em nada, o ideal é que os pais tenha acesso e também os professores do ano seguinte.

O Relatório de Avaliação é um documento que deve ser bem elaborado e não conter rasuras. Eles devem ser utilizados na reunião com os pais para mostrar o desenvolvimento do aluno e podem ser utilizados pela próxima professora da criança.

A professora irá ler o Relatório de Avaliação da criança e já ter um conhecimento prévio das capacidades e inclusive identificar se a criança, por algum motivo, não consegue fazer determinada atividade que antes conseguia.

Já com os pais é possível conversar sobre as dificuldades da criança e trabalharem juntos para ajudar no desenvolvimento.

Relatório de Avaliação para auxílio de diagnóstico

O professor não é médico, portanto não pode dar nenhum diagnóstico. No entanto, o professor tem contato direto com a criança e se identifica algo anormal, isso deve ser anotado para informar os pais.

Quando a criança já foi no médico pediatra, porém o médico solicita o Relatório de Avaliação da escola para ajudar no diagnóstico, neste caso o professor deve relatar exatamente o que ele observa da criança, como, por exemplo, se a criança não conversa com as outras, se é uma criança isolada, se tem muito medo ou se chora muito, se costuma bater a cabeça no chão, etc.

A professora precisa simplesmente relatar o que acontece, com o máximo de detalhes possíveis, sem alterações.

Como finalizar o Relatório de Avaliação?

O Relatório de Avaliação pode ser finalizado com uma mensagem carinhosa para o aluno, como, por exemplo, foi muito bom ter participado do desenvolvimento da fase mais importante da sua vida.

Seja criativo e use palavras suas, com características próprias. Quando a criança crescer e começar a ler, pode ter certeza que irá adorar essa recordação.

Gostou das dicas? Ficou alguma dúvida? Escreve pra mim nos comentários…

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Beijo

Vivian Mazzeo

6 comentários em “Como fazer o Relatório de Avaliação dos alunos de 0 a 3 anos”

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