Você tem dificuldades para sair da sala de aula e levar as crianças para o parque ou fazer uma atividade fora da sala? 5 passos para acabar de vez com esse problema.

A educação infantil compreende a base da educação, constrói os pilares que sustentam toda a formação do indivíduo.

Muito mais do que entreter a criança enquanto os pais trabalham e preparar essa criança para a próxima etapa da educação, precisamos compreender e respeitar a individualidade de cada uma, favorecendo o desenvolvimento de todo o seu potencial.

São inúmeras as possibilidades e o melhor é começar já!

 

 

Mas porque eu preciso sair da sala de aula?

Se você quer saber a resposta para essa e muitas outras perguntas, continue lendo este artigo.

Com essa leitura você vai rever suas práticas e aprender soluções fáceis e eficientes para transformar a sua atuação e melhorar o desempenho dos seus alunos.

 

Do lado de fora da sala de aula!

 

 

 

 

 

 

 

Temos um mundo a explorar ela escola, que vai muito além da sala de aula.

Os espaços externos, fora da sala de aula, sejam eles parques, pátios, quadras, entre outros, devem sempre ser explorados pois são ambientes que proporcionam enorme aprendizado, se trabalhado com atividades dirigidas e de forma lúdica.

É por meio da brincadeira que podemos observar a conduta da criança com os materiais e com seus colegas, as direções de pensamento que ela exerce para participar de uma brincadeira e suas habilidades na solução de problemas.

O movimento corporal é de extrema importância para o desenvolvimento humano, e nas crianças, está intimamente ligado ao desenvolvimento da inteligência.

Uma das vantagens da escola é que as atividades grupais são uma fonte rica de experiências construtivas para a criança.

É fundamental para o desenvolvimento integral da criança que ela seja estimulada com atividades de ação, interação e desafio.

Bom, agora que não temos dúvida sobre a importância do trabalho com a criança nas áreas externas da escola, vamos ver como fazer isso de forma concreta.

A hora da verdade

 

 

 

 

 

 

Só quem já passou por essa situação sabe do que eu estou falando e acredito que todos nós já passamos em algum momento.

Dentro da sala de aula está tudo muito bem, as atividades fluem de forma habitual, vez ou outra, um problema solucionável, mas quando chega a hora de sair da sala de aula, inicia-se o caos.

Criança que não entra na fila, que sai correndo, que bate no amigo, que pega e bagunça todo o material que você separou para a atividade, entre tantas outras situações.

Momentos de tensão…

No primeiro momento você fica tensa.

Pensando… O que está acontecendo? O que eu vou fazer?

E precisa respirar fundo para tentar tomar a decisão correta!

Momentos de preocupação…

Após esse primeiro “choque de realidade”, você cai em uma preocupação profunda: Eles vão cair! Alguém vai se machucar!

Momentos de culpa…

E por fim entra em uma crise de culpa: Onde eu estou errando? Eu não sei nada! Será que as outras professoras estão vendo esse caos? Que vergonha!

 

Vamos mudar esse cenário?

 

 

 

 

 

 

Garanto a você que até os mais experientes professores podem passar por isso se não seguirem esses 5 passos que serão um divisor de águas na sua vida.

5 simples passos para sair da sala de aula de forma deslumbrante!

#1 – Programe as atividades

 

 

 

 

 

Confiante ou apreensivo? Quem trabalha com crianças sabe que a tensão vem quando não se está preparado. Muitas vezes pensamos: Nossa, parecia que eles sabiam que eu não tinha preparado nada!

E realmente, a forma como nos colocamos quando não estamos preparadas já anuncia a situação para as crianças, que muito perspicazes, sabem agir de maneira a angariar para si vantagens e não se deixam enganar.

Em toda atuação perfeita, há nos bastidores um planejamento e uma organização. Com as atividades programadas você fica mais segura e consegue focar em outras necessidades do momento.

A preparação dessas atividades se dá de diversas e diferentes formas, de acordo com a instituição de ensino em que se está trabalhando e com os seus objetivos.

A programação poderá ser de forma semanal, quinzenal ou mensal. E os conteúdos poderão estar relacionados com as atividades em sala ou não.

Pesquise antes de fazer sua programação e caso o que você programou não esteja dando certo com aquela turma naquele momento, não pense duas vezes e troque as atividades, talvez em outro momento elas caiam muito bem.

O importante é ter um planejamento flexível que se encaixe perfeitamente nos seus alunos e venha de encontro com seus objetivos.

#2 – Separe os materiais

 

 

 

 

 

O tempo que você perde para separar os materiais, por menor que seja, resulta em tempo ocioso para criança.

É exatamente nesse momento que os piores problemas ocorrem, já percebeu?

A sala onde se guarda os materiais está lotada de material colorido, todos prontos para serem explorados, espalhados e gerar muita diversão, sorrisos e aprendizado.

A professora está separando e organizando um a um na certeza de que dessa forma sua atividade será perfeita.

Está imaginando esse cenário?

É quase impossível manter as crianças sentadinhas aguardando o momento da brincadeira. E cá para nós…. Será que nós ficaríamos ali sentadinhas?

Pois é…. você não precisa passar por isso!

Sabendo exatamente o que você vai fazer e tendo em mãos a relação de materiais necessários, fica fácil deixar tudo pronto e organizado.

Como cada minuto na educação infantil e precioso, vejamos algumas formas de se organizar:

– Para salas que tenham professora auxiliar de classe, enquanto a professora da sala “combina as regras” (que é o passo #3) e organiza a turma para sair da sala, a auxiliar separa os materiais e volta para ajudar no deslocamento da turma.

