Como elaborar uma Rotina Eficiente

Rotina nada mais é do que uma organização do que você, juntamente com os seus alunos, vai fazer naquele dia.

Benefícios da Rotina:

* Para o professor: Trás organização e economia de tempo, para não ter que pensar no que fazer a cada término de uma atividade.

* Para os alunos: Deixa a criança menos eufórica, pois ela já sabe o que vai acontecer em seguida, além de ensiná-la a construir, respeitar e vivenciar horários, ordem e regras.

DICA: Você pode colocar um varalzinho na sala com fotos das atividades que estão na rotina, para as crianças poderem acompanhar todas as atividades do dia (as fotos do varalzinho podem ser das próprias crianças, mas tome cuidado e observe bem se TODAS as crianças estão nas fotos, da mesma forma que se a criança se ver na foto ela vai se sentir mais conectada com o ambiente, se ela ver todos os amigos menos ela, vai sentir-se excluída). 

O 1° passo para montar uma rotina é organizar todos os horários de todos os professores da sala: Que horas chega à escola, que horas sai para o horário de almoço, que horas volta do horário de almoço, que horas vai embora etc.

O 2° passo é colocar horários para as horas de higiene: Trocar a fralda, dar banho etc. É claro que fralda a gente tem que trocar toda hora para a criança não ficar assada, mas você pode colocar horários como: Antes do sono para a criança dormir bem, antes de ir embora para não incomodar na hora que se senta na cadeirinha do carro etc.

O 3° passo é colocar os horários das alimentações: Café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, hora da fruta, hora da mamadeira… Enfim, todos os horários de refeições na sua sala.

O 4° e último passo é colocar a hora das atividades: Atividades individuais – aquela que tem várias crianças a sua volta, mas você está focado em fazer a atividade em uma criança específica – e atividades em grupo.

Pontos que são importantes ressaltar, envolvendo rotina!

* Atrasos por parte da professora:

São péssimos, primeiro pelo fato de mostrar uma irresponsabilidade com a criança e, segundo, o pai não quer ficar esperando você chegar, porque ele também tem seus horários e compromissos.

* Quando os responsáveis deixam a criança na escola e a atividade já tinha começado:

É importante conversar com os pais para que respeitem essa rotina, explicar que os horários precisam ser cumpridos, senão atrapalha a criança, que vai chegar se sentindo deslocada do resto da turma.

* Quando a criança chega com sono na escola:

Esse assunto da rotina é tão sério e importante que nós precisamos falar com os responsáveis, para que eles façam a criança dormir em um horário no qual ela possa acordar sozinha no dia seguinte, é assim que vemos que a criança está preparada para ir para a escola. Se os pais/responsáveis vão lá e acordam a criança, ela, muito provavelmente, vai estar mais irritada, ter dificuldade na adaptação, dificuldade de se relacionar com o professor, com os amigos, ou seja, ela vai ter dificuldade com tudo. Isso atrapalha o andamento da sala, da casa e principalmente, prejudica a criança.

* Quando as crianças ficam ansiosas na hora de ir embora:

“Vamos lavar a mão porque já está quase na hora de ir embora” ou “Vamos guardar os brinquedos porque a mamãe e o papai já estão chegando”. Isso deixa a criança mais ansiosa, por isso: “Vamos guardar os brinquedos porque já acabou a hora de brincar” ou “Vamos lavar as mãos porque a gente já brincou bastante”, essa é a melhor forma para deixar a criança menos ansiosa, não tocando no assunto da saída toda hora.

* Quando as crianças vão embora, as outras vão ficando mais ansiosas:

Você tem que tratar os atrasos como uma coisa normal (na frente da criança), deixando bem claro que é óbvio que os pais da criança vão vir busca-la, é óbvio que daqui a alguns minutos ela vai embora: “Olha, (nome do aluno/a) já foi embora, ah mais ainda tem muito tempo para as famílias chegarem” ou “Nossa, (nome do aluno/a) foi embora cedo, ainda tem muito tempo para ir embora” etc.

* O frequente atraso dos pais para ir buscar as crianças na escola:

Se isso estiver acontecendo é muito importante você marcar uma reunião com os pais e deixar tudo bem claro: “Olha pais, a gente está chamando vocês aqui porque vocês estão demorando um pouco para buscar o (nome do aluno/a), a gente entende que ás vezes pode acontecer um imprevisto, mas isso está deixando ele muito ansioso, muito desconfortável, ele não está ficando bem com essa situação e é importante que vocês cheguem no horário para ele/ela sentir que vocês vão cumprir o horário e que ele/ela vai receber os pais no mesmo horário dos amigos.”, sempre focando na criança, para os pais perceberem que isso a prejudica.

* Não chame os pais para uma reunião se você for falar coisas que podem ser informadas por meio de um bilhete:

Os responsáveis, na maioria das vezes, tem que mudar a rotina para conseguir ir a uma reunião de escola do filho, por isso faça com que o tempo do responsável que se disponibilizou para estar com você, valha a pena, falando coisas que realmente vão fazer diferença, tanto na vida deles como na vida da criança dentro da escola.

Então… A elaboração de uma rotina é muito importante para uma criança, dentro e fora da escola, que vai formar cada cidadão para a vida. Parece uma coisa boba, mas é um processo muito importante e saudável, tanto para o aprendizado como para o desenvolvimento da criança.

Para baixar um modelo gratuito de rotina clique AQUI

Gostou das dicas? Ficou alguma dúvida?

Escreve para mim nos comentários…

Beijo

Vivian Mazzeo

4 comentários em “Como elaborar uma Rotina Eficiente”

  1. Ótimas orientações,bem claras e objetivas gostei, vou compartilhar certamente faz se necessário divulgação.

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  2. Muito importante o assunto comentado aqui, rotina. Alguns pontos não costumamos prestar atenção mas, faz a diferença.

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