Todos os anos as crianças passam por uma adaptação na escola, mesmo as que já frequentavam a escola em anos anteriores.
Isso acontece porque ocorrem muitas mudanças nesse período: mudança de sala, mudança de Professor(a), amigos que saíram e chegada de novos… enfim.
Mas no Berçário essas mudanças são ainda maiores, porque é a primeira vez da criança na escola.
Algumas vezes a criança passa poucos meses do ano anterior na escola, sai em férias e quando retorna é como se fosse a primeira vez.
Todos precisam estar preparados para essa situação, pais, crianças, professores e a escola. A adaptação faz parte do processo, mas precisa ser bem conduzida e encarada por todos os envolvidos.
Depois de entender como funciona e se preparar para o processo de adaptação, você com certeza vai se perguntar: O que fazer nos primeiros dias de aula no Berçário?
E é exatamente isso que eu vou te mostrar agora, com uma linguagem bem objetiva e atividades práticas para você realizar na sua escola.
O que fazer nos primeiros dias de aula no Berçário?
Para planejar o que você vai fazer e saber exatamente o que falar e como falar, você precisa ter em mente todos os envolvidos no processo:
Escola: Alinhe suas ações e modo de pensar com a forma como a escola se posiciona no mercado, ou seja, participe de reuniões com a coordenação/direção da sua escola para entender se a forma como a escola acredita vai de encontro com a forma que você faz.
Pais/familiares: Mantenha uma postura firme, comprometida, amorosa e passe segurança aos pais. Segurança em TUDO! No fazer, no falar e na sua postura física e gestual. Para isso é necessário que você esteja preparada tanto teoricamente como para prática.
Bebês e Crianças: Se mostre verdadeiramente disposta e disponível para entender o que eles estão passando e amenizar as sensações ruins. Coloque como meta ver a alegria e o sorriso no rosto dos seus alunos e faça tudo que puder para que isso aconteça.
Como organizar a Rotina dos primeiros dias?
Elabore uma rotina simples, leve, com poucas situações. Evite deixar horários apertados que serão quase impossíveis de serem cumpridos.
Lembre-se que essa não será a sua rotina para o ano todo, a rotina deve mudar sempre que não for mais possível de ser realizada ou não fizer sentido para sua sala.
Coloque planos B e C na rotina, ou seja, outras opções para o mesmo momento.
Ex. Tal horário eu vou no espaço aberto fazer isso, mas se chover eu vou em tal sala fazer aquilo ou outra sala fazer aquilo outro.
Isso porque a medida que você for conhecendo cada aluno você vai saber o que pode dar certo ou não, mas nesse momento é quase impossível você saber essas variáveis, por isso pense durante a elaboração da rotina para ter surpresas desagradáveis durante o dia.
Para acessar nosso modelo de rotina baixe o e-Book gratuito AQUI
Quais atividades realizar nos primeiros dias de aula no Berçário?
Bom… nesses primeiros dias, podemos considerar de uma a três ou quatro semanas, não se preocupe com o desenvolvimento dos bebês e o que estão aprendendo ou como serão estimulados a adaptação em si já traz muitos aprendizados para eles.
Por isso foque em atividades que vão ocupar o tempo dos bebês, distraí-los, permitir que se expressem e que conheçam melhor e brinquem com você.
É claro que fazendo isso, eles estarão sendo estimulados e aprendendo, o que eu disse foi apenas que você não precisa manter o foco nisso nesse momento, entende?!
Vamos as atividades práticas:
Para crianças de 4 meses a 1 ano (ou que ainda não andam):
Fantoche: Brinque com a criança usando o fantoche. É uma forma da criança interagir com você, mas você se passa pelo personagem do fantoche, brinca, ri e muda de voz.
Chocalho: ótimo material para estimular coordenação motora e visomotora dos bebês, podendo brincar com o bebê ou deixar o material na mão dele.
Móbile: distrai o bebê e estimulação a visão, com ou sem música, pode-se deixar por perto para entreter o bebê.
Bater Palmas: com ou sem música, forte e fraco, rápido e devagar… enfim com o objetivo de chamar a atenção do bebê e permitir que ele aprenda por meio da imitação.
Achou: colocar um brinquedo embaixo de um lenço ou retalho de papo para que a criança seja incentivada a tirar o pano e encontrar o objeto. Além de divertir ensina a criança a entender o conceito de “achar”, mostrar que as coisas saem do campo de visão e voltam. Auxilia no processo de adaptação para a criança entender que a família vai e volta.
Rolos de Estimulação: permitir que a criança conheça, explore e se divirta com o material, sem intenção, ainda, de realizar as atividades de estimulação psicomotora propriamente ditas ainda.
Para crianças de 1 a 2 anos (ou que já andam):
Obstáculos: Colocar obstáculos pela sala e incentivar a criança a andar ou engatinhar entre, sob ou sobre os obstáculos. Sempre de forma lúdica e divertida.
Partes do Corpo: brincar de encontrar as partes do corpo, cada criança colocando a mão em si mesma. Exemplo: Quem tem cabeça? Coloca a mão na cabeça! Cadê a boca? Coloca a mão na boca! Etc…
Animais: Imitação dos animais pelo espaço. Gestos e sons, da forma que a criança quiser. Deixe que ela se expresse e faça a sua maneira. Não existe certo e errado nesse momento.
Mudança de posição: Propor atividades em que as crianças explorem os diversos planos (alto, médio e baixo) com muita diversão. Exemplo: música – Roda, roda, roda, pé, pé, pé, roda, roda, roda, caranguejo peixe é (nesse momento todos abaixam).
