Como fazer um planejamento anual para Berçário e Creche?

Todo início de ano professoras e berçaristas precisam encarar a construção de um planejamento. Esse assunto é bastante comum, todo mundo fala da sua importância e necessidade, mas na hora de colocar a mão na massa, quem não tem dificuldade?

Além do Planejamento são necessários outros instrumentos para o Berçário e algumas diferenças de nomenclatura causam confusão, portanto vou descrever abaixo os nomes que eu uso e para que serve cada instrumento:

 

Planejamento Anual: É a base do trabalho realizado no berçário ao longo do ano.

 Rotina: Tabela de horários bem minuciosa e o que vai acontecer em cada horário.

Semanário: Identificação de cada atividade que faz parte da rotina.

 Relatório de Avaliação: Avaliação do aluno.

 Relatório de Avaliação Descritivo: Relatório sobre o aluno.

Bom… agora que estamos falando a mesma língua vamos ao que interessa: Como fazer um planejamento para o Berçário ou Creche?

Primeiro eu vou te mostrar o que precisa ter no planejamento do Berçário e da Creche:

Objetivos Gerais: Nesse campo você precisa dizer em poucas palavras qual o seu objetivo com os bebês. Uma dica legal para você lembrar o que colocar aqui é: Pense se você estivesse explicando para uma mãe/pai…  Provavelmente você seria clara, objetiva, mas teria que abranger tudo, é isso!

Objetivos Específicos: Aqui precisa colocar todos os objetivos detalhados. Dica: Descrição de Objetivo sempre tem que começar com verbo!

Conteúdos: Tudo que você vai trabalhar. Mas aqui não precisa ser específico, você irá especificar cada atividade no semanário.

 Avaliação: Escreva aqui como você vai avaliar os bebês.

Veja agora o meu Planejamento anual para Berçário e Creche, você pode utilizá-lo na íntegra ou fazer as adaptações necessárias para atender as suas necessidades, da sua escola e dos seus alunos.

 

Planejamento anual para Berçário e Creche por Vivian Mazzeo

 Objetivos Gerais:

  • Criar um espaço educador, que estimule e incentive o desenvolvimento da criança respeitando sua individualidade.
  • Proporcionar socialização com outras crianças, professores e funcionários.
  • Manter um ambiente acolhedor, seguro e que zele pelo bem-estar.

 

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
  • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
  • Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

 

Conteúdos:

  • Estimulação auditiva, verbal e incentivo a oralidade, por meio de conversas, audição de músicas, contação de histórias, instrumentos musicais, seguir e procurar sons e silêncio;
  • Estimulação tátil com massinhas, tinta, carinho e materiais de diferentes texturas;
  • Estimulação visual, através de objetos coloridos, vídeos e livros
  • Estimulação e incentivo para que a criança alcance novos padrões de movimento;
  • Identidade através do reconhecimento da imagem
  • Realizações de pequenas ações cotidianas para conquista gradual de autonomia;
  • Brincadeiras de imitação;
  • Brincadeiras de esconder e achar;
  • Músicas com gestos e cantigas de roda;
  • Movimentos de preensão, encaixe, lançamento, pinça, abrir e fechar;
  • Reconhecimento e pareamento de cores;
  • Reconhecimento e pareamento de formas geométricas;
  • Reconhecimento e nomeação de partes do corpo;
  • Brincadeiras livres e exploração da sala;
  • Brincadeiras que desenvolvem as bases psicomotoras
  • Pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta;
  • Deslocamento autônomo e confiante;
  • Habilidades Motoras;
  • Capacidades Físicas;
  • Rasgar, amassar, manusear papéis diversos;
  • Expressões faciais;
  • Expressar desejos, sentimentos e necessidades
  • Respeito as regras.

 

Avaliação:

Será realizada por meio da observação das ações e reações de cada bebê durante todo o trabalho diário.

Serão utilizadas duas formas de registro, o Relatório de Avaliação e o Relatório Descritivo.

Vivian Mazzeo

ATENÇÃO!!!
“O estabelecimento de um clima de segurança, confiança, afetividade, incentivo, elogios e limites colocados de forma sincera, clara e afetiva dão o tom de qualidade da interação entre adultos e crianças. O professor, consciente de que o vínculo é, para a criança, fonte contínua de significações, reconhece e valoriza a relação interpessoal. ”

 

O que você achou? Me diz aí nos comentários…

Como sempre sua ajuda é muito bem-vinda, se você faz diferente e tem outras ideias para acrescentar nesse artigo, por favor escreva para mim.

Espero que seja muito útil pra você! Beijos e até mais,

Beijo

Vivian Mazzeo

Fonte: RCN

31 comentários em “Como fazer um planejamento anual para Berçário e Creche?”

  1. Olá boa tarde muito bom, você e muito boa, gostei muito obrigada por disponibilizar um material dessa qualidade nos ajuda muito.
    obrigada.

    Responder
  2. Que material maravilhoso! Trabalho com berçário e amo meus bebês. Gratidão por compartilhar tuas experiências e ser tão generosa. Parabéns!

    Responder
  3. Cada dia mais apaixonada pela Vivian!
    Como você ajudar tantas pessoas , inclusive eu ! Estou iniciando e muito perdida .
    Mais com sua ajudar muita coisa está ficando mais fáceis e claras .
    Obrigada por compartilhar o seu belo trabalho!

    Responder
  4. Bom dia Vivian! sou aluna do curso normal em nível médio (magistério) da minha cidade e estou estagiando em um berçário. Eu preciso fazer uma pasta com os conteúdos de linguagem, identidade, sociedade e natureza, movimento, música e artes trabalhados na semana com os objetivos e metodologias. Só que no berçário onde estou não tem quase atividade nenhuma e estou com muita dificuldade de montar essa pasta pois estou praticamente tendo que criar atividades e fazer um planejamento. gostei muito da dica acima mas tem muitas coisas que eu ainda não entendo pois e um curso inicial. Você teria mais dicas para me ajudar. Desde já agradeço.

    Responder
    • Oi Luana, tudo bem?!
      Tenho sim. Todos os dias tem post novo nas redes sociais Bebê Ativo.
      Me segue lá no instagram @vivianmazzeo_bebeativo

      Se não localizar o que precisa me envia um direct. Bj

      Responder

Deixe um comentário