BEBÊ PODE BRINCAR COM TINTA?

Brincar com tinta é sempre uma farra, a criança se lambuza toda, dá risada e passa um bom tempo na maior diversão.

Além de toda diversão, brincar com tinta, é uma atividade sensorial que favorece experiências de aprendizado e desenvolve coordenação motora e lateralidade.

Mas, antes de programar a diversão é fundamental pensar na segurança da criança e para te ajudar nessa missão, separei algumas dicas e receitas, por isso leia até o final.

Para fazer atividades com tinta com os bebês, é preciso avaliar 3 variáveis:

1. Indicação do fabricante?

Na própria embalagem o fabricante informa como o material deve ser usado, se pode ter contato com a pele ou deve ser usado com pincel e qual a idade indicada.

2. O bebê é alérgico?

Como o bebê teve poucas experiências, pelo pouco tempo de vida, pode acontecer de ser alérgico a algum componente da tinta e os pais ainda não saberem.

Uma forma de evitar problemas para a escola, professora e principalmente para o bebê é conversando previamente com os pais e pedindo que eles ofereçam a tinta em casa, mesmo que só um pouquinho ou passem no bracinho ou na perna do bebê para testar antes de ser usada na escola.

Essas informações são válidas quando a tinta for industrializada, no caso de tinta natural os riscos de alergia são menores.

3. Ele pode colocar na boca?

Um fato muito comum é o bebê levar a mão a boca, com certeza, durante uma atividade, em algum momento, aquela mãozinha rechonchuda vai parar na boca.

Por isso quanto mais natural a tinta for mais segura será a atividade.

Pesquisei as marcas abaixo, entrei no site e liguei no SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) e elas são indicadas para crianças acima de 3 anos, são elas:

Já a marca abaixo é indicada para bebês e fabricada apenas com produtos naturais:

Wee Can Too

Como é uma marca americana e de difícil acesso e custo elevado aqui no Brasil, abaixo você encontra duas opções para fazer na sua casa ou escola e que podem ser usadas por bebês com segurança.

Receita de tinta para fazer arte com os pequenos:

1 Xícara de sal

1 Xícara de farinha

1 Xícara de água

Corante de alimentos

Misture tudo e pronto!

Com essa tinta você pode fazer diferentes técnicas de pintura!

Tinta gelo:

Misture água com o corante alimentício da cor desejada e coloque em forminhas de gelo. Assim que endurecer, desenforme e partiu diversão!

Você usa tinta no seu Berçário? Qual?

Escreve nos comentários abaixo o que achou desse artigo!

Beijo

Vivian Mazzeo

39 comentários em “BEBÊ PODE BRINCAR COM TINTA?”

    • Que delícia… \envia fotos pra gente postar nas redes sociais Bebê Ativo. Se você preferir não mostramos o rosto do seu pequeno.
      Segue nosso whatsapp 11 975480289

      Responder
  1. Amei as suas dicas, principalmente a receita que você passou…Parabéns cada dia nos surpreende mais com os conteúdos super interessantes…Bjo

    Responder
  2. Olá Vivian !
    Estou adorando as suas dicas!
    Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco!
    Quanto as tintas, já utilizei de amido, tanto cozido quanto o céu com corante alimentício, mas com crianças um maiorzinhas, agora estou com BI estou pensando em fazer tintas com corantes naturais, a base de beterraba, cenoura, espinafre, café . Vou testar e te conto .
    Beijão

    Responder
  3. Olá Vivian, sou professora de berçário e trabalhamos só com tinta vegetal de beterraba, espinafre, cenoura, açafrão e couve. A receita é simples.
    Ingredientes
    1 beterraba média crua.
    1 copo de 180 ml de água.
    3 colheres de sopa de maisena ou mais dependendo da textura desejada.
    Bate tudo no liquidificador e leva ao fogo para engrossar. Se preferir textura lisa é só coar.

    Responder
  4. Amei a sugestão realmente não são todas as tintas que podemos trabalhar com os bebês, assim fica mais fácil obrigada.

    Responder
  5. Amei a dica, tenho uma receitinha bem legal e as crianças amam quando experimentam, porém uso com crianças de 3 anos, receita: yorgut natural, corante alimentício, mistura nas doses que desejar e partiu pintura 😘😘😘

    Responder
  6. Importante artigo!
    Esse ano ainda não fiz, uso essa com farinha mas sem o corante, pois não usamos nenhum tipo, no lugar ponho a tinta de beterraba, açafrão, couve ou espinafre cenoura etc. Sempre testo antes como vai ficar,ah! dá pra usar até a tinta do repolho roxo, só que testei e achei o cheiro um pouco forte….e a do gelo colocamos polpa de fruta….tem também um mingau essa vir na internet deu certo ,fiz ano passado foi uma festa é com Maizena, água gelada e um pouco de açúcar, mas estou tentando descobrir um outro ingrediente para subsistir o açúcar.

    Responder
  7. Boa noite!
    Brigada pelas dicas
    Com os bebês de 0 a 2 anos costumo usar tintas naturais com beterraba, cenoura,amido de milho também com creme de abacate
    Em época de amora utilizo também a fruta para pintura, pois no CEI tem um pé
    Com a crianças acima de 2 anos pintura a dedo e guache

    Responder

Deixe um comentário