Atividades para Bebês de zero a um ano

Nós sempre falamos aqui no blog, nos nossos vídeos, nas nossas redes sociais sobre atividades na escola.

Porém, nesse momento estamos vivendo um isolamento social, uma quarentena, em que precisamos ficar cada um na sua casa, e com isso os professores estão impedidos, temporariamente, de fazer o que mais gostam, da melhor forma. Que é a forma presencial.

Estar com a criança, estar com o bebê no colo, estar com todas as crianças, ter o envolvimento da turma, as trocas, as vivências, e no momento não estamos podendo fazer isso.

Mas, nós professores somos muito persistentes, somos muito duros na queda, e não vamos entregar os pontos, nós vamos continuar fazendo o nosso trabalho.

Aquela frase que eu adoro, e sempre repito para vocês, “nós vamos continuar fazendo o melhor que pudermos, com as ferramentas que temos, com as possibilidades que temos”.

E a possibilidade que a gente tem mais real no momento é, justamente, a internet.

 É a melhor forma para um professor de educação infantil? Não.

Longe de ser o melhor. O certo é presencialmente, mas isso é o que temos para hoje.

Fazer vídeos para bebês é permitido?

Quando se trata de crianças de zero a um ano temos um problema um pouco maior com relação aos vídeos, por quê?

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS), e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), recomendam que as crianças de zero a dois anos não sejam expostas a telas.

Então nos temos essa recomendação.

É uma lei, é uma ordem, é um decreto, é um parecer? Não, é uma recomendação.

Alguns dos motivos pelo qual os bebês não devem ser expostos a telas estão: atraso no desenvolvimento da criança em vários aspectos, tanto cognitivo, quanto motor; a criança vai ficar muito mais sedentária, porque ela vai ficar estagnada só acompanhado aquela movimentação, e ela não vai ter ação; ela não terá uma atitude de pensar, criar ou agir; ela fica totalmente passiva.

 Entre muitas outras coisas citadas pelas organizações competentes.

Tendo essa informação seria muito contraditório nós professores querermos expor a criança a uma tela sabendo de tudo isso.

Mesmo que tenham famílias onde acabam dando o celular para a criança, ou colocando na televisão o bebê para assistir desenho. Uma coisa é a decisão da família, outra coisa é o que nós professores vamos oferecer.

E nós professores temos sempre que pensar no bem estar da criança, e sempre oferecer materiais, informações, brincadeiras oportunidades, e vivências que sejam benéficas para a criança, que ajudem no desenvolvimento, e não que atrapalhem.

E os vídeos não vão ajudar no desenvolvimento da criança, pelo contrário, eles podem atrapalhar.

Então não vamos fazer vídeos diretamente para as crianças, mas vamos sim enviar as nossas sugestões, vamos ajudar as famílias, vamos sim continuar com o nosso trabalho.

E esse trabalho indireto com relação a criança é muito mais próximo e dá um suporte de grande valia para a família.

Agora vamos partir para as atividades. Eu separei algumas que acho bacana, que são simples, que os pais vão ter os materiais em casa, e que vocês podem sugerir sem medo que vai dar certo.

Atividade da lanterna

A minha primeira sugestão é uma atividade que todo mundo vai ter o material em casa: é trabalhar com lanterna.

Com alguma luz que a gente joga em uma superfície para brincar com o bebê.

Eu comprei, para trabalhar com as crianças, uma lanterna de dínamo, que não precisa de pilha, é bacana para ter na escola, mas no momento todas as famílias têm uma lanterna porque todos os celulares possuem lanterna.

A idéia é colocar a família para brincar com os bebês de lanterna.

Bebês de quais idades? De todas as idades da janela de zero a um ano.

É claro que bebês de dois anos podem brincar, eles vão amar, e vai ser super benéfico, mas hoje estamos focando em crianças de até um ano.

Então nós vamos posicionar um ponto de luz no chão ou na parede, nunca no bebê, tomando cuidado para não colocar direto no olho mesmo que seja luz branca.

