Esse é um questionamento que alguns pais fazem e que nós professores precisamos refletir, entender e adequar a cada realidade.
Sempre foi muito comum ver televisão nas escolas, mas de uns tempos para cá a quantidade de tela é cada vez maior, são celulares, tablets, notebooks, entre outros.
Alguns questionamentos são importantes para reflexão do assunto:
1. O que a criança poderia estar fazendo ao invés de estar em frente a uma tela?
É preciso que o professor reflita se não há outra forma, principalmente usando o corpo, explorando, experimentando de aprender o conteúdo ou tema proposto, que não seja com a televisão.
2. Em que e como essa criança será estimulada por meio da tela, o que ela realmente aprende ali?
Será que a criança de 0 a 2 anos realmente aprende alguma coisa em frente à televisão? Se estivesse vivenciando e explorando ela não aprenderia mais do que apenas vendo a tela?
3. Com níveis de atividade física cada vez mais baixos no nosso país e em contrapartida os níveis de obesidade infantil cada vez mais altos, o que estamos fazendo para estimular bons hábitos de saúde e atividade física em nossos alunos?
O nosso papel na formação de cidadãos e formação de hábitos é muito importante. Estamos usando esse poder e influência realmente da melhor maneira?
Bom… poderia colocar uma lista imensa aqui, mas acredito que esses são os 3 pontos chave.
Isso levando em consideração o professor que está trabalhando e buscando o melhor para seus bebês (alunos), nem vamos abordar aqui os que por ventura utilizem a televisão apenas para passar o tempo sem nenhuma proposta ou intervenção.
Alguns professores relatam salas lotadas e poucos funcionários e acabam lançando mão desse recurso como forma de entreter as crianças para realizar alguma ação necessária como banho, arrumação das camas ou entrada e saída quando o número de funcionário e reduzido, acredito que cada caso precisa ser analisado individualmente e lembrar que não podemos nos esconder atrás de problemas e sim buscarmos solução. Principalmente para beneficiar e melhorar as condições assistencialista e educacionais dos bebês.
A Sociedade Canadense de Pediatria, segundo o médico João Guilherme Alves, recomenda que crianças abaixo dos 2 anos não utilizem aparelhos com tela e permaneçam menos de uma hora em berço ou cadeiras enquanto acordadas.
Para as que têm entre 2 a 4 anos, a orientação é de uma hora de tela por dia. “Quando não estão dormindo, elas devem ter menos de uma hora, em berço ou cadeira”, adverte o médico.
Ciente dessa informação é preciso que professores e família estejam cada vez mais próximos e parceiros no processo educacional e que ambos revejam suas ações pensando sempre na criança e no seu bem-estar e desenvolvimento.
A SