Tem muitas professoras que se descabelam para fazer o Relatório de Avaliação dos alunos, então hoje eu vou dar dicas para você tirar o relatório de letra.
Quando começa o Relatório de Avaliação?
O primeiro passo para fazer o Relatório de Avaliação começa quando se escolhe a Atividade a ser realizada.
Como assim? Vou explicar, quando você propõe uma atividade e você começa a planejar essa Atividade, é necessário já definir como você irá fazer, porque irá fazer e o que precisará ser observado.
Aqui no Blog Bebê Ativo tem um artigo completo explicando como planejar uma Atividade e outro texto explicando como deixar essa Atividade de acordo com a BNCC.
A partir do momento que você já souber a Atividade e o que você irá observar, automaticamente já se definem os objetivos para o Relatório de Avaliação.
Para facilitar, vou tentar exemplificar: você escolheu uma atividade que irá trabalhar a lateralidade. Nessa atividade você poderá observar se:
- A criança pega com a mão direita ou esquerda
- A criança passa o objeto de uma mão para a outra
Essas e outras observações diárias serão utilizadas no Relatório de Avaliação.
Como observar as crianças?
Quando você começar a aplicar a atividade na sala, você deverá começar a observar as crianças, a partir dos objetivos já definidos. O olhar deve ser individual para cada aluno.
Se você tem uma turma com muitos alunos, você deverá observar a todos com um olhar de cuidado, para que eles não caiam, não briguem com os colegas e não se machuquem, mas você também deverá ter um olhar de educar. O olhar de educar é o olhar individual para cada criança, para observar o que ela está aprendendo e desenvolvendo; ou até mesmo o que ela ainda não desenvolveu.
Um exemplo de observação em relação a um bebê que ainda não engatinha, porém, é idade de começar a engatinhar, é questionar se a criança não engatinha por falta de oportunidade, ou, porque caiu e tem medo.
Já uma criança que começa a engatinhar você pode observar se ela engatinha corretamente, se ela tem coordenação motora dos membros superiores e inferiores, e assim por diante.
Comparação
Não se deve comparar uma criança com outra criança da mesma idade, pois cada criança é única e tem o seu próprio desenvolvimento. Uma criança deve ser sempre comparada com ele mesma.
Tipos de Avaliação
Existem algumas possibilidades de Avaliação:
- Fichas de avaliação: já fica predeterminado o que vai ser observado em cada criança mensalmente. Nessas fichas o que a criança for desenvolvendo você irá marcar um “x”; o que a criança ainda não desenvolveu o espaço fica em branco, não com o objetivo de classificar a criança e sim de registro para o professor.
- Relatório de Avaliação: você descreve com suas palavras o que você observou de cada criança. O Relatório de Avaliação é o mais utilizado na educação infantil e o que dá mais possibilidade de relato e informações relevantes.
- Portfólio: são registros em fotos de alguns momentos específicos. Normalmente quando se usa esse tipo de avaliação, acaba-se montando um livro que no final conta a história escolar de um período da vida da criança.
Cada escola tem um critério para fazer o Relatório de Avaliação, no entanto, o ideal seria utilizar as Fichas de Avaliação e o Relatório de Avaliação juntos, pois as Fichas de Avaliação trazem muita clareza das situações e desenvolvimento dos seus alunos e o Relatório de Avaliação é o documento que deve ser utilizado para formalizar a avaliação e mostrar aos pais.
A utilização de todos os métodos agregam muito ao trabalho da professora e com certeza faz dessa professora uma profissional de destaque e também mais valorizada.
Para conhecer um modelo com passo a passo de portfólio clique AQUI
Qual o período ideal para fazer o Relatório de Avaliação?
O período para fazer o Relatório de Avaliação varia de acordo com a idade da criança:
- 0 a 1 ano: avaliação mensal
- 1 a 2 anos: avaliação bimestral
- 2 a 3 anos: avaliação semestral
A avaliação semestral muitas vezes é falha, porque a professora acaba fazendo avaliação somente dos últimos dois meses. Neste caso, a Ficha de Avaliação ajuda muito a ter um relatório mais completo da criança.
Como começar a escrever no Relatório de Avaliação?
No relatório descritivo é importante sempre observar os aspectos cognitivos, social e afetivo da criança.
Não existe uma ordem para começar a descrever no Relatório de Avaliação. Cada professor deverá ter seu formato específico e utilizar sua própria linguagem.
Os registros devem ser feitos com todas as suas características, devem conter informações importantes que são essenciais de como foi aquele período e como a criança se desenvolveu (como a criança se relacionou com os colegas e professores, o que ela já consegue fazer e tudo o que ela aprendeu).
Do mesmo modo, o que a criança ainda não aprendeu ou fatores que possam estar atrapalhando o desenvolvimento dela fazem parte do descritivo.
Também devem conter informações de comportamentos da criança que devem ser conversados e trabalhados com a família, por exemplo, a criança faz birra e se joga no chão; a criança morde ou bate no colega.
No Relatório de Avaliação deve-se evitar aspectos da criança em si, como, por exemplo, a criança é bonita, inteligente, meiga, a não ser que venha em um contexto.
Os pais têm muita curiosidade em saber como os filhos se comportam na escola, então é interessante você acrescentar algumas curiosidades no Relatório, como, por exemplo, algum brinquedo no qual a criança se identifica ou qualquer outro fator marcante daquela criança.
Tem algumas dicas de palavras para usar no Relatório de avaliação AQUI
Por que o Relatório de Avaliação é tão importante?
O Relatório de Avaliação é um documento muito importante e uma excelente ferramenta para a professora.
Se bem feito, o Relatório de Avaliação é um documento rico em informações.
Tem escolas que pegam os Relatórios de Avaliação e deixam guardados. Nesse caso, não ajuda em nada, o ideal é que os pais tenha acesso e também os professores do ano seguinte.
O Relatório de Avaliação é um documento que deve ser bem elaborado e não conter rasuras. Eles devem ser utilizados na reunião com os pais para mostrar o desenvolvimento do aluno e podem ser utilizados pela próxima professora da criança.
A professora irá ler o Relatório de Avaliação da criança e já ter um conhecimento prévio das capacidades e inclusive identificar se a criança, por algum motivo, não consegue fazer determinada atividade que antes conseguia.
Já com os pais é possível conversar sobre as dificuldades da criança e trabalharem juntos para ajudar no desenvolvimento.
Relatório de Avaliação para auxílio de diagnóstico
O professor não é médico, portanto não pode dar nenhum diagnóstico. No entanto, o professor tem contato direto com a criança e se identifica algo anormal, isso deve ser anotado para informar os pais.
Quando a criança já foi no médico pediatra, porém o médico solicita o Relatório de Avaliação da escola para ajudar no diagnóstico, neste caso o professor deve relatar exatamente o que ele observa da criança, como, por exemplo, se a criança não conversa com as outras, se é uma criança isolada, se tem muito medo ou se chora muito, se costuma bater a cabeça no chão, etc.
A professora precisa simplesmente relatar o que acontece, com o máximo de detalhes possíveis, sem alterações.
Como finalizar o Relatório de Avaliação?
O Relatório de Avaliação pode ser finalizado com uma mensagem carinhosa para o aluno, como, por exemplo, foi muito bom ter participado do desenvolvimento da fase mais importante da sua vida.
Seja criativo e use palavras suas, com características próprias. Quando a criança crescer e começar a ler, pode ter certeza que irá adorar essa recordação.
Gostou das dicas? Ficou alguma dúvida? Escreve pra mim nos comentários…
Se você quer se aprofundar mais no tema AVALIAÇÃO, conheça o meu curso on line ABC – Avaliação no Berçário e na Creche.
Nesse curso eu ensino o passo a passo com vídeo aulas e material pdf de como construir os seus Relatórios, Fichas de Avaliação, Pauta de Observação e Portfólios com modelos para baixar e se inspirar.
Para saber mais sobre o curso, clique AQUI
Beijo
Vivian Mazzeo
Que bom amei…
Olá, Vilma! Obrigada pelo carinho 🙂
Se você gostou desse artigo, tenho certeza de que se interessará em nosso Curso Relatórios Notáveis!
Clique aqui e conheça: https://go.hotmart.com/S67737679Y?src=atend
Eu amei como me ajudou na elaboração dos meus relatórios dos meus bebês,e gostaria muito de participar da programação deste ricas explicações.como posso fazer.Estou a desposição.Obrigsda por ter encontrado está equipe.
Que bom que gostou, Nuzia!
Obrigada pelo carinho 🙂
Boa noite!
Vivian Mazzeo.
Quero agradecer por ajudar muitos educadores com seu saber.
Sou muito agraciada por vc nos ilumina com seu conhecimento.
Gratidão sempre.
Magna
Olá, Magna! Muito obrigada pelo carinho, ficamos extremamente felizes em ouvir isso 🙂
Não deixe de seguir a Vivian no Instagram para mais conteúdos gratuitos: https://www.instagram.com/vivianmazzeo_bebeativo
Olá, amei as informações me ajudou muito!
Vc tem Instagram?
Olá, Luzia!
Tem sim! @vivianmazzeo_bebeativo, siga a Vivian lá 🙂
Gabi – Equipe Vivian Mazzeo
Muito produtivo
Olá, Maria! Aqui Gabi da Equipe Vivian Mazzeo
Que bom que gostou! Obrigada pelo carinho 🙂
A cada artigo que leio sinto cada vez mais as coisas “clarearem” na minha mente! Amo ler o que você escreve!
Poxa, que bacana, Emily!! Muito obrigada pelo comentário, ficamos felizes em saber!
Gabi – Equipe Vivian Mazzeo
Quero saber, como faço o relatório da criança que não tem frequência?! berçário I Agradeço.
LUZIA MENDES
Olá, Luzia! Aqui Gabi da Equipe Vivian Mazzeo
No Curso de Avaliação e Desenvolvimento Infantil você aprende exatamente como observar, registrar, fazer relatórios e portfólio.
Com vídeo aulas, material PDF, planilhas de avaliação e Certificado.
Saiba mais em: https://avaliacao.bebeativo.com.br
Oi eu preciso de um modelo de relatório de observação na educação infantil com iniciar um relatório de poder me ajudar eu agradeço.
Olá, Lisi!
Se inscreva na Imersão em Avalição: https://hotm.art/imersaoeiblog
Gabi – Equipe Vivian Mazzeo
Ótimo material.
Obrigada. Bj
Um exerlente material. Obrigada 😘
Obrigada você por estar aqui. Beijo
Ótimo, material muito obrigada, me ajudou grandemente!!
Que ótimo Shirlei… 🙂