Técnicas de Pintura para fazer com Criança

Pintando com Barbante

Modo de fazer: Mergulhe o barbante na tinta, em seguida arrume na folha de papel como desejar, aguarde alguns minutos e retire o barbante.

Pintando com Papel Crepom

Modo de fazer: Pegue pedaços do papel crepom, mergulhe na água, retire o excesso e pressione sobre a folha de papel. Utilizando cores fortes o resultado é mais visível.

Pintando por Impressão

Modo de fazer: Faça uma pintura em uma mesa ou em algum objeto, em seguida coloque a folha por cima e pressione com as duas mãos de forma bem firme. Retire a folha e veja que a pintura passou para o papel.

 Pintando com Peneira

Modo de fazer: Coloque a peneira (do tamanho que você preferir) sobre o papel e pinte. Retire a peneira e veja o resultado.

Pintando com Esponja

Modo de fazer: Corte uma esponja em vários pedaços, do tamanho que desejar. Em seguida umedeça na tinta e pressione no papel. Pode-se fazer várias impressões apenas ou formar um desenho. Caso você queira utilizar várias cores de tinta, separe um pedaço de esponja para cada cor.

Pintando com Cotonete

Modo de fazer: Molhe a ponta do cotonete na tinta e desenhe no papel, no chão ou na parede.

Pintando com Garfo

Modo de fazer: Pinte uma folha com tinta, em seguida, passe o garfo de levinho para ver o resultado. Obs. Pode usar outro objeto ou garfinho de plástico.

 Pintando com Palito de Sorvete

Modo de fazer: Pinte uma folha colorida com tinta de cor diferente da folha. Em seguida, passe o palito de sorvete da forma que desejar na folha. Veja que a tinta é retirada da folha no local em que o palito foi passado e aparece a cor da folha dando um efeito super legal.

Pintando com as Mãos

Modo de fazer: Passe tinta nas mãos e desenhe livremente. Pode-se utilizar os dedos (aberto, fechado, estendido, flexionado) para representar diferentes desenhos como pássaro, cachorro etc.

Pintando com Bola

Modo de fazer: Mergulhe uma bolinha de tênis na tinta e jogue no chão em cima de um papel bem grande.

Pintando com Canudo

Modo de fazer: Faça pocinhas de tinta na folha, em seguida assopre com um canudo.

Pintando com Conta Gotas

Modo de fazer: Dilua um pouco a tinta em água para ficar mais rala e pegue com o conta gotas e solte na folha. Além da pintura, é um excelente exercício de coordenação motora e movimento de pinça.

 Pintando com Legumes

Modo de fazer: Corte os legumes que você desejar (batata, cenoura, pepino, beringela, etc) em formatos divertido como coração, estrela, pato, urso, etc. Em seguida utilize como carimbo, passe na tinta e pressione na folha.

Pintura Espelhada

Modo de fazer: Dobre uma folha ao meio, pinte com tinta apenas um dos lados. Em seguida dobre a folha encosando o lado sem pintar no lado pintado e veja o desenho, agora, dos dois lados.

 Pintura Secreta

Modo de fazer: Desenhe na folha branca com giz de cera branco. Em seguida passe uma tinta de cor forte por cima da folha. O desenho secreto aparecerá.

Pintando com Folhas de Árvore

Modo de fazer: Pinte a folha de árvore na cor ou nas cores que desejar, em seguida pressione no papel, aparece um desenho de folha muito lindo e único.

Pintando com Plástico Bolha

Modo de fazer: Pinte um pedaço de plástico bolha na cor ou nas cores que desejar, em seguida pressione no papel, veja as bolinhas coloridas..

Pintando com Bandeja de Isopor

Modo de fazer: Faça um desenho com a tampa da caneta na bandeja de isopor (o formato do desenho fique fundo, pois o isopor é “rasgado” pela tampa da caneta). Depois passe o rolinho de tinta em toda bandeja de isopor inclusive sobre o desenho. Em seguida pressione no papel.

E aí, gostou? Já aplicou essas técnicas? Conheçe outras?

Conta pra gente nos comentários!

Sabia que o seu trabalho pode aparecer nos posts do Bebê Ativo? Envie as fotos do seu trabalho com as crianças para o whatsapp (11) 97548-0289.

Beijo

Vivian Mazzeo

21 comentários em “Técnicas de Pintura para fazer com Criança”

  1. minha colega e eu utilizamos rede protetora de impacto de frutas, aquela rede que vem no mamão, colocamos em rolo de macarrão para pintar. muito legal.

    Responder

Deixe um comentário