Direcione o ponto de luz no chão para o bebê colocar o pezinho, os que já ficam em pé, se ele ainda não senta, vai colocar a mão. Os que estão começando a rastejar ou engatinhar vão indo atrás da luzinha no chão, tentando colocar a mão, tentando colocar o pé.

Com isso vamos trabalhar consciência corporal, lateralidade, organização espaço corporal, a questão da coordenação óculo-manual.

Lembrete: a repetição é importante para o desenvolvimento do bebê!

É importante lembrar que as atividades que eu sugiro para vocês os pais podem e devem repetir vários dias.

Por exemplo, essa brincadeira da lanterna, não vamos ficar meia hora, ou 15 minutos, vamos ficar três ou cinco minutos, dependendo do interesse da criança, e do momento.

É uma atividade que podemos parar e fazer todos os dias, ou fazer em dias intercalados.

Com isso não precisamos ter aquela preocupação constante de estar todo dia mandando coisas novas.

O bebê precisa fazer várias vezes as mesmas atividades, isso é fundamental para o desenvolvimento dele.

Até porque ele se desenvolve muito rápido, o momento mais rápido de desenvolvimento do bebê é no primeiro ano de vida. Em nenhuma outra etapa da vida a criança vai se desenvolver tão rápido como no primeiro ano.

Por isso cada dia, cada semana, que a criança fizer uma atividade, ela vai fazer de forma diferente, ela vai ter adquirido novas habilidades, ela vai descobrir coisas novas. Por esses fatores é importante essa questão da repetição.

Também é importante que os professores lembrem-se de falar isso para os pais, pois alguns não possuem esse conhecimento, e podem pensar “nossa, a professora passou uma brincadeira, e quer que eu faça três dias a mesma brincadeira?”. Sim, queremos que faça três dias.

Por isso é legal, também, passar um numero maior de atividades, quatro ou cinco atividades por semana, e a família pode ir variando de acordo com os interesses da criança, com o tempo que tenham, na outra semana você troca, e na seguinte pode voltar nas cinco primeiras.

E explique isso para a família, recorde-se que eles não possuem o nosso conhecimento. Ensine a eles a importância da repetição.

Peça para a família, na medida do possível, para fotografar as atividades, e enviar para você, ou para a escola.

Isso servirá como um registro que a atividade foi feita, que o bebê participou, e como foi o desenvolvimento.

Coceguinhas com escova de cabelo de bebê

Essa é outra atividade que podemos fazer usando um material que normalmente toda a família tem em casa: escova de pentear cabelo de bebê.

A escova é super bacana para estimularmos o bebê na parte do abdômen, da barriga, e na parte do tornozelo, que é onde a criança vai sentir coceguinhas.

Passe a escova na barriguinha do bebê, ela vai contrair o abdômen, e ter uma reação de cócegas, passando no pezinho, ele também vai sentir cócegas.

Essa é uma atividade para ser feita brincando, um momento de interação com a família.

Se você quiser pode até passar a escovinha no rosto da criança, ou colocar na mão do bebê, e pedir para que ele passa em quem estiver interagindo com ele.

Só tome cuidado porque o bebê vai bater a escova na família, o que é normal, eles ainda não têm coordenação motora suficiente para fazer um movimento leve, um movimento que aguente a velocidade da escova, e controle a quantidade de força que ele vai colocar, por isso eles podem acabar “batendo”, mas essa interação é super legal.

 Lembre-se de dar a escova nas duas mãos para estimular os dois lados do corpo.

Bebês também podem fazer brincadeiras com tinta e massinha, sim!

Uma dica de atividade muito pedida nas minhas redes sociais são de brincadeiras onde usamos tinta e massinha.

Perguntam-me muito se bebês podem brincar com tinta e massinha, e a resposta é: pode!

Só temos que tomar cuidado sobre qual é essa tinta, e qual é essa massinha.

Para a massinha temos duas possibilidades.