– Para salas que não possuem professora auxiliar de classe, a professora da sala organiza esse material antes da aula começar ou todos os dias ao final da aula, organiza os materiais para o dia seguinte.

Em ambos os casos essa ação não demora mais de cinco minutos e como vimos será de grande valia no sucesso da sua atividade.

 

#3 – Combine as regras com as crianças

 

 

 

 

 

 

 

A regra é importante para convivermos com o outro. Em nossa sociedade seguimos regras o tempo todo, e quando não o fazemos sofremos as consequências de nossos atos.

Na escola não é diferente, as crianças precisam de regras para se organizarem e melhor conduzirem suas ações.

As regras são grandes aliadas do aprendizado, desde que se saiba usar.

Algumas podem ser estipuladas pela professora e outras podem ser criadas pela própria criança.

Nesse caso, é muito mais fácil para a criança cumpri-la, já que foi ela mesma quem deu a idéia de seguir determinada regra.

Importante lembrar que a quantidade de regras deve variar de acordo com a idade da turma que se está trabalhando.

Algumas regras já são dos combinados gerais da sala e devem continuar valendo em todos os momentos, inclusive nas áreas externas, por exemplo:

  • Respeitar o amigo;
  • Ser amigo de todos;
  • Compartilhar os brinquedos;
  • Manter a sala de aula organizada;
  • Falar baixo;
  • Ouvir as histórias em silêncio;
  • Ajudar o colega;
  • Escutar os colegas;
  • Realizar as atividades em silencio;
  • Prestar atenção na professora; entre outras.

Regras importantes para área externa podem ser combinadas nesse momento, são elas:

  • Andar em fila;
  • Cuidar do material;
  • Ir ANDANDO até o local da atividade;
  • Ouvir as explicações da professora;
  • Segurar no corrimão (se houver escadas);

É fundamental que a criança saiba claramente o que você espera dela nesse espaço, para isso ela precisa ser orientada sobre o que será feito e o que a professora quer que ela faça.

Você pode e deve criar algumas ações de rotina, para facilitar essa interação com as crianças e favorecer o processo de regras.

Uma delas é utilizar uma ação para que as crianças criem uma rotina, e todas as vezes que você executar essa ação, as crianças param e voltam a atenção para você. Exemplo: Usar um apito, Pam Pam ram ram pam = pam pam ou Um, dois, três bumbum no chão.

Outra ação que contribui e muito nas áreas externas, é o fato de você criar uma rotina para todas as vezes que forem para esse espaço, assim que chegam as crianças sentem em um lugar combinado em roda para ouvirem as instruções da atividade.

Dica de ouro: Combine também o que vai acontecer com a criança que não cumprir a regra. Veja mais logo abaixo em #4 – Seja firme! As regras precisam ser cumpridas.

Ufa! Regras concluídas.

 

#4 – Seja firme! As regras precisam ser cumpridas.

 

 

 

 

 

 

O combinado não sai caro! Já ouviu essa frase?

Adoro essa frase e concordo com ela plenamente.

As regras foram combinadas e ambas as partes concordaram. Em alguns casos as crianças que criaram ou deram a idéia para uma regra.

Sendo assim, hora de cumprir o combinado!

Uma ou mais crianças podem acabar descumprindo esse combinado, nesse momento entra sua ação, que deve ser firme, porém amorosa.

As crianças que estão participando da atividade e cumprindo o combinado, não podem ser prejudicadas pelas crianças que não estão cumprindo.

Pois bem! E o que fazer?

1 – Alertar a criança que ela não está cumprindo a regra.

Se ela continuar:

2 – Avisar a ela qual regra não está sendo cumprida e informar que quem não cumprir a regra tem que sair da brincadeira. (Se você combinou isso no #3 – Combine as regras com as crianças, caso contrário, diga o que você combinou).

Se ainda assim ela continuar:

3 – Agir com relação ao fato, a criança deve sair da brincadeira porque não cumpriu a regra, e observar os amigos brincando e cumprindo as regras. Após alguns minutinhos, ela volta para brincadeira.

Tenha em mente que as ações da professora podem tanto atrapalhar como ajudar no processo de cumprir regras.

O motivo pelo qual crianças descumprem regras também está ligado ao fato de a atividade não estar de acordo para a turma, não estar sendo feita de forma lúdica e bem conduzida ou ainda não estar trazendo prazer para criança em realiza-la.

Um pouco mais sobre isso veremos no próximo passo #5 – Encante.

 

#5 – Encante

 

 

 

 

 

 

 

Você não precisa ter em mãos uma atividade inédita ou materiais absurdamente caros e incríveis.

A atuação da professora vale muito mais que tudo isso. Use todo o seu potencial, brinque com os tons de voz, faça caras e bocas, promova surpresas e extraia sorrisos.

Bom trabalho!

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Essa é uma prática possível, eu aplico e obtenho muitos resultados.

Faça você também e suba mais um degrau na sua escada de sucesso!

Me conte aqui nos comentários como está sendo a sua atuação, quais os seus maiores desafios, talvez eu possa te ajudar.

E assim que colocar em prática o que leu aqui não deixe de voltar e me contar como foi.

4 comentários em “Você tem dificuldades para sair da sala de aula e levar as crianças para o parque ou fazer uma atividade fora da sala? 5 passos para acabar de vez com esse problema.”

  1. Agradeço a equipe
    Foi de grande ajuda

    Tendo essas rotinas organizadas conseguimos ver o que está acontecendo e cada criança como está se desenvolvendo.
    Um abraço

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