Esse artigo tem a finalidade de resumir a BNCC, por tanto aqui você vai encontrar as partes mais importantes do documento e no final terá a possibilidade de baixar o material em formato foto. Para usar no seu celular ou imprimir e assim poder consultar sempre que for preciso.
Espero que goste!
Base Nacional Comum Curricular
A BNCC expressa o compromisso do Estado Brasileiro com a promoção de uma educação integral voltada ao acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno de todos os estudantes, com respeito às diferenças e enfrentamento à discriminação e ao preconceito.
Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
Ao definir essas competências, a BNCC reconhece que a “educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza”
É imprescindível destacar que as competências gerais da BNCC, apresentadas a seguir, inter-relacionam-se e desdobram-se no tratamento didático proposto para as três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), articulando-se na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB.
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
- 1. CONHECIMENTO
Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
- 2. PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRITICO E CRIATIVO
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
- 3. REPERTÓRIO CULTURAL
Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
- 4. COMUNICAÇÃO
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
- 5. CULTURA DIGITAL
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
- 6. TRABALHO E PROJETO DE VIDA
Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
- 7. ARGUMENTAÇÃO
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
- 8. AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
- 9. EMPATIA E COOPERAÇÃO
Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
- 10. RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Os marcos legais que embasam a BNCC
Os fundamentos pedagógicos da BNCC
A BNCC indica que as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento de competências. Por meio da indicação clara do que os alunos devem “saber” (considerando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, sobretudo, do que devem “saber fazer” (considerando a mobilização desses conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho), a explicitação das competências oferece referências para o fortalecimento de ações que assegurem as aprendizagens essenciais definidas na BNCC.
No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades.
O pacto interfederativo e a implementação da BNCC
No Brasil, um país caracterizado pela autonomia dos entes federados, acentuada diversidade cultural e profundas desigualdades sociais, os sistemas e redes de ensino devem construir currículos, e as escolas precisam elaborar propostas pedagógicas que considerem as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes, assim como suas identidades linguísticas, étnicas e culturais.
A educação tem um compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global, em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica.
Estrutura da BNCC
A BNCC está estruturada de modo a explicitar as competências que os alunos devem desenvolver ao longo de toda a Educação Básica e em cada etapa da escolaridade, como expressão dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento de todos os estudantes.
Direitos de aprendizagem e desenvolvimento
Na primeira etapa da Educação Básica, e de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeira), devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver.
Conviver: com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
Brincar: cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
Participar: ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
Explorar: movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
Expressar: como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
Conhecer-se: e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
Campos de experiências
Considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a BNCC estabelece cinco campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver.
• O eu, o outro e o nós: Respeitar e expressar sentimentos e emoções. Atuar em grupo e demonstrar interesse em construir novas relações, respeitando a diversidade e solidarizando-se com os outros. Conhecer e respeitar regras de convívio social, manifestando respeito pelo outro.
• Corpo, gestos e movimentos: Reconhecer a importância de ações e situações do cotidiano que contribuem para o cuidado de sua saúde e a manutenção de ambientes saudáveis. Apresentar autonomia nas práticas de higiene, alimentação, vestir-se e no cuidado com seu bem-estar, valorizando o próprio corpo. Utilizar o corpo intencionalmente (com criatividade, controle e adequação) como instrumento de interação com o outro e com o meio. Coordenar suas habilidades manuais.
• Traços, sons, cores e formas: Discriminar os diferentes tipos de sons e ritmos e interagir com a música, percebendo-a como forma de expressão individual e coletiva.
Expressar-se por meio das artes visuais, utilizando diferentes materiais. Relacionar-se com o outro empregando gestos, palavras, brincadeiras, jogos, imitações, observações e expressão corporal.
• Escuta, fala, pensamento e imaginação: Expressar ideias, desejos e sentimentos em distintas situações de interação, por diferentes meios. Argumentar e relatar fatos oralmente, em sequência temporal e causal, organizando e adequando sua fala ao contexto em que é produzida. Ouvir, compreender, contar, recontar e criar narrativas.
Conhecer diferentes gêneros e portadores textuais, demonstrando compreensão da função social da escrita e reconhecendo a leitura como fonte de prazer e informação.
• Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações: Identificar, nomear adequadamente e comparar as propriedades dos objetos, estabelecendo relações entre eles. Interagir com o meio ambiente e com fenômenos naturais ou artificiais, demonstrando curiosidade e cuidado com relação a eles. Utilizar vocabulário relativo às noções de grandeza (maior, menor, igual etc.), espaço (dentro e fora) e medidas (comprido, curto, grosso, fino) como meio de comunicação de suas experiências. Utilizar unidades de medida (dia e noite; dias, semanas, meses e ano) e noções de tempo (presente, passado e futuro; antes, agora e depois), para responder a necessidades e questões do cotidiano. Identificar e registrar quantidades por meio de diferentes formas de representação (contagens, desenhos, símbolos, escrita de números, organização de gráficos básicos etc.).
Grupos por faixa etária
Em cada campo de experiências, são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento organizados em três grupos por faixa etária.