Podemos fazer uma massinha caseira, com farinha de trigo, sal e água.  O problema é que essa massinha feita em casa com o passar dos dias vai ficando um pouco grudenta, melequenta, então é preciso fazer várias vezes, e acabamos jogando fora.

Mas, tem outra macinha, que é muito boa. Os ingredientes dela são só: água, amido, cloreto de sódio (sal), corante, e essência.

E a consistência dela é super bacana. Eu comprei a minha em janeiro, e quatro meses depois ela ainda estava com uma ótima consistência.

Eu a armazenei dentro de um pote plástico com tampa, para ela permanecer boa para uso.

No próprio rótulo está indicando que ela é indicada para crianças acima de zero anos, então serve para todo mundo.

Essa massinha, por exemplo, pode.

Normalmente as massinhas escolares são indicadas para crianças acima de três anos.

Claro que é preciso tomar cuidado para a criança não colocar na boca, apesar de ser feita praticamente só com produtos alimentícios, não é recomendável que a criança coma efetivamente. É muito provável que eles vão tentar colocar na boca, mas nós podemos distraí-los.

 Explique para a família que massinha é uma atividade sensorial muito boa, que a criança vai trabalhar com textura, vai trabalhar coordenação, que devem deixar a criança pegar, apertar, passar de uma mão para outra, colocar a massinha no pé, e até mesmo pisar em cima.

Como fazer tinta para bebês?

Foto: Prô Maria Lucia Paggy

Com relação à tinta, até hoje eu nunca encontrei uma tinta que seja indicada pelo fabricante para os bebês, que seja liberada para eles.

Eu já usei tinta normal, guache, com a minha filha desde quando ela era pequenininha, e nunca aconteceu nada.

Mas, nós professores, devemos evitar ao máximo usar produtos que não sejam adequados para a idade. Em casa sempre vai ficar a critério dos pais.

Para você recomendar a tinta sugira uma que a família possa fazer em casa.

Eu vou falar sobre duas opções.

Uma dela é a tinta de legumes.

Pegue uma beterraba, cozinhe, e bata no liquidificador com um pouco de água. Não tem medida, cada beterraba é um tamanho e, também, vai depender da consistência que a pessoa quiser.

 Se cozinharmos a beterraba pode ser que não precise nem colocar água, bastará bater no liquidificador, e ela vai ficar um pouco espessa, não ficará tão rala, será melhor para o bebê.

Feito isso podemos deixar o bebê se lambuzar, colocar uma folha no chão e o deixar fazer as marcas dele ali, para poder trabalhar essa parte sensorial com a tinta.

Pode ser feito com beterraba, com espinafre, com cenoura, com couve, que também dará certo.

Outra possibilidade é fazer a tinta de iogurte.

Basta usar um iogurte natural, de qualquer marca, eles são brancos, e podemos adicionar corante alimentício da cor que a pessoa quiser, e trabalhar como se fosse tinta. Ele vai parecer uma tinta.

Sugiro colocar um papel no chão para a criança brincar com essa tinta, lambuzar e marcar o papel. Podemos falar para a família fazer o carimbo da mão e pé para guardar, ou colocar no álbum de recordações.

Se for uma criança que já fique em pé sozinha, ou que senta, podemos colocar o papel em uma parede, ou usar uma parede de azulejos que tenha na casa, ou no box do banheiro, antes de tomar banho, e  deixar a criança lambuzar tudo, deixa ela se melecar, pegar um pouco de tinta na mão, em fim, podemos fazer muitas brincadeiras com tinta em casa usando essas opções.

Caso a família pergunte ao professor se pode usar tinta guache devemos recomendar que olhem o rótulo, onde normalmente está escrito “recomendado para crianças acima de três anos”, e depois fica a critério da família se deve, ou não, fazer uso do material.

No caso de lugares frios, essas atividades que são, digamos, mais geladas, como a das tintas naturais, podemos fazer elas quentinhas.  Basta bater o legume no liquidificador ainda quente, e trabalhar com ele morno, aí a criança vai brincar com ele mordo, e depois já entra no banho.

