Como deixar minhas atividades de acordo com a BNCC

Hoje vou explicar sobre como deixar as Atividades de acordo com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

Muitas professoras perguntam quais atividades são atividades de acordo com a BNCC. A minha resposta é que todas as atividades que fizerem sentido para a criança, e que forem de encontro com a necessidade da criança, é uma atividade que está de acordo com a BNCC.

É importante explicar que o objetivo da BNCC não é mudar o que o professor já faz, mas sim deixar claro quais são os objetivos de desenvolvimento em cada fase da criança e quais são os direitos de aprendizagem que devem ser garantidos para essas crianças.

O que a BNCC faz é estabelecer as nomenclaturas para que todas as instituições de ensino, professores e demais profissionais da área possam se comunicar de forma eficiente e igualitária.

Elaborar uma atividade de acordo com a BNCC:

Existem dois caminhos para conseguir elaborar as atividades de tal forma que estejam de acordo com a BNCC:

  1. Escolher uma Atividade: depois de escolher a atividade, buscar quais os objetivos que se encaixam com os alunos; e/ou
  2. Escolher um Objetivo: se você já tem um objetivo claro em sua mente, então deve buscar uma atividade que se encaixa nesse objetivo.

Escolher uma Atividade ou um Objetivo é o primeiro passo, mas, porque fazer isso?

Porque a criança pequena aprende de uma maneira diferente que as maiores que já estão no ensino fundamental. Ela aprende brincando, então sempre tem que encontrar uma brincadeira, uma descoberta ou uma exploração para ensinar algo para a criança.

Se você escolheu uma atividade, você precisa fazer questionamentos para encontrar a finalidade:

  • Quais são os objetivos da atividade?
  • As crianças estão precisando dessa atividade nesse momento?
  • A atividade condiz com as idades das crianças?

Se as respostas são positivas, então você pode aplicar a atividade.

Você tem alguns objetivos que precisam ser trabalhados:

  • Precisa trabalhar a coordenação motora fina;
  • É necessário trabalhar a lateralidade;
  • É preciso trabalhar a consciência corporal

Com os objetivos claros, você precisa buscar uma atividade que possa atender esse objetivo.

Tenha a BNCC sempre em mãos

Depois de escolher uma atividade é necessário correspondê-la com a BNCC e para fazer isso só tem uma única forma que é tendo acesso a BNCC.

Você pode baixar os 5 Campos de Experiências da BNCC aqui no site Bebê Ativo. Você poderá imprimir ou deixar as imagens salvas no celular para consultar sempre que precisar.

Como registrar os conteúdos nos Campos de Experiências corretos

Uma informação muito importante é que não tem nenhuma atividade que vai estar em único campo de experiência exclusivo. Uma atividade sempre estará em mais de um Campo de Experiências. O que acontece é que às vezes você pode estar focando em um determinado Campo.

Pode até ser que você queira trabalhar algum Campo específico, porém é relevante sempre lembrar que a atividade não existe só um Campo, você sempre estará trabalhando em vários Campos ao mesmo tempo.

Isso se dá ao fato de que não tem como dividir a criança. Não tem como você definir que vai trabalhar, por exemplo, só o campo “Corpo, gestos e movimentos”, ou que vai trabalhar somente “Espaços, tempos, relações e transformações”.

Não tem como dividir isso, porque tudo está acontecendo ao mesmo tempo.

Existem atividades que se enquadram em todos os Campos de Experiências, então você poderá focar em determinado Campo, até porque você não terá tempo para observar e registrar tudo, então apesar da atividade englobar vários Campos, você só dará ênfase em determinado Campo naquele momento.

Para enquadrar uma atividade na BNCC é preciso definir as idades, devido a BNCC dividir os objetivos em idades de 3 grandes blocos. Você pode ler mais detalhadamente sobre isso no artigo “Planejando no berçário e na Creche.”

Depois de ter claro quais são as idades que você estará trabalhando, você irá passar para os Campos de Experiências em si e terá que ler os objetivos das idades ao qual você selecionou. Se você for trabalhar com dois grupos de idades diferentes, então é importante que primeiro você trabalhe uma idade e depois a outra idade.

Enquadrar uma Atividade na BNCC, na prática

Para facilitar o entendimento, vou explicar com um exemplo. A Atividade escolhida chama “Cartela de Ovo”. Para essa atividade necessita:

  • Uma cartela de ovo pintada com cores diferentes (pode-se trabalhar com quantas cores desejar: duas, três, cinco…)
  • Palitos pintados nas mesmas cores da cartela

O objetivo dessa Atividade é pegar o palito de determinada cor e colocar na cor correspondente na caixa e assim sucessivamente.

Essa atividade pode ser trabalhada com todas as idades, desde os bebê de 4 meses até as crianças de 2 anos. O que vai mudar é como enquadrar e incentivar a criança para o que ela deve fazer; quais os objetivos de cada fase que a criança está; e como você irá avaliar o aprendizado de cada fase.

Para o grupo de Bebês, você pode entregar o palito para eles pegarem. Você deverá incentivá-lo a pegar o palito dizendo “Segura o palitinho!”. A criança estará com um palito em uma mão e você irá oferecer outro palito para que ela possa segurar com a outra mão.

A criança estará com as duas mãos ocupadas, você irá oferecer um terceiro palito.

Para o bebê isso é uma dificuldade que ele vai ter que vencer, pois, terá que deixar um palito para pegar outro. A criança terá que elaborar na mente dela uma solução para resolver esse problema. Cada criança irá pegar o terceiro palito de uma forma diferente.

É fundamental esclarecer, que toda vez você for oferecer algum objeto para uma criança, é necessário oferecer no centro da criança. É muito comum a pessoa oferecer o objeto à criança ao lado oposto de sua lateralidade.

