ATIVIDADES PARA BEBÊS DE 0 A 1 ANO

A partir dos trabalhos de Denis e Najarian sabe-se que um meio físico e social apedagógico, embora afetivamente caloroso, acarreta, assim como os déficits sensoriais, atrasos do desenvolvimento, a atividade própria da criança não sendo estimulada por objetos capazes de incitá-la e de mantê-la.

Otimizar o tempo do bebê dentro da escola com atividades que ensinam, acompanham e estimulam seu desenvolvimento é essencial para um trabalho de qualidade e responsabilidade educacional.

De acordo com Meur (1991), a Psicomotricidade é a capacidade de movimentar-se com intencionalidade, de tal forma que o movimento pressupõe o exercício de múltiplas funções psicológicas, memória, atenção, raciocínio, discriminação, etc. O estudo da psicomotricidade centraliza-se nos processos de controle do jogo de tensões e desconcentrações musculares que, em última análise viabiliza o movimento. Esse controle é estudado na sua relação como processos cognitivos e afetivos.

O corpo, o movimento e a ação são os elementos básicos do nosso conhecimento e compreensão do mundo.

Conheça agora algumas atividades para realizar com os bebês de acordo com a idade e o seu desenvolvimento.

Atividades para bebês de 0 a 3 meses

DESCONTRAÇÃO GLOBAL

Colocar o bebê em decúbito dorsal. Com batidinhas leves e regulares no tronco e nos membros alcançar o relaxamento dos braços, pernas, nuca e costas.

Objetivo: Familiariza-se com o bebê fazendo com que ele se habitue além de evitar que adquira insegurança no momento das atividades.

MOVIMENTOS ABDOMINAIS

Colocar o bebê em decúbito dorsal. Passar uma escovinha macia sobre o abdômen, uma série de traços precisos em volta do umbigo. Cada passagem provoca uma contração abdominal. Importante após cada traço esperar pela contração abdominal.

Objetivo: Fortalecer a musculatura abdominal.

 

Atividades para bebês de 3 a 6 meses

TRANSVERSAL NO ROLO

O bebê no chão ajoelhado de frente para o rolo grande. Conduzir o bebê para que ele apoie o peito atravessado no rolo, colocar um brinquedo a sua frente. Fazer o bebê perceber que o movimento do rolo permitirá que alcance o brinquedo. Segurar pelos joelhos e pelo bumbum fazendo rolar suavemente. Atenção, pois se trata de um jogo, o movimento deve ser feito devagar, dar tempo para que ele sinta e encontre o equilíbrio.

Objetivo: Preparar a musculatura dos braços e das costas para o engatinhar.

ABDOMINAIS NA BOLA

Colocar o bebê em decúbito dorsal sobre a bola. Flexionar as pernas do bebê movendo a bola para frente e para trás para que ele levante a cabeça, segurando pelas coxas. Objetivo: Fortalecer a musculatura abdominal.

 

Atividades para bebês de 6 a 9 meses

CARRINHO DE MÃO

Colocar o bebê com apoio das mãos sobre o chão. Segurando o bebê pelas coxas e joelhos até chegar ao tornozelo, de acordo com a sua força. Fazer com que ele se desloque para frente com o apoio das mãos.

Objetivo: Desenvolver a musculatura peitoral e dorsal.

LANTERNA

Colocar o bebê sentado. O bebê tem que acompanhar com os olhos o espaço onde o ponto luminoso passa. Ele tenta “pegar” o ponto de luz, o que possibilita também o trabalho de coordenação motora.

Objetivo: Explorar a coordenação visual e espacial.

 

Atividades para bebês de 9 a 12 meses

SENTADO E EM PÉ

Sentar a criança num banquinho. Segurar o bebê levemente pelo tórax e pela pelve, ele levantará o corpo com o apoio da mão no andador ou outro objeto de apoio.

Objetivo: Favorecer a passagem da posição sentado para a posição em pé.

 EM PÉ COM OBJETO

O bebê em pé. Ofereça um brinquedo ora na direita, ora na esquerda e estimule para que o bebê transfira o peso de uma perna para outra. A capacidade de transferir o peso de uma perna para outra é fundamental na ação de caminhar.

Objetivo: Equilíbrio.

 

Algumas observações importantes:

– Realize as atividades de forma individual por 5 a 15 minutos com cada bebê.

– Não foque apenas na idade para selecionar as atividades, observe também o desenvolvimento e as características individuais de cada bebê.

– Realize os movimentos ao mesmo tempo que interage com o bebê, ele precisa sentir segurança, afeto e estar feliz.

Para baixar o e-book com essas atividades e as fotos de cada uma delas, clique AQUI

Gostou das atividades? Você já conhecia ou faz assim na sua escola? Conta para mim nos comentários.

Beijo

Vivian Mazzeo

9 comentários em “ATIVIDADES PARA BEBÊS DE 0 A 1 ANO”

  1. olá, peguei seu site para colocar como exemplo em meu perfil do instagram!

    Caso voces tiverem instagram, me avisa que estarei marcando voces!

    Adorei o site!

    Responder
  2. Que legal, não conhecia todos esses movimentos, mas sempre, até mesmo nas brincadeiras estou fazendo massagens nos bebês. Esses objetivos seria os mesmos da shantala?

    Responder

Deixe um comentário