Essas atividades não costumam durar muito tempo, eles vão ficar brincando se tiver muita interação com a família.

Com o iogurte é a mesma coisa. Podemos aquecer um pouco no microondas, ou em uma panela, colocar o corante, e quando tiver morninho podemos brincar.

Essas atividades podem ser feitas em qualquer horário que a família achar melhor.

Atividade sensorial usando gel de fralda descartável

Falando ainda de atividades sensoriais, outra opção muito legal é fazer atividades usando o gel da fralda descartável.

 Pegue a fralda do bebê, abra ela, rasgue, e tire o gel de dentro, ele é branco, eu gosto de acrescentar um pouco de corante alimentício vermelho para chamar mais atenção dos bebês, e coloque água.

Também podemos colocar água morna, ao invés da gelada, da certo do mesmo jeito.

E então a criança vai fazer o trabalho sensorial, vai brincar com o gel da fralda.

 É uma atividade super bacana, as crianças ficam muito entretidas, eles gostam. Além de ser uma atividade sensorial importante para o desenvolvimento da criança.

Pode deixar branco se não tiver corante em casa, eu usei corante alimentício. Podemos fazer de várias cores e deixar a criança misturar.

A água é colocada para criar uma consistência mais gelatinosa, para a criança ter mais vontade de mexer.

Ensinando o bebê a transferir objetos

Separe todas as tampinhas plásticas de garrafa que tiver em casa, junte em um monte, e trabalhe com a criança a transferência de objetos de um lugar para o outro.

No caso de bebê que acabou de aprender a sentar, e tem menos coordenação motora, pode-se pegar uma bacia bem grande para eles colocarem as tampinhas, pois a coordenação deles ainda é menor.

Conforme a criança vai se desenvolvendo, sete meses, oito meses, nove, meses, dez meses, podemos ir diminuindo o recipiente, para ficar mais difícil para ela acertar o buraquinho, pois a coordenação está em evolução.

Se não tiver tampinha pode ser feito com algodão, palito de sorvete, qualquer material que não ofereça risco.

É importante que algum responsável esteja junto, e acompanhe para a criança não colocar nada na boca.

Para as crianças que estão perto de um ano dá para transferir líquidos também, em uma colher, uma concha, enfim, ensinar o bebê a transferir líquidos de um recipiente para o outro.

Atividade para bebezinhos com poucos meses:

Para os bebezinhos bem novinhos, quatro meses, cinco meses, seis meses, os que ainda não sentam, podemos fazer uma brincadeira muito legal usando, por exemplo, o encosto do sofá.

Os bebês dessa idade geralmente ficam deitados, então eu coloco ele deitado rente ao encosto do sofá, virado para cima, pego uma fralda de pano e cubro o encosto do sofá com ela, e coloco algum brinquedinho molinho da criança em cima, coloque a criança ao alcance da borda da fralda, e começamos a mostrar para o bebê que se ele puxar o pano o brinquedo cai em cima dele.

A idéia é que a criança perceba que ao se movimentar e puxar, o brinquedo cai.  

Outra coisa importante, os bebês precisam ficar de bruços 30 minutos por dia, não precisa ser direto, pode ser intercalado.  Dê preferência para um lugar duro, um tapete, um edredom no chão, um tatame, lugares muito moles não favorecem o desenvolvimento da criança, não ajudam na consciência corporal da criança, o espaço duro favorece mais.

Construa brinquedos com materiais simples para o bebê puxar!

Outra atividade que podemos fazer com bebês pequenos é construir um brinquedo com fitas para eles puxarem.

Pegue uma argolinha, pode ser argola de cortina, e amarre fitas para a criança brincar.

Se a família não tiver exatamente esses materiais pode adaptar para o que tiver. Podem pendurar as fitas onde quiser. Qualquer tipo de fita, fitilho, fita de cetim, lã, o que tiverem em casa.

Pendura a fita, fitilho na cortina, no varal, em algum lugar para o bebê ficar em baixo e poder ficar batendo com a mão naquilo, tentando colocar o pé.

