JARDIM SENSORIAL NA ESCOLA

A ideia do jardim sensorial é aguçar os 5 sentidos, olfato, tato, paladar, audição e visão.

É possível criar esse ambiente na escola, mesmo com pouco espaço e ainda proporcionar as crianças um maior contato com a natureza.

Pensando nisso, vou colocar abaixo ideias para cada um dos sentidos, assim você poderá adaptar para a sua escola e criar o seu mini jardim sensorial.

Olfato:

Utilize ervas para chás e temperos. Mesmo que plantados em pequenos vasinhos podem render aromas deliciosos e ainda serem utilizados na cozinha da escola. Há também a opção de plantar flores que exalam perfume como o jasmim e a gardênia.

Tato:

Reserve um espaço do seu jardim com blocos de cimento rústico,  grades de chão, terra, etc, para as crianças andarem e/ou engatinharem por cima.

Algumas plantas possuem diferentes texturas na sua folhagem e também podem contemplar esse espaço.

Outra possibilidade é ter um espaço com pequenas pedras de jardim e água, bem rasinho, para andar.

Paladar:

Pode utilizar as mesmas plantas do olfato e também degustar frutas. Caso não seja possível ter uma árvore frutífera pequena na sua escola, nem uma mini plantação de tomatinho cereja, você pode levar a fruta e explicar a origem para as crianças.

Audição:

Aquele barulhinho de água que acalma o ambiente e tem o poder de tranquilizar as pessoas é ideal para esse momento. Pode ser uma mini cascata ou apenas uma fonte pequena, dessas que usamos em casa mesmo.

Visão:

Para estimular a visão nada melhor do que cores. Folhagens e flores de cores e tamanhos diferentes. De acordo com o seu espaço e possibilidades.

O jardim sensorial tem como proposta estimular o equilíbrio, a percepção e o desenvolvimento físico e mental. Além disso cria alternativas para a aprendizagem sobre cores, plantas, animais, entre outros elementos da natureza.

É um espaço para andar descalço, com calma, ouvindo atentamente e ainda tocar, inspirar e provar.

E você, já viveu essa experiência com seus alunos ou ficou inspirada para fazer?

Conta pra mim nos comentários abaixo.

Beijo

Vivian Mazzeo

24 comentários em “JARDIM SENSORIAL NA ESCOLA”

  1. Fiquei muito feliz e honrada por ter um conteúdo muito importante para o meu dia a dia com os baixinhos. Vou por em prática tudo que conseguir. Obrigada.
    Maria Aparecida

    Responder
  2. Olá , tudo bem ? sobre o jardim sensorial e importante as crianças passa a respeita a natureza desde pequeno. eles cresce com interesse de cuidar do meio ambiante de um modo geral, e desta forma as crianças vão desenvolver a sua maturidades , com respeito , amor , cuidar, zelo, e desta forma estão aprendendo sobre a natureza ,e o seu bem estar de vida.

    Responder

Deixe um comentário