Como encontrar um emprego no Berçário ou Educação Infantil

Nesse texto você vai aprender passo a passo como procurar e encontrar um emprego no Berçário ou Educação Infantil.

Por isso se você está nesse momento desempregada ou deseja mudar de emprego leia com atenção até o final. Se você não está nessa condição, busque outro artigo que se encaixe nas suas necessidades atuais aqui no nosso blog.

Vale lembrar que depois de ler é preciso colocar TUDO em prática para que você consiga encontrar a colocação que deseja no mercado de trabalho da educação infantil.

Bom… para encontrar um emprego, você precisa passar por 4 etapas, são elas:

1. Onde  e como procurar

2. Plano de Ação

3. Elaborar um currículo

4. Estar preparada para a entrevista

Agora vamos a cada uma das etapas detalhadamente:

1. Onde  e como procurar

Pesquise o site da secretaria de educação do seu estado. Nesse site você vai encontrar um canal de buscas para encontrar escolas. Você pode pesquisar por região, nome da escola ou diretoria de ensino.

Depois de pesquisar você precisa colocar essas informações na relação de escolas e Plano de ação que eu vou falar mais a frente.

Abaixo você pode clicar diretamente no link do seu estado, caso seu estado não esteja aqui, basta procurar no site de buscas.

Estado de São Paulo:

http://www.educacao.sp.gov.br/central-de-atendimento/index_escolas_pesquisa.asp

Estado de Minas Gerais:

http://www2.educacao.mg.gov.br/parceiro/lista-de-escolas/documents?category_id=25

Estado do Rio de Janeiro:

http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?generica&acaomenu=menufunc(%27Escolas%27);&article-id=2931111

2. Plano de Ação

Depois de pesquisar as escolas, você vai precisar colocar essas informações em uma planilha que eu chamo de “Relação de Escolas” conforme foto abaixo:

Com essas informações organizadas é hora de montar o seu plano de ação. E para te ajudar nessa etapa vou colocar abaixo um modelo de Plano de Ação.

Você pode construir o seu baseando-se nesse e fazendo as alterações que julgar necessário.

3. Elaborar um currículo

O currículo é você quando você não está, ou seja, ele precisa te representar e você não vai querer passar uma primeira péssima impressão, certo?! Então capricha no seu currículo.

Siga o modelo abaixo para construir o seu.

Dica: Não faça correndo, pense com calma no que vai colocar e como vai colocar. Uns dois dias depois volte e releia para ver se precisa de alguma alteração ou você se lembra de alguma informação importante.

Peça para um amigo ou familiar ler e ver se está claro e objetivo!

4. Estar preparada para a entrevista

Chegou a hora de ir para o campo de batalha. Para você se sair bem na entrevista leia, releia e pratique o Check list abaixo:

  • Marque as entrevistas pessoalmente (prefira estar olho no olho, assim você pode vender o seu trabalho e mostrar sobre você);
  • Fique Tranquila (passe uma impressão de tranquilidade e segurança)
  • Bem vestida (lembre-se de cuidar das unhas, do cabelo e vestir-se de forma “mais arrumadinha” nada de roupa do dia a dia ou a roupa que você dá aula);
  • Preparada (estude sobre a escola, como funciona, propostas, projetos, etc. Tudo que você conseguir saber antes para alinhar sua atuação as características da escola);
  • Fale sempre a verdade (além de falar corretamente e falar tranquilamente);
  • Se apresente disposta a fazer e aprender
  • Se coloque verdadeiramente a disposição mas não desesperada (mesmo que você esteja… kkkk)

Agora é hora de mão na massa!

Se ficou alguma dúvida, por favor, escreva nos comentários abaixo!

Depois de cumprir todas as etapas e conquistar o seu emprego, manda um e-mail pra mim contando como foi. Eu vou adorar saber da sua trajetória. vivian@bebeativo.com.br

Beijo

Vivian Mazzeo

11 comentários em “Como encontrar um emprego no Berçário ou Educação Infantil”

    • Acredito que fica muito extenso. A menos que informe o link apenas.
      O ideal é fazer uma entrevista para expor as informações que deseja. Bj

      Responder
  1. Amo todos os post, trabalhei em creche por 6 anos, já estou aposentada mas amei trabalhar com crianças pequenas e se tivesse oportunidade trabalharia novamente, pois amo estar com os pequenos, é muito gratificante, e depois dessas dicas da mais vontade de voltar ao trabalho pra poder aplicar tudo que vc tem nos dado. Obrigada, Deus te abençoe grandemente por compartilhar saberes tão importante para a vida de cada profissional que tem se preocupado com sua atuação tanto na creche como no berçário

    Responder

Deixe um comentário