Por exemplo, uma pessoa destra normalmente entrega o objeto no lado esquerdo da criança. Se você fizer isso, estará interferindo na lateralidade da criança e estará “transformando” ela em uma criança destra ou canhota. A criança deve descobrir e desenvolver por si só qual é o seu lado dominante, ou que faz as atividades com mais facilidade.

Para as crianças que já sentam sozinhas e sem apoio, além de entregar os palitos você também irá entregar a cartela. Inicialmente não precisará citar as cores e poderá deixar a criança colocar o palito onde quiser. Você pode incentivá-la a colocar o palito no buraquinho.

Outra possibilidade, já para as crianças um pouco maiores, é começar a falar as cores, por exemplo: “Olha, esse palito é vermelho, coloca ele no buraquinho vermelho”. A criança vai associar a cor igual e colocar. Nessa fase as crianças ainda não sabem as cores, mas irão associar a cor igual.

Em uma próxima etapa, além de colocar o palito na cor certa, você poderá nomear as cores. Além disso, também poderá fazer contagem de quantos palitos foram colocados na caixa e a criança ir contando “Um, dois, três…”

É importante saber o que cada idade pode fazer e então ir aumentando o grau de dificuldade de acordo com a idade, para isso você deverá utilizar o “Quadro das idades”, que já foi explicado aqui no Blog.

Também é bom frisar que uma mesma Atividade terá Objetivos diferentes para cada professor e cada turma, pois cada professor enxerga uma Atividade de uma maneira diferente e irá conduzi-la do seu modo e também porque cada professor tem necessidades e objetivos distintos com seus alunos.

Associando os Objetivos de uma Atividade com a BNCC

Agora que você já tem uma Atividade e os Objetivos Gerais, você vai pegar a BNCC e buscar os Campos de Experiências.

Vamos avaliar o Campo de Experiências “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”:

Avaliando os objetivos:

  1. “Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).” Não
  2. “Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover, etc.) na interação com o mundo físico.” Não
  3. “Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.” Dependendo de como a atividade for explorada, por exemplo, se a criança estiver sentada, presa na cadeirinha ela não fará nenhuma descoberta, porém se ela estiver solta e se movimentando a vontade, então sim!
  4. “Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamento.” Para os bebês de 4 – 5 meses, não. Para as crianças de 18 meses, sim. Você poderá espalhar os palitinhos e pedir para a criança ir buscar.
  5. “Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.” Neste caso sim, pois a criança poderá comparar o objeto e a cor.

Tudo irá depender de como você irá conduzir a atividade e quais os objetivos gerais que você pretende alcançar.

Isso é só um exemplo, mas você deverá fazer esse processo com todas as atividades.

A medida que você for fazendo a associação dos objetivos gerais com a BNCC você irá começar a conhecer mais os Campos de Experiências e passará a ter mais agilidade quando precisar corresponder uma nova atividade.

Entendendo os códigos da BNCC

Todo Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento da BNCC possui um código, conforme marcado na cor vermelho na imagem a seguir:

Esse código tem um significado. Vamos usar o código EI01ET01 para explicar:

EI = Essas duas letras significa “Educação Infantil”

01 = Os primeiros números indicam o Grupo de Idades (01 Bebês; 02 Crianças bem pequenas; 03 Crianças Pequenas)

ET = Essas letras representam o Grupo de Experiências, nesse caso “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”

01 = Os últimos números representam o Campo de Experiências. Na imagem acima refere-se a “Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).”

Uma vez entendendo o significado dos códigos, ao invés de você escrever a frase completa no planejamento do seu Semanário, você pode utilizar apenas os códigos. Fica a critério de cada professor.

O professor e a busca por novas atividades

É comum eu ouvir os professores dizerem que precisam de “Novas Atividades”, porém vale reforçar que a Atividade é para o aluno e não para o professor.

A cada mudança de ano letivo o professor terá novos alunos, então as atividades desenvolvidas no ano anterior poderão ser utilizadas na próxima turma, pois se você trabalhar bem as Atividades em um ano, provavelmente você já terá um material completamente pronto para o ano seguinte.

O que será necessário é observar as necessidades da nova classe e adequar as Atividades com os novos objetivos.

Toda vez que você trabalha uma mesma atividade, você pode aperfeiçoá-la e explorar cada vez mais, portanto tome cuidado com essa ideia de querer coisas novas. É mais inteligente você melhorar o que você já conhece e explorar ao máximo o aprendizado da criança.

Vou mais uma vez ressaltar que o importante é sempre garantir que a Atividade está atendendo os direitos de aprendizagem da criança.

Uma Atividade com Objetivos iguais para todos os professores

Uma mesma atividade possui Objetivos diferentes para cada professor, turma e alunos, então não adianta sair copiando tudo da sua colega.

Cada criança tem sua particularidade e o professor também. Provavelmente cada um que leu o exemplo da Atividade da “Caixa de Ovo” deve ter imaginado Objetivos diferentes na sua turma. Cada professor tem que pensar em cada um dos seus alunos e nos Objetivos da sua turma!

Me conta nos comentários com esse artigo foi útil para você?

Beijo

Vivian Mazzeo

15 comentários em “Como deixar minhas atividades de acordo com a BNCC”

  1. Bom dia, preciso de atividade para quarentena e, enviar para as familias respeitando as materialidade que serão usado em casa. Mas para atingir as três modalidades ml mll berçario.

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  2. Menina quando começo a ler seu material fica difícil de parar, é viciante e maravilhoso, muito obrigada por dividir toda sua experiência.

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  3. Me chamo Adriana e tenho uma escola de Educação Infantil e sigo sua página Vivian e eu adorooo obrigada um grande abraço

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