Como você elogia seu aluno? Você sabia que o modo como alguns professores fazem isso pode estar prejudicando o desenvolvimento da criança!

As crianças agem o tempo todo observando se estão sendo aprovadas ou não pelos adultos ao seu redor.

Uma das formas para que elas entendam se sua atitude ou comportamento está sendo bem visto por um adulto, seja no círculo familiar ou com professores, é por meio do elogio.

Mas o que é o elogio?

  1. julgamento favorável que se exprime em favor de alguém; louvor.
    2. discurso em louvor de alguém.

É claro que a criança testa os limites dos adultos o tempo todo, mas isso é uma outra história e não quer dizer que ela não goste ou não queira ser elogiada.

Afinal… Quem não quer, não é mesmo?

Todo elogio gera uma boa sensação ou uma sensação incrível, dependendo da intensidade. Acontece que, para a criança, esse elogio é muito mais do que isso, porque a criança sente-se valorizada e aceita.

E também… A criança tende a ser mais confiante quando é elogiada da maneira e na intensidade correta. Ela saberá enfrentar melhor os desafios que são apresentados a ela.

Os elogios motivam as crianças e potencializam a sua autoestima.

Mesmo assim, devemos usar todo elogio com cuidado, se forem feitos de forma exagerada e sem uma finalidade específica, podem funcionar de forma errônea passando da motivação ao ego.

Mas então qual é a maneira correta de se elogiar um aluno?

Quando eu te disser você certamente vai concordar comigo, mas acontece que no dia a dia muitas vezes não lembramos desses detalhes, o que é normal. Por isso é importante ter conhecimento e estar bem preparada antes de entrar em uma sala de aula ou berçário.

A partir de agora, quando você for elogiar um aluno, aprove o comportamento e não a criança. 

Essa é a principal regra para o elogio na escola e funciona muito bem, veja os exemplos:

Exemplo 1: 

Ao invés de dizer: Você é muito bonzinho!

Diga: Os brinquedos estão muito bem guardados.

Analisando: O que está em jogo aqui não é quem é bom ou ruim e sim enfatizar que uma criança guardou os brinquedos e isso é importante para a organização da sala.

 

 

Por exemplo 2:

Ao invés de dizer: Ahhh… fulano de tal você lindo!

Diga: Parabéns, você ajudou o seu amigo.

Analisando: O que está em jogo aqui não é quem seja o mais bonito e sim enfatizar que uma criança ajudou a outra o que é uma ação louvável.

 

 

Continue elogiando seus alunos… Isso faz com que eles queiram continuar a tentar realizar tarefas.

Além disso, mostra para eles que você é uma pessoa generosa e sabe reconhecer o que eles fazem de bom. E isso é ótimo ainda mais sendo a professora o espelho e exemplo da criança.

Beijos e até mais…

Vivian Mazzeo

7 comentários em “Como você elogia seu aluno? Você sabia que o modo como alguns professores fazem isso pode estar prejudicando o desenvolvimento da criança!”

  1. Estou adorando as aulas,sempre é bom elogiar as crianças e até quando recebemos um elogio também ficamos muitos felizes.Bom entender a forma correta de elogiar as crianças.

    Responder

Deixe um comentário