Relação Professor — Coordenação. Como estabelecer uma parceria de sucesso?

O assunto de hoje irá abordar de uma maneira geral, a relação entre professores com a coordenação da escola.

Essa parceria nem sempre é tranquila como esperado, às vezes tem algumas intercorrências no meio do caminho, porém essa relação entre coordenação e professor deve ser de colaboração, de confiança e de trocas de aprendizado de ambas as partes.

O fruto dessa relação implica em uma educação melhor para crianças e também um melhor resultado do trabalho do professor e da coordenação.

Se você estiver lendo esse texto, absorva o que é útil e que possa colocar em prática e não leve algumas informações para o lado pessoal, pois não é esse o objetivo.

O papel da Coordenadora e da Professora

Neste texto vou usar as palavras “professora” e “coordenadora” porque raramente existem homens trabalhando nessas funções no berçário.

O que toda professora espera de uma coordenadora é uma pessoa com atitudes leves e respeitosas. Irei enumerar 4 características que se espera de uma coordenadora.

1. Inovação: a coordenadora deve buscar informações e inovações para levar aos professores. Isso não quer dizer que a coordenadora tem que efetivamente ensinar a professora, mas sim incentivá-la a estudar mais e se atualizar.

2. Transformação: toda professora tem o potencial de se desenvolver mais, mas muitas vezes não sabe como. A coordenadora deve fazer a professora refletir sobre o seu potencial e incentivar ela a correr atrás de um crescimento e transformação profissional.

3. Mediação: O papel da coordenadora é avaliar se a professora está trabalhando de forma correta baseado no currículo escolar. Caso o professor não esteja seguindo o currículo, a coordenadora deve questionar o porquê e fazer a mediação desse processo.

4. Condições de trabalho: a coordenadora deve sempre estar atenta para oferecer as condições para a professora desempenhar o seu trabalho da melhor forma possível. Vou citar como exemplos: o espaço, a limpeza, disponibilidade de materiais, etc.

O que a coordenada espera da professora é uma profissional capaz de:

  1. Observar a turma e as necessidades dos alunos
  2. Organizar atividades que atendam as necessidades dos alunos
  3. Planejar cada atividade baseada na estrutura que a escola oferece
  4. Realizar suas práticas
  5. Refletir sobre as práticas

As duas funções são muito importantes na escola e o impacto desta relação poderá gerar resultados tanto positivos quanto negativos. O ideal é a união entre ambas para que possam realizar seus trabalhos para beneficiar os alunos.

A coordenadora ou a professora não colabora

Muitas vezes a professora “acha” que a coordenadora não colabora e vice-versa. Existe o pensamento que a outra pessoa deveria fazer mais e ninguém faz nada.

A professora tem uma atuação na escola e a coordenadora tem outra. A todo momento a coordenadora está observando, de uma maneira geral, a atuação dos professores. A professora também está observando a atuação da coordenadora.

Baseado nisso, é fundamental que existam reuniões entre coordenadora e professora para que possam conversar e cada uma expôr seus pontos. Ambas devem estar sempre com as mentes abertas e prontas para receberem feedbacks.

Essa frase de que a professora e/ou coordenadora não colabora não deve existir. Essas conversas e reciprocidade é o que vai acabar com esse falso pensamento.

A coordenadora vigia a professora

Não é função da coordenadora vigiar a professora. Se isso está acontecendo, provavelmente é porque a professora não está cumprindo as regras.

Se o professor está exercendo sua função corretamente e com segurança, com certeza a coordenadora não terá com o que se preocupar.

Agora, se você é coordenadora e tem o hábito de ficar ouvindo atrás das portas ou vigiando em qualquer sentido, elimine isso imediatamente da sua prática, pois ninguém gosta de ser vigiado e isso não é legal.

Vou citar um exemplo e dois comportamentos diferentes:

A regra é dar o almoço para as crianças às 11:00h. Em um determinado dia a professora teve um problema e conseguiu fazer essa tarefa somente às 11:30h. A professora informou a coordenadora sobre o ocorrido.

Primeira reação: a coordenadora compreendeu a dificuldade da professora nesse dia e entendeu que esse não é um fator destruidor.

Segunda reação: A coordenadora deu uma bronca na professora por não ter cumprido a regra e levou o assunto para a direção da escola.

Quando a coordenadora reage de acordo com a primeira reação, a professora sempre terá confiança em falar tudo o que sucede na classe. Já na segunda reação, a professora irá começar a esconder os fatos da coordenadora.

Coordenadora e professora tem que entender que não são inimigas e nem concorrentes. Para existir uma relação de parceria e confiança deve existir sinceridade e compreensão.

Como lidar com as críticas

Se você tem o hábito de pensar que tudo que está sendo falado é para te atingir, elimine já esse pensamento. No âmbito profissional as críticas recebidas devem servir para você refletir.

