Podemos usar a televisão no berçário com crianças de 0 a 2 anos?

Esse é um questionamento que alguns pais fazem e que nós professores precisamos refletir, entender e adequar a cada realidade.

Sempre foi muito comum ver televisão nas escolas, mas de uns tempos para cada a quantidade de tela é cada vez maior, são celulares, tablets, notebooks, entre outros.

Alguns questionamentos são importantes para reflexão do assunto:

1. O que a criança poderia estar fazendo ao invés de estar em frente a uma tela?

É preciso que o professor reflita se não há outra forma, principalmente usando o corpo, explorando, experimentando de aprender o conteúdo ou tema proposto, que não seja com a televisão.

2. Em que e como essa criança será estimulada por meio da tela, o que ela realmente aprende ali?

Será que a criança de 0 a 2 anos realmente aprende alguma coisa em frente à televisão? Se estivesse vivenciando e explorando ela não aprenderia mais do que apenas vendo a tela?

3. Com níveis de atividade física cada vez mais baixos no nosso país e em contrapartida os níveis de obesidade infantil cada vez mais altos, o que estamos fazendo para estimular bons hábitos de saúde e atividade física em nossos alunos?

O nosso papel na formação de cidadãos e formação de hábitos é muito importante. Estamos usando esse poder e influência realmente da melhor maneira?

Bom… poderia colocar uma lista imensa aqui, mas acredito que esses são os 3 pontos chave.

Isso levando em consideração o professor que está trabalhando e buscando o melhor para seus bebês (alunos), nem vamos abordar aqui os que por ventura utilizem a televisão apenas para passar o tempo sem nenhuma proposta ou intervenção.

Alguns professores relatam salas lotadas e poucos funcionários e acabam lançando mão desse recurso como forma de entreter as crianças para realizar alguma ação necessária como banho, arrumação das camas ou entrada e saída quando o número de funcionário e reduzido, acredito que cada caso precisa ser analisado individualmente e lembrar que não podemos nos esconder atrás de problemas e sim buscarmos solução. Principalmente para beneficiar e melhorar as condições assistencialista e educacionais dos bebês.

A Sociedade Canadense de Pediatria, segundo o médico João Guilherme Alves, recomenda que crianças abaixo dos 2 anos não utilizem aparelhos com tela e permaneçam menos de uma hora em berço ou cadeiras enquanto acordadas.

Para as que têm entre 2 a 4 anos, a orientação é de uma hora de tela por dia. “Quando não estão dormindo, elas devem ter menos de uma hora, em berço ou cadeira”, adverte o médico.

Ciente dessa informação é preciso que professores e família estejam cada vez mais próximos e parceiros no processo educacional e que ambos revejam suas ações pensando sempre na criança e no seu bem-estar e desenvolvimento.

A SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP), recomenda:

  • O tempo de tela para crianças de 0 a 2 anos deve ser ZERO.
  • Limitar o tempo de exposição às mídias ao máximo de 1 hora por dia, para crianças entre 2 a 5 anos de idade.
  • Estimular atividade física diária por uma hora.

Quais as suas reflexões sobre o tema? Como funciona na sua escola?

Deixe seu comentário abaixo.

Beijo

Vivian Mazzeo

Referências:

http://revista.algomais.com/bem-estar/algomais-saude/era-dos-bebes-sedentarios

http://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2016/11/19166d-MOrient-Saude-Crian-e-Adolesc.pdf

 

6 comentários em “Podemos usar a televisão no berçário com crianças de 0 a 2 anos?”

  1. Não vejo problemas em ter uma televisão na sala do berçário, desde que usamos em tempos e de modos adequados…pois ao assistir TV, os pequeninos também aprendem muito, além da diversão e prazer, podemos incluir durante nossas atividades, explorando vários conteúdos…

    Responder
    • Olá Valquíria… Tem algumas informações que vão além de opinião. Precisamos seguir as orientações da OMS e da SBP. Bj

      Responder
  2. Trabalho no berçário 2(12 a 24meses) com 15 crianças, temos um tempo de 20 minutos de vídeo por dia, mas não é obrigatório. Então eu e as outras 3 educadoras damos prioridade as brincadeiras,que na nossa opinião ajudam muito mais a conviverem e se desenvolverem, tv eles tem em casa.

    Responder
  3. Não acho necessário uma televisão na sala do berçário! Eu particularmente não uso, único aparelho que tenho em sala é aparelho para tocar músicas!

    Responder

Deixe um comentário