As práticas Assistencialista e Educacional, caminhando lado a lado e com igual importância demonstram a Qualidade e o Comprometimento do berçário e suas berçaristas!
Veja as características de cada uma:
Assistencialista: Trata-se das questões de alimentação, sono, higiene (trocas e banho) e cuidado básico.
Educacional: Envolve uma abordagem pedagógica, com uma bagagem de atividades, exercícios, avaliações, planejamento e rotina que estimulam o bebê, favorecendo o desenvolvimento de todo o seu potencial.
Infelizmente observamos que, na maioria das escolas que atendem a faixa etária 0 a 2 anos, a prática assistencialista é bem maior ou até exclusiva. E algumas afirmam realizar a prática educacional mas se formos analisar, na prática, não há um planejamento e sim atividades isoladas e descontextualizadas que não contemplam a prática educacional com respeito.
É importante que a berçarista tenha em mente que a falta da prática educacional no berçário limita o pleno desenvolvimento do bebê, não atende a expectativa dos pais e ainda apresenta um trabalho empobrecido e de má qualidade.
As práticas Educacional e Assistencialista, têm igual importância na formação da criança e, portanto, precisam caminhar lado a lado no berçário.
Eu costumo dizer, e não me leve a mal por isso, que a prática assistencialista qualquer outra pessoa que esteja com o bebê pode realizar (avós, tios, irmãos mais velhos, etc.), apenas para alimentar e trocar fraldas, os pais não precisam, necessariamente, colocar o bebê em uma instituição educacional.
Se você como berçarista realiza a prática assistencialista com eficácia, ótimo.
Você está no caminho certo. Falta apenas acrescentar no seu dia a dia a prática educacional.
A prática educacional, deve pensar no bebê de forma individualizada, planejando atividades e traçando objetivos de acordo com o seu desenvolvimento e tendo sempre o próprio bebê como referência. Para essa prática ocorrer de maneira satisfatória e esplêndida é preciso uma profissional comprometida e consciente da sua importância e responsabilidade perante cada bebê e perante a Educação.
Ser uma Professora/Berçarista de Sucesso realmente não é para todas.
E você o que pensa?
Faça uma reflexão sobre a sua prática… Sempre podemos acrescentar, aprender, praticar, evoluir e como consequência ser mais reconhecida e respeitada.
Sabe quais são as desculpas que eu mais ouço sobre essa questão?
– Não tenho tempo
– Não tenho ajuda
– Não tenho conhecimento
Acredite, em todas as profissões existem problemas!
Se você é a profissional do berçário, você precisa colocar em prática as soluções desses problemas.
Não se esconda atrás de desculpas e “problemas”.
Você é capaz!
Forte Abraço,
Vivian Mazzeo
Nossa foi uma retomada de consciência . O importante é para frente e avante!!!!
Olá Joana! Que bacana! Isso mesmo! 👏👏👏👏
Trabalho em creche, com crianças de 0 à 4 anos , tenho feito alguns cursos para adquirir mais conhecimento e adequa as atividades pedagógica de forma que contribuem para a aprendizagem das crianças e bebês .
O assistencialismo e o cuidado básico.
As práticas educacional e ensinar os bebês e crianças com planejamentos e atividades pedagógica que estimula os desenvolvimento das crianças em evolução das fases, no processo diário, observando o desenvolvimento e aprendizagem de cada um sem fazer comparações pois cada criança tem seu tempo.
Olá Arlene! Que ótimo. Participe das nossas lives todas as quintas 20h no instagram @vivianmazzeo_bebeativo
Quando comecei a trabalhar no berçário,pensei que se tivesse uma auxiliar para cuidar da prática assistencialista nós professores teríamos mais tempo para trabalharmos o pedagógico com os bebês,porém ao longo do curso ,descobri que colocando em prática o conhecimento , podemos fazer o melhor .
Olá Cassiany! Perfeito 👏👏👏👏
Infelizmente a maioria dos pais em creches públicas desconhecem essa realidade.
Olá Andrea.
Não é apenas na escola pública… Por isso são importantes reuniões de pais! 😘
Como eu já trabalho na areá da educação, essas informações só veio reforçar o que eu já sabia.
\0/ Show
Quando começei a trabalhar na creche pensava que a prática era tudo,e é uma responsabilidade muito grande, lá vc faz um pouco de tudo,não é só cuidar e educar.Todas somos capazes de fazer um bom trabalho,temos que elogia sempre e incentivar sempre.
Claro que todas nós podemos fazer um bom trabalho desde que tenha conhecimento ou esteja disposta a aprender. 🙂
Quando comecei meu trabalho na creche pensava que a prática assistencialista era tudo o que eu tinha a fazer , porém depois de algumas leituras percebi que o cuidar e educar estão de mãos dadas. O artigo enfatizou ainda mais esse aspecto.
Perfeito. Exatamente isso! Bj
Berçário 1 – 6 bebês 4 a 9 meses para 2 educadoras
Berçário 2 – 12 bebês 1 ano para 2 educadoras
Maternal 1 – 12 crianças 2 anos para 1 educadora e 1 estagiária
Maternal 2 – 15 crianças 3 anos para 1 educadora
Procuro sempre elogiar meus alunos, parabéns vc acertou, que desenho lindo, como vc está linda hoje, muito bem lavou as mãos direitinho.
Legal Vilma… Sobre o elogio, veja esse artigo https://bebeativo.com.br/como-voce-elogia-seu-aluno-voce-sabia-que-o-modo-como-alguns-professores-fazem-isso-pode-estar-prejudicando-o-desenvolvimento-da-crianca/
A minha sala temos 27 crianças bem pequenas de 1 ano a 8 meses a 2 anos de idade somos em três educadoras