Muitas pessoas têm medo da palavra “crítica”, porém uma crítica nos ajuda a observar algo que não percebemos e nos faz melhorar e crescer. Veja a crítica como um fator positivo, porque realmente é.

O ser humano tem como defesa sempre colocar a culpa no outro, porém antes de culpar a outra pessoa faça uma reflexão sobre suas atitudes. Você está exercendo bem suas práticas? Está cumprindo com o calendário escolar? Está seguindo as regras?

Tanto a coordenadora quanto a professora precisam entender que a crítica é sempre para o profissional e não pessoal.

Uma crítica não quer dizer que você “é aquilo”. Pode ser que naquele momento você está com algum problema específico que faz com que você esteja mais irritada, que fale de uma maneira mais ríspida e sem paciência. O ideal é sempre conversar e uma parte tentar compreender a outra, afinal somos seres humanos cheios de emoções.

Ética e respeito

Se a professora e a coordenadora tiverem alguma desavença, esse fato deve ser resolvido entre ambas, portanto, elimine a fofoca da vida de vocês.

Se algo está incomodando, converse pessoalmente com a outra pessoa, educamente. Fale e escute.

 As outras pessoas na escola não precisam ficar sabendo o que aconteceu. Essa é uma relação de ética e respeito.

Responsabilidade e compromisso

A professora tem que entender que a sua prática interfere diretamente no desenvolvimento e formação de um bebê e isso é muito sério.

O papel do coordenador é ajudar a professora a refletir sobre as melhores estratégias para as práticas, devida tamanha as responsabilidades e compromissos com a criança.

Já pararam para pensar que a fase que atuamos é a fase mais importante da vida de uma pessoa? Digo isso porque é comprovado cientificamente que a fase mais importante do ser humano é desde quando a criança é concebida até os dois anos.

Se um professor negligenciar seu trabalho, ele estará de certa forma limitando o desenvolvimento de uma criança.

A professora precisa entender que a coordenadora está lá para observar e mostrar a ela onde ela pode estar deixando a desejar com suas práticas, porque é uma responsabilidade de tamanho gigante. É obrigação da coordenadora intervir quando ver algo que não está de acordo.

Imposição

Muitos professores têm ideias de que as coordenadoras estão lá para impor regras.

A coordenadora está lá para mediar a professora e o currículo, para dar oportunidade e condições para a professora trabalhar.

Se uma coordenadora quer impor atividades, ela não tem o direito de interferir na sala de aula (a não ser que a professora não esteja cumprindo o currículo). A professora é a responsável direta pelo desenvolvimento e formação de uma criança. Nesse caso a professora tem um papel primário e a coordenadora, secundário.

A professora não deve permitir que a sua prática seja elaborada pela coordenadora, pois é a professora que convive com as crianças diariamente, quem conhece as dificuldades e todas as necessidades dos alunos, é a especialista no assunto. A coordenadora pode e deve expor seus pontos, mas ambas devem se unir e ajustar todos os detalhes.

Coordenadora que entra na sala para acompanhar o professor

Muitas vezes a coordenadora pode estar junto a professora na sala de aula para acompanhá-la.

Se professora e coordenadora tem uma boa relação isso não é um problema, porém tem professora que pensa que a coordenadora entrou na sala para vigiar.

Existe coordenadora que entra na sala e fica anotando tudo para depois usar contra a professora. Se você é esse tipo de coordenadora, elimine logo esse rótulo.

O papel do coordenador não é vigiar e sim observar. Digo mais, o papel do coordenador inclusive é mostrar e ensinar na prática como algo deve ser feito. Quando uma criança está chorando, por exemplo, se a coordenadora tem alguma prática melhor que a da professora, ensine a professora sua prática.

A coordenadora deve anotar somente o que a professora não está cumprindo de acordo para posteriormente avaliar e conversarem. A professora deve expor suas dificuldades e ambas devem buscar soluções.

Cumprimento das regras

As regras existem tanto para a coordenadora quanto para a professora e elas devem ser cumpridas dentro dos prazos.

Se a professora tem que entregar o planejamento para a coordenadora, a coordenadora, por sua vez, deve entregar o feedback para a professora.

A recompensa

É tão maravilhoso e tão compensador a gente saber que fez parte da etapa mais importante da vida de uma criança, que nós oportunizamos para aquela criança desenvolver todo o seu potencial e ajudou no desenvolvimento das habilidades mais importantes para criança, como conseguir se cuidar, a autonomia de se sentar e engatinhar, a conseguir a andar. Isso não é maravilhoso?

Isso é muito motivador e muito compensador, por isso é tão importante a professora e coordenadora compreenderem as dificuldades uma da outra e estarem lá para se ajudarem.

Se alguma profissional teve alguma experiência ruim com essa relação, tente em uma próxima relação ter atitudes e ações diferentes. O ser humano é diferente um do outro e temos a capacidade de mudar e melhorar sempre.

A relação entre professora e coordenadora deve ser de confiança e reciprocidade, você não acha?

Beijo

Vivian Mazzeo

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