Ritmo musical com palmas: Bater palmas no ritmo da música.
Para fazer junto (crianças de 0 a 2 anos):
Bolinha de Sabão: Para a criança acompanhar com os olhos e pegar. Lembre-se de usar um xampu ou sabonete liquido que não arde os olhos.
Música: Dança e gestos com música. Amplie sempre o repertório das crianças e não fique só em músicas infantis.
Livros/história: Contar histórias curtas e com mudanças no tom de voz para acalmar e chamar a atenção dos pequenos.
Bater no chão: Brincar de bater os pés e as mãos no chão.
Pegar e arremessar: Disponibilizar bolinhas pequenas pela sala (pode ser bolinha de piscina de bolinha) para que as crianças divirtam-se chutando, arremessando e carregando bolas.
Espelho: Brincar em frente ao espelho reconhecendo as partes do corpo e fazendo caretas.
Por aqui passou: Fazer com as crianças individualmente para aumentar o vínculo entre a professora e o aluno. Passando a mão na palma da mão da criança diga “por aqui passou um ovo” depois comece pelo dedo mínimo e para cada fala mude de dedo “esse viu, esse pegou, esse cozinhou, esse descascou e o espertinho” agora faça cócegas na palma da mão da criança e diga “comeu, comeu, comeu”.
Para fazer livre (crianças de 0 a 2 anos):
Blocos de encaixe
Empilhar
Bichos e bonecos de borracha
Livros de banho ou pano
Lembre-se que as atividades precisam ser repetidas várias vezes. A criança pequena precisa de muitas repetições para aprender. Sem contar que a cada vez que ela brinca ela percebe e aprende coisas novas e diferentes da vez anterior.
Gostou das dicas? Deixe seu comentário aqui embaixo!
Beijo
Vivian Mazzeo
O material é ótimo. 🥰
Que bomm, obrigada pelo carinho!
Olá! Você pode me tirar uma dúvida? Trabalho com crianças de 1 ano e quatro meses até 2 anos. Minha coordenadora quer que focamos na leitura de alfabeto durante a rotina. Você acha que isso é necessário nessa faixa etária? Ou deveríamos trabalhar isso no segundo semestre?
Olá, Simone! Aqui Gabi da Equipe Vivian Mazzeo
Não, de jeito nenhum!
A Vivian fala mais sobre isso e também dá dicas super legais do que trabalhar nessa faixa etária lá no Instagram: @vivianmazzeo_bebeativo.
Sempre que tiver alguma dúvida ou quiser falar com ela, mande um direct ou deixe sua pergunta na caixinha de perguntas! 🙂
Adorei o material! Obrigada.
Olá, Aparecida! Aqui Gabi da Equipe Vivian Mazzeo
Fico feliz que tenha gostado! 🙂
Excelente!!! Me ajudou bastante.
Que bom que gostou, Marli! Obrigada pelo comentário 🙂
Gabi – Equipe Vivian Mazzeo
Amei muito bom.
Obrigada pelo carinho, Adriana! 🙂
Gabi – Equipe Vivian Mazzeo
Muito bom .Amei as dicas ,e fiquei mais aliviada.Estava angustiada ..Primeiros dias da Laura minha neta na creche.Mto obrigado.
Olá, Auri!
Que bacana, obrigada pelo carinho e pelo comentário! 🙂
Gabi – Equipe Vivian Mazzeo
Amei as dicas
Gostei muito das sugestões ! Tudo muito claro e objetivo e acabou agusando minha curiosidade para saber mais . Parabéns pelo o conteúdo informado .
Obaaaaa, que ótimo, Silvana!! Muito obrigada 🙂
Boa tarde!
Gostei das sugestões e até coloquei no meu TCC.
Que ótimo, Maria, muito obrigada!!! 🙂
Amei as dicas! Parabéns um beijo no coração ❤️
Que bom, obrigada pelo carinho!!
Excelente 👏👏👏😀
Olá Edilaine! Muito obrigada pelo carinho e pelo feedback. ❤😘
Eu adorei as dicas
Olá Nadir! Muito obrigada pelo carinho e pelo feedback. ❤😘
Adorei!!!😍😍😍
🙂
Amei as dicas
Obaa, que bom, Vera!! 🙂
Amei as dicas
🙂
Vivian, agradeço muito. Norteou meu trabalho. Minha primeira vez, primeiro dia, estou mais segura.
Fico feliz por isso Elisa. Conte comigo. Bj
Muito interessante suas dicas!
Amei, parabéns e muito obrigado!!!! 😘 😘
Obrigada Marcela… Beijo
As dicas que passou realmente funciona. Usei e uso. Obrigada.
Ótimo Sandra. Beijo
Dicas muito boas…amei, Obrigada.
Que bom que gostou Simeia… Beijo
Olá! Também sou professora de Berçário há 5 anos e fiquei muito feliz ao ler suas dicas, pois percebi que estou no caminho certo.
Excelente Celisa, obrigada. Beijo
Ótimo amei muito obrigada.
Que bom. Obrigada
Muito interessante!Parabéns, obrigada por compartilhar, as dicas.
Por nada Maria! Beijo
Muito obrigada pelas dicas
Trabalho na área
Obrigada pelo carinho, Antonia, que bom que gostou!
Gabi – Equipe Vivian Mazzeo
Muito interessante!
Show!
O material é maravilhoso tem me ajudado bastante.obrigada
Que maravilha. Obrigada por escrever! Beijo
Amei suas dicas
Fico muito feliz por isso! Obrigada