Para os maiorzinhos, que já engatinham, podemos amarrar algum brinquedo e dar o outro lado da fita para a criança ir arrastando o brinquedo junto com ela.

Atividades para bebês que já conseguem sentar:

  • Para as crianças que já sentam podemos dar pregadores de roupas para elas apertarem, ou tentarem prender alguma coisa,
  • Outra possibilidade é sentar o bebê em um lençol no chão, e puxá-lo pela casa. Lençol, edredom, cobertor, o que tiver. Isso vai trabalhar o equilíbrio, a parte da musculatura do tórax do bebê, porque ele vai ter que ficar se equilibrando o tempo todo para não cair.
  • Estimule a criança a buscar objetos. Parece tão bobo, mas às vezes a família não sabe. Brinque com a criança de buscar objetos. Coloque o bebê de bruços no chão, espalhe vários brinquedos na frente e mostre para a criança como ela pode buscá-los, se arrastando, engatinhando, incentivando ela a se deslocar.
  • Ensine o bebê a puxar. Essa atividade pode ser feita usando post it, fita adesiva, pode ser o que tiver em casa. Cole em alguns lugares onde a criança consegue pegar, no chão, na parede, e faz essa brincadeira dela ir puxando.

Dependendo da idade a criança só vai conseguir tirar, não vai conseguir colar.

As crianças de 10 meses, 11 meses, já conseguem tirar e colocar se forem ensinadas e incentivadas.

Se for com post it você pode colar em pessoas que não machuca. Essa é uma atividade bem bacana para fazer movimento de pinça, e interagir com a criança.

Cuidado para sugerir atividades de acordo com a idade!

Nossas atividades de hoje foram focadas em bebês de até um ano.

No caso de crianças com mais de um ano, que já andam, é um pouco diferente.

Tome cuidado para sugerir atividades de acordo com a idade do bebê, por quê? Se você sugerir uma atividade e não estiver de acordo com a idade do bebê, ou a fase de desenvolvimento em que ele está, podem acontecer duas coisas, e as duas coisas não são legais:

Uma delas é a família se frustrar muito, se sentir incompetente;

E a outra questão que pode acontecer é a família ficar muito desapontada com você professora, sentir que você não conhece o bebê com o qual trabalha.

Quando estamos no dia a dia na escola, e estamos vendo os bebês, é mais fácil tomar esse tipo de decisão. E em casa já faz meses que não vemos os bebês, e eles já estão muito diferente. Devemos tomar cuidado com isso, manter um relacionamento com a família para entendermos como estão as crianças.

Como enviar as atividades para a família?

Nós já falamos que os bebês não devem ver vídeos, que não é bom para eles, e também não ia ser atrativo. 

A idéia é que se você for fazer um vídeo faça para a família, para o responsável por cuidar da criança, para mostrar como é, dar as sugestões, e ensinar a quem for fazer a atividade com a criança.

Dessa forma a família vai entender a brincadeira, vai receber o material, você vai ajudá-los muito, e não vai ter a necessidade da criança ter contato com tela.

Se você precisar, ou achar melhor, use um bebezinho, um boneco, no seu vídeo mostre como fazer.

Algumas atividades não têm a necessidade de fazer vídeo. Podemos mandar uma foto com um texto ou, até mesmo, enviar só o texto.

Se você for trabalhar com música pode gravar áudio, a família pode ouvir o áudio, a criança pode ouvir o áudio, pode ensinar a família a cantar junto com o bebê, e colocar o seu áudio para aprender a musiquinha. O áudio é uma possibilidade bem bacana.

Dicas importantes!!!

O que não podemos, nesse momento, é ser muito radical.

Não podemos fazer vídeos para a criança porque não é legal para eles, porém, principalmente as crianças que são um pouquinho maiores, já passaram dos seis meses, elas podem estar sentindo falta dos professores, do dia a dia, e podemos fazer um vídeos para dar um olá para os bebês.