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses)
Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Cada objetivo de aprendizagem e desenvolvimento é identificado por um código alfanumérico cuja composição é explicada a seguir:
A etapa da Educação Infantil
Com a Constituição Federal de 1988, o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a 6 anos de idade torna-se dever do Estado. Posteriormente, com a promulgação da LDB, em 1996, a Educação Infantil passa a ser parte integrante da Educação Básica, situando-se no mesmo patamar que o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. E a partir da modificação introduzida na LDB em 2006, que antecipou o acesso ao Ensino Fundamental para os
6 anos de idade, a Educação Infantil passa a atender a faixa etária de zero a 5 anos.
A Emenda Constitucional nº 59/200926, determina a obrigatoriedade da Educação Básica dos 4 aos 17 anos.
Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação.
Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica são as interações e a brincadeira. Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções.
Essa concepção de criança como ser que observa, questiona, levanta hipóteses, conclui, faz julgamentos e assimila valores e que constrói conhecimentos e se apropria do conhecimento sistematizado por meio da ação e nas interações com o mundo físico e social não deve resultar no confinamento dessas aprendizagens a um processo de desenvolvimento natural ou espontâneo. Ao contrário, impõe a necessidade de imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas na Educação Infantil, tanto na creche quanto na pré-escola.
Essa intencionalidade consiste na organização e proposição, pelo educador, de experiências que permitam às crianças conhecer a si e ao outro e de conhecer e compreender as relações com a natureza, com a cultura e com a produção científica, que se traduzem nas práticas de cuidados pessoais (alimentar-se, vestir-se, higienizar-se), nas brincadeiras, nas experimentações com materiais variados, na aproximação com a literatura e no encontro com as pessoas.
Parte do trabalho do educador é refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças.
Ainda, é preciso acompanhar tanto essas práticas quanto as aprendizagens das crianças, realizando a observação da trajetória de cada criança e de todo o grupo – suas conquistas, avanços, possibilidades e aprendizagens. Por meio de diversos registros, feitos em diferentes momentos tanto pelos professores quanto pelas crianças (como relatórios, portfólios, fotografias, desenhos e textos), é possível evidenciar a progressão ocorrida durante o período observado, sem intenção de seleção, promoção ou classificação de crianças em “aptas” e “não aptas”, “prontas” ou “não prontas”, “maduras” ou “imaturas”. Trata-se de reunir elementos para reorganizar tempos, espaços e situações que garantam os direitos de aprendizagem de todas as crianças.
Os Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento para a Educação Infantil
Espero que esse artigo tenha facilitado o seu entendimento e o uso diário da BNCC no seu planejamento e atividades.
Para baixar as fotos com os materiais para consultar de forma fácil e rápida no seu celular, clique no link: https://bncc.bebeativo.com.br
Beijo
Vivian Mazzeo
Gostaria de receber o material.
Olá, Leidiane! Este material não está mais disponível 🙂
Para mais conteúdos gratuitos, siga a Vivian no Instagram:
https://www.instagram.com/vivianmazzeo_bebeativo
Parabéns pelo material, é excelente e me orientou bastante, sou professora e esse ano estou com uma sala do maternal 1, estou precisando de atividades alinhadas com a BNCC. Por favor, onde encontro.
Olá, Ronilda!
Que ótimo, ficamos super felizes em saber disso!
Gabi – Equipe Vivian Mazzeo
Por favor, desejo receber tudo sobre a BNCC
Olá Rosilene!
Vou colocar aqui para você o link para baixar o material gratuito da BNCC: https://bncc.bebeativo.com.br
Aproveite que as inscrições para o curso “Professoras do Berçário de Sucesso” estão abertas, é o curso mais completo do Bebê Ativo. Veja aqui: https://professoradobercariodesucesso.com/
Oi não consigo acessar o site pra baixar
Olá, Aline! Este e-book não está mais disponível!
Respondi seu e-mail com outras opções…Dê uma olhadinha lá 🙂
Por favor me enviar tudo sobre a bncc e os objetivos de aprendizagens para turma de 5 anos.
Obrigada
Olá Samantha…
Vou colocar o link aqui para você baixar o material da BNCC: https://bncc.bebeativo.com.br
Oi, está faltando o traços cores e forma está cortado
Olá Rosani! Baixe o materia aqui 👇
https://bncc.bebeativo.com.br
GOSTEI MUITO, TERIA COMO VC ENVIAR OS CODIGOS?
Olá Eliana! Muito obrigada! No final do texto (acima) tem um campo para você informar nome e e-mail e receber o material no seu e-mail.
De nada Vivian
Muitíssimo obrigada pelo artigo. Enriquece mais o conhecimento. Um artigo imprescindível, com certeza instiga fazer um diferencial, fazer com que as crianças, os bebês sejam realmente protagonista. Show de bola. Meus parabéns e tudo de bom, que Deus abençoe sempre vocês. 🙏🙏👏👏👏😍😍
Ahhh muito obrigada Fernanda!
BOA NOITE!
POR FAVOR ENVIAR OS CÓDIGOS DA BNCC, ESTOU COM O MATERNAL II.
