Professores terão que fazer curso de Primeiros Socorros

Aprovada por unanimidade pelo Senado, a Lei 13.722/2018, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

O curso deverá ser ofertado anualmente para a capacitação e/ou a reciclagem de parte dos professores e funcionários dos estabelecimentos de ensino e recreação.

Essa lei ficou mais conhecida como Lei Lucas, em homenagem ao menino Lucas Begalli Zamora de 10 anos que morreu engasgado, com um lanche durante um passeio escolar, sem que ninguém pudesse socorrê-lo em Campinas/SP.

A lei ainda diz que os estabelecimentos de ensino ou de recreação das redes pública e particular deverão dispor de kits de primeiros socorros.

Independentemente da Lei é muito importante que todas as pessoas tenham noções de primeiros socorros  para identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgência médicas, até que o suporte médico especializado, local ou remoto, se torne possível.

Esse conhecimento é fundamental não só na escola, como em casa e também com familiares, amigos e desconhecidos que precisem da nossa ajuda.

Assim, os professores não devem ver essa situação como mais uma obrigação chata e burocrática para cumprir e sim como a possibilidade de salvar uma vida, seja na escola ou fora dela.

Atualização e conhecimento nunca são demais e você vai utilizar o que aprender não só na escola mas será um aprendizado seu, adquirido e independente de qual escola for trabalhar esse conhecimento ninguém tira de você.

Por isso faça o curso, seja grata por esse aprendizado, principalmente se não houver custos para você.

Já imaginou o sentimento de culpa que você sentirá se acontecer com você e você não souber o que fazer na hora?

Dessa vez foi o Lucas, amanhã pode ser seu aluno ou seu filho.

O não cumprimento das disposições desta Lei implicará a imposição das seguintes penalidades

I – notificação de descumprimento da Lei;

II – multa, aplicada em dobro em caso de reincidência; ou

III – em caso de nova reincidência, a cassação do alvará de funcionamento ou da autorização concedida pelo órgão de educação, quando se tratar de creche ou estabelecimento particular de ensino ou de recreação, ou a responsabilização patrimonial do agente público, quando se tratar de creche ou estabelecimento público.

Esta Lei entra em vigor em 03/04/2019. Para acessar a Lei na íntegra, clique AQUI.

O Bebê Ativo tem curso de Primeiros Socorros com Profissional especializado e certificado que atendem as exigências da nova Lei.

O curso é presencial, realizado na própria escola e atende São Paulo/SP e regiões próximas.

Uma das vantagens do nosso curso é que entendemos exatamente quais são as necessidades dos profissionais do berçário e educação infantil, além de termos experiencia prática e conhecermos bem as ocorrências mais comuns na escola.

Para saber mais sobre o curso e região de atendimento, envie um e-mail para suporte@bebeativo.com.br ou WhatsApp (11) 9 7548-0289.

8 comentários em “Professores terão que fazer curso de Primeiros Socorros”

  1. Olá Vivian! Estou sempre acompanhando o Bebê Ativo e acho e muito importante todas as postagens e orientações pena que não estou aí em São Paulo, estou na Bahia e no momento não estou trabalhando, mas gostaria de saber sobre o curso, sei que não tenho como fazer por ser presencial, se houvesse a possibilidade de ter o curso online e dependendo do valor eu poderia fazer,

    Responder
  2. na minha opinião, tinha q ter um profissional adequado e preparado com esse curso ou enfermagemem cada unidade isso não é serviço do professor, os professores já tem muita responsabilidade de ensinar agora mais essa não concordo

    Responder
    • Roseli, essa responsabilidade é de todos nós, todas as pessoas.
      Essa capacitação não serve só para escola. Você vai utilizar na rua, em casa etc… Esse conhecimento salva vidas!
      Todas as pessoas devem fazer não só os professores. Pense na segurança que esse conhecimento pode dar para você como professora, mãe, filha, amiga… enfim todos os papéis da sua vida e todas as pessoas que convivem com você serão beneficiadas.
      Pense positivo, veja o lado bom das coisas. Grande Beijo

      Responder
  3. Artigo esclarecedor! Apesar de já saber da existência da lei, foi bom ler este artigo objetivo e de fácil entendimento. Parabéns Vivian!

    Responder

Deixe um comentário