Fale diretamente com a criança saudando, e explicando que está com saudades, são 15/20 segundos vendo você, em um momento em que estamos todos precisando de afeto. Só para mantermos uma conexão com a criança e a família, e ela se sentir amada.

Os professores precisam orientar a família sobre a postura do bebê.

Quando o bebê nasce a cabecinha é mais pesada que o corpo, ele não agüenta a cabeça, ele não senta, não rola, nada. Ele só fica deitadinho, e da maneira que colocamos.

 A criança ainda não tem o desenvolvimento para poder modificar, mudar, sua posição.

O que é importante: que a própria criança se desenvolva para que ela consiga atingir as posturas.

Então quando o bebê pode ficar sentado? Quando ele conseguir ficar sentado, sem precisar de apoio.

Quando o bebê pode ficar em pé? Quando ele conseguir ficar em pé, sem precisar de apoio de outra pessoa.

Quando o bebê pode andar? Quando ele conseguir andar sem precisar de alguém para levantá-lo do chão.

As posturas que o bebê vai adquirindo, a forma como ele vai se desenvolvendo é dele, individual. Tem que ser no tempo dele e da forma dele.

Cada bebê no seu tempo, e na sua individualidade.

E nós não devemos colocar as crianças em uma postura que ele ainda não fez sozinho.

Existem vários motivos pelos quais não devemos fazer isso:

  • Um deles é que o bebê pode sentir medo. Ele vê um brinquedo na sua frente, tenta pegar, e cai, ele vai sentir medo.
  • Não será confortável para ele é um outro fator,
  • O bebê começa a perceber que não consegue fazer as coisas sozinho, e vai perdendo a autoconfiança.

Sim os bebês também têm autoconfiança. Ele vai perceber que sempre está dependendo de alguém colocar ele de uma determinada maneira.

Então, não!

E uma questão muito importante é que a cabeça do bebê é mais pesada, então ele não tem o controle da cabeça no comecinho da vida, e aí nós vamos e queremos sentar a criança, além da questão da cabeça, a parte de trás, nas costas dele, onde fica a coluna vertebral, está se desenvolvendo ainda, se forçamos o bebê a ficar sentado, ele vai estar se esforçando para manter o equilíbrio.

Pode ser que agora não acontece nada, mas sabe aquelas pessoas que morrem de dor nas costas, e não sabem o motivo? Às vezes a pessoa está no peso ideal, faz atividades físicas regularmente, mas não agüenta de dor nas costas. Isso pode ser causado porque colocavam a criança quando bebê em uma postura que ela não estava pronta para ficar.

A maioria dos pais não sabe disso.

É um ótimo momento para nós falarmos sobre isso, e passar essa informação para os pais.

As crianças devem conquistar as posições de acordo com o desenvolvimento delas.

Ela consegue ficar sentada? Então ela pode ficar sentada.

Ela não consegue ficar sentada, e precisa de apoio? Ela não pode ficar sentada. Tem que ficar deitada. Nesse caso deite a criança de um lado, do outro, pegue a criança no colo, segure para ela ver o mundo, assim ela não estará forçando, nós que estaremos segurando, mas forçar a criança a ficar sentada, em pé, é super prejudicial. 

Lembrando que incentivar o bebê, e fazer atividades que o preparem e estimulem o seu desenvolvimento, é diferente de obrigar, e simplesmente colocar o bebê em uma determinada posição.

Tomem muito cuidado com isso nas escolas, no retorno das crianças, e em casa avisem para os pais.

Me conta nos comentários, o que você mais gostou?

E se ficou alguma dúvida…

Beijo

Vivian Mazzeo

3 comentários em “Atividades para Bebês de zero a um ano”

    • Olá Nádia… Que demais. Fico feliz que tenha amado! 🙂
      Além das atividades propostas em nossas redes sociais… você pode fazer parte do curso on line Atividades e BNCC na prática com mais de 300 atividades para crianças de 0 a 3 anos alinhas a BNCC e muito mais… Mais detalhes sobre o curso e como se inscrever aqui: https://www.atividadesebncc.bebeativo.com.br/

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