Oi Kátia… No final do artigo, você encontra o campo para informar o seu e-mail e receber o material por lá. 🙂
Boa tarde Eu não consigo baixar a descomplicado a BNCC, coloco o nome e email, clico em baixar e entra em uma página escrito para eu por email e voltar, volto coloco o email é nome novamente e aí volta para a página de eu ter que por email, como faço para baixar os códigos?
Provavelmente você está colocando o e-mail no campo nome e vice versa. Verifique isso e qualquer dúvida entre em contato com o nosso suporte.
suporte@bebeativo.com.br
Gostaria muito de receber esse material
Oi Carla… Coloque seu nome e e-mail nos campos correspondentes no final do artigo que lhe enviamos por e-mail.
Olá boa tarde!
Eu amei o material, excelente, show de bola!
Obrigada por compartilhar esse e outros matérias com nós.
🙂
Muito obrigada pela aula de hoje e pelo Material muito enriquecedor. Gratidão!!!🙏🙏🙏🙏🥰🥰🥰🥰🥰
🙂
Boa noite .
Material excelente, muito obrigada. Um abraço
🙂
Muito aprendizado no dia de hoje, parabéns!!!
Show
maravilha…vc é demais
Ahhh querida… Muito obrigada
Excelente material, sou professora de Educação Infantil, irá me ajudar muito, obrigada.
Que ótimo Talita… Obrigada
Obrigado por compartilhar 😘
Por nada 🙂
muito aprendizado
Show
Amei o material…Muito obrigada!
Show
Material riquíssimo, obrigada. Beijos
Show
boa tarde vivian n/ estou conseguindo abaixar a bncc
Envie um e-mail para o nosso suporte te ajudar
suporte@bebeativo.com.br
Muito bom!
Obrigada!
Obrigada 🙂
Amei. Material super esclarecedor.
Que ótimo Cristiane
Amo seu tabalho😍
Muito Obrigada Andréia
Olá estou tendo dificuldades para integrar a atividade ao objetivos de aprendizagem com
Ops acho que cortou a sua mensagem
Estou gostando muito, acredito q/ a BNCC veio p/ nós enriquecer mais
É isso aí! 🙂
Agradeço imensamente, pois será de muita valia. Parabéns pelo material!
Que maravilha Maria Isabel 🙂
Material maravilhoso!
Muito Obrigada 🙂
Excelente!!!
Obrigada 🙂
Estou amando essa maratona, aprendendo muito, confesso que essa quarentena foi muito bom para o meu profissional e agradeço Vivian, por você passar os seus conhecimentos para nós. Gratidão sempre!
Show
Oi. Foi ótimo rever a BNCC. Dúvidas Que ainda tinha na hora da realização das atividades foram esclarecidas. Gratidão. Abraços
Excelente! Bj
Gostaria de receber a bncc, por email. E TD que quiser me mandar TB… Obrigada 😘
Oi Michele… Coloque seu nome e e-mail no campo correspondente no final do artigo.
Desculpe,não deu tempo corrigir os erros.
🙂
boa noite,vivianfoi muito bom as relaçoes de campos de experiencias,me auxiliou bem nas minhas atividades,mas as duas primeiras nao deu para ler,estão cmuito pequenas,de certa forma muito obrigada .
LOURDES-Monções,interior SP
Oi Lourdes… Você está falando do blog ou as enviadas por e-mail?
As enviadas por e-mail são fotos para salvar no celular e/ou imprimir.
Na impressão elas ficam, cada uma, do tamanho de uma folha sulfite, o que permite ler tranquilamente.
Já no celular fica pequeno mesmo e também depende do modelo de celular que você usa. Mas dá para “beliscar” a tela com 2 dedos e aumentar a parte da foto que vai ler. Bj
Não recebi o meu por email 😪
Envie um e-mail para o nosso suporte te ajudar
suporte@bebeativo.com.br
Muito obrigada, material excelente, me ajudou muito. Parabéns!!!
Que ótimo. Obrigada 🙂
Eu ameiii!Me ajudou muito!obrigada!Bjs
Ahhhh que ótimo! Bj
Muito obrigada pelo material Vivian será de extrema importância para um bom trabalho.😍
Ótimo. Obrigada Bj
Parabéns pelo material!
Muito obrigada!
Por nada. Bj
Muito Obrigada!!!
Material incrível!!!
Obrigada. Beijo
Muitíssimo obrigada pelo artigo. Enriquece mais o conhecimento. Um artigo imprescindível, com certeza instiga fazer um diferencial, fazer com que as crianças, os bebês sejam realmente protagonista.
Show Laura. Obrigada! Beijo
Eu amei este artigo, eu ainda não atuo, mas creio que logo serei inserida no mundo pedagógico com as crianças, e com suas dicas e seu trabalho de anos serei uma excelente pedagoga e profissional na minha área de atuação, Deus lhe abençoe querida. Vou me inscrever no seu curso.
Muito Obrigada! Bj
Amei o conteúdo… Como recebo o certificado?
Que ótimo Patricia.
Os certificados da Maratona da Educação foram enviados em 22/09.
Fale com o nosso suporte aqui:
suporte@bebeativo.com.br