O que fazer quando os bebês choram no berçário?

Quem nunca ficou apavorado vendo um bebê chorar sem parar?! O fato é que todos os bebês choram, aliás o choro é uma expressão.

É a primeira forma que eles têm para demonstrar o que querem e o que sentem.

Os bebês dependem do adulto para comer, se agasalhar, ganharem um colinho, enfim… para tudo. É exatamente com o choro que eles conseguem expressar o que sentem e serem atendidos.

Além disso, durante o choro, o corpo do bebê libera adrenalina que promove a conexão dos neurônios. Quando o cérebro recebe a quantidade adequada deste hormônio, o bebê para de chorar.

Causas mais comuns do choro do Bebê:

  • Fome
  • Fralda Suja
  • Sono
  • Precisa arrotar
  • Dor ou Dor de Barriga
  • Precisa de Colo
  • Frio ou Calor
  • Algum incômodo
  • Dente nascendo

A medida que o bebê vai crescendo e aprendendo outras formas de comunicação o choro vai diminuindo.

Mas antes disso, veja…

Como identificar o choro do Bebê:

Fome: Choro forte e alto

Desconforto (quando a criança quer colo, chupeta, está com a fralda suja, etc.): Choro mais fraco e Contínuo

Dor: Choro mais estridente. O bebê se agita, estende as perninhas e pode ter lágrimas.

O choro na escola

Agora vamos falar especificamente da escola, veja bem, se em casa a mãe está com um bebê e mesmo assim ele chora, obviamente na escola ele também vai chorar, a diferença é que na escola temos vários bebês e quase sempre não temos um bebê para uma professora, e sim, 3 a 8 bebês por professora/berçarista.

Esse é um dos motivos para cada escola refletir sobre a quantidade de bebês por professora.

Outro ponto importante relacionado ao choro, é o fato de coordenação, direção, pais e até mesmo outras professoras cobrarem da professora do berçário sobre o choro dos bebês.

Muitas vezes vemos a coordenadora indo ao berçário para saber porque o bebê está chorando, essa atitude não só pressiona como atrapalha o trabalho da professora do berçário.

Ora, não dá para não aceitar o choro trabalhando com bebês. Na maioria dos casos o bebê está chorando não por falta de atenção ou cuidado da professora e sim porque ele está se comunicando.

Por isso, antes de abordar uma professora do berçário e cobrá-la pelo choro de um dos alunos, observe e/ou ofereça ajuda se for o caso.

Para finalizar, queridas professoras do berçário (quando eu digo professoras do berçário, vocês já sabem, quero dizer todas vocês que trabalham com os bebês independente do cargo) não se cobrem tanto e nem aceitem olhares desconfiados quando tiver bebê chorando na sala de vocês.

Apenas expliquem para os pais, coordenadores e diretores que eles se comunicam pelo choro, e que você identifica o choro e procura atender o bebê o mais rápido possível e siga seu trabalho com conhecimento, dedicação e amor.

Tenha domínio da situação, demonstre seu conhecimento e tenha uma postura que passe segurança.

Eu confio no seu trabalho. Eu admiro o seu trabalho. Eu tenho orgulho de você!

E você?

Beijo

Vivian Mazzeo

 

Fonte: Baby Center, Dra. Ana Escobar

20 comentários em “O que fazer quando os bebês choram no berçário?”

  1. Obrugada . Verdade. Paciência e amor. 😘nessa profissão tem que ter, e tem bebês que mamam no peito e vão para escola em casa a mãe dá o peito na escola não tem e é uma adaptação também para o bebê. Eles têm dor de colokkkk e claro é a forma de se comunicar. Amo bebês.

    Responder
    • São muitos desafios né Márcia… Por isso que o Professor(a) do Berçário necessita além do amor e paciência muito conhecimento. Bj

      Responder

Deixe um comentário