Atividades para crianças de 0 a 2 anos. Na mesma sala e ao mesmo tempo.

Por incrível que pareça, faremos a mesma atividade para todos, mesmo com essa diferença de idade. Busquei atividades simples e materiais que não requerem nenhum tipo de investimento financeiro, que você já tenha.

Atividades práticas que eu mesma faço e sei que é possível (De acordo com a BNCC)

São ótimas para sugerir aos pais nesse momento que estamos vivendo.

Já para fazer na escola, é importante você ter o seu Quadro das Idades montado, para te ajudar a auxiliar as crianças durante as atividades. Se você não tem ou não sabe como fazer, clique AQUI

Atividade com Bola

1- A primeira atividade é uma atividade com bola (qualquer tipo de bola que você tenha, bolinha de borracha, bolinha de massagem, bolinha de piscina de bolinha.) Eu oriento vocês a usarem bolinhas médias, nem tão pequenas igual a de gude e nem tão grande quanto a de futebol. Porque é legal que a criança consiga segurar com uma mão.

0 a 6 meses: Brincar de pegar, entregar a bolinha: “dá a bolinha para a prô”, segurar a bolinha na mão dela, pegar da sua mão: “pega a bolinha, pega”, acompanhar a bolinha com o olhar, tanto a criança mexendo a bolinha e olhando ou você mexendo a bolinha e ela olhando.

BNCC = EI01CG02 – EI01CG05

6 a 9 meses: Incentivá-los para trocar a bolinha de mão: “agora segura com essa mão”, “agora passa para essa mão”.

Entrega a bolinha no centro da criança para ela escolher, depois entrega para a mão direita, depois para a esquerda, para ela poder experimentar o manuseio da bola com as duas mãos.  Quando a criança estiver com uma bolinha na mão dê outra e observe o que ela vai fazer, se ela vai pegar a bolinha e soltar a anterior, como é sua reação.

Arremessar: “joga a bolinha, joga a bolinha”

BNCC = EI01EO06

9 a 12 meses: Eles vão segurar 3 ou mais bolinhas, então dá uma bolinha, depois da outra e quando as duas mãos já estiverem ocupadas ofereça uma terceira bolinha e observe (se eles vão conseguir segurar duas bolinhas com uma mão só, se vai soltar 1 bolinha, vai soltar as 2, se soltar só 1 vai soltar de qual mão) observe.

Faça com que eles tentem segurar as 3 bolinhas: “não, não solta essa, segura”, “agora tenta segurar”, vai colocando desafios para a criança, conseguiu segurar 3 põe 4, 5, 6. Cada um no seu tempo, respeitando sua individualidade.

Engatinhar atrás da bolinha, rolar a bolinha: “Olha Pedro, essa bolinha é a sua” rola para frente “Olha Júlia, essa bolinha é sua”, deixem explorar o espaço com foco na bolinha.

BNCC = EI01ET04

12 a 18 meses: Andar até buscar a bolinha, chutar a bolinha e arremessar a bolinha no alvo, que pode ser um bambolê pendurado, uma tampa de pote de sorvete com um buraco redondo no meio, etc.

BNCC = EI01EF06

19 a 24 meses: Separar a bolinha por cor: “Vamos colocar a azul nesse balde”, “Vamos pôr a amarela aqui dentro”.

Arremessar em alguma cesta (um pote, um balde, uma bacia de roupa, bacia de salada etc.) Só para a criança ter o direcionamento de onde jogar.

Chutar a bola no alto, coloque um bambolê no chão e incentive a criança chutar a bola com um pé, depois com o outro.

BNCC = EI02EO01 – EI02EO07 – EI02ET04

Observe que eu fui dificultando os comandos todas ao mesmo tempo e na mesma sala, gerando uma interação entre as crianças, ensinando a conviver entre si, ensinando a ajudar umas às outras, a participarem e a fazerem atividades umas com as outras!

Interações desse tipo acontecem quando uma criança 6 a 9 meses joga uma bolinha e a criança de 12 a 18 vai atrás da bola que o bebê de 6 a 9 meses jogou, por exemplo. Uma coisa entrelaça na outra e entre isso nós vamos auxiliando, ajudando e observando.

E que fique bem claro: As atividades que as crianças de 0 a 6 meses fazem, podem ser feitas por qualquer idade, mas as atividades das crianças de 19 a 24 meses só podem ser feitas por eles. Fazemos isso para não pular etapas. Deixem as crianças seguirem na etapa, ritmo e tempo delas, só vamos dar oportunidades para que as crianças desenvolvam todo o seu potencial. Vamos apenas acompanhar e orientar!

Atividade com Caixas

2- Na próxima atividade nós usaremos caixas (de pasta de dente, sapato, papelão, sabonete, bombom, leite etc.), de preferência tamanhos e formatos diferentes.    

Espalhe as caixas aleatoriamente e deixe todas as crianças no chão (os menores que ainda não sentam podem ficar deitadinhos de barriga para cima ou barriga para baixo).

Aí vamos começar a propor desafios. É claro que eles vão querer mexer, tocar, pegar e deixem eles terem essas oportunidades de participar e explorar, sempre da maneira deles. Após isso, você começa a fazer alguns desafios:

0 a 6 meses: Você começa a brincar de se esconder atrás da caixa e depois aparecer novamente: “Cadê a prô Vivian? Achou”.

BNCC = EI01ET03

6 a 9 meses: Fazer com que eles tentem pegar a caixa sozinhos. Deixe a caixa um pouco distante e incentive-os para pegá-la: “Vai Maria, você está quase conseguindo, vai”. Você pode flexionar a perna dela para ajudar. A perna vai estar estendida então você flexiona e coloca sua mão atrás do pé, assim ela experimenta o movimento de dar o impulso com o pé na sua mão, para pegar a caixa.

BNCC = EI01ET04

Assim a criança consegue ir para a frente com a ajuda da sua mão fazendo uma espécie de parede. Lembrando que: você não vai empurrar a criança, vai apenas por a mão como um suporte.  

9 a 12 meses: Brincar de dentro e fora. Pegue umas caixas grandes no mercado para a criança entrar: “Vai fulano entra dentro da caixa, dentro, dentro” e  vai repetindo os comandos para eles aprenderem esse contexto. “Agora você ciclano, fora da caixa, sai da caixa”.

Empilhar caixas, colocar uma em cima da outra (Caixas aleatórias, sem se importar com o tamanho).

BNCC = EI01EO02

12 a 18 meses: Incentivar para que eles empilhem mais, colocar mais caixas uma em cima da outra, juntos e também sozinhos.

Mudar as caixas de lugar (partindo do princípio que eles já engatinham muito bem ou andam) Por exemplo: “Maria, leva a caixa perto da Prô Vivian”, “João, leva a caixa preta para o Mateus”, assim eles identificam a cor da caixa, atendendo ordens simples, identificado os comandos que são dados especificamente para eles, o nome dos amigos e etc.

BNCC = EI01EO06

19 a 24 meses: Comparar caixas maiores e menores. “Vamos colocar essa caixa dentro daquela?” “Qual é maior? Qual é menor?” “Esse é menor que esse?”

BNCC = EI02ET05 – EI02EO03

Lembrando que essas são atividades eu já fiz, mas você pode fazer de outras formas, conforme brinca com as crianças.

Atividade com Massinha

3- Na terceira e última atividade usaremos massinhas. Você pode fazer a sua massinha ou comprar uma massinha que seja própria para as crianças (Eu gosto de usar a Massa de Modelar da Kazoo, ela é para crianças a partir de 0 anos, vem 12 cores e eu paguei apenas R$3,20). Todos no chão, os que não sentam sozinhos podem ficar na cadeira. Observem sempre para eles não colocarem na boca!

0 a 6 meses: Eles vão segurar, sentir o cheiro, apertar, colocar no pé, etc.

BNCC = EI01CG05

6 a 9 meses: Mostre que dá para fazer bolinhas com a mão, despedaçar: “Enrola a massinha”, “Faz igual a prô olha, rola, enrola”, “Vamos tirar uns pedacinhos da massinha?”

BNCC = EI01ET05

9 a 12 meses: Ofereça palitos de sorvete para colocarem a bolinha em cima do palito, fazer furinhos na massinha, colocar a massinha na mesa ou no chão, rodar a massinha, etc.

BNCC = EI01ET01

12 a 18 meses: Distribua forminhas (essas de plástico que também faz biscoito) para eles colocarem as massinhas dentro e fazerem figuras.

BNCC = EI01EO03

19 a 24 meses: Entregue a massinha e peça para eles criarem: “Vamos fazer um boneco?” “Faz a cabeça do boneco” “Que legal, o que você fez? Conta para a prô” “Nossa, que lindo, você gostou de fazer?”

BNCC = EI02TS02 – EI02EF01

Essas são algumas atividades simples e divertidas para crianças de 0 a 2 anos fazerem ao mesmo tempo.

Mas atenção: Os objetivos da BNCC – Base Nacional Comum Curricular sugeridos aqui, serão efetivamente contemplados dependendo das ações da criança e do professor.

Gostou das dicas?! Ficou alguma dúvida? Escreva para mim nos comentários…

Beijo

Vivian Mazzeo

2 comentários em “Atividades para crianças de 0 a 2 anos. Na mesma sala e ao mesmo tempo.”

  1. Olá, o ideal seria massinha caseira.
    Devido a faixa etária, eles colocam na boca. É uma atividade que mais agradam há eles. Gostei❤️

    Responder
    • Oi Maria Aparecida… a massinha caseira é ótima. Mas já tem massinha industrializada feita como a caseira, apenas com materiais comestíveis! 🙂

      Responder

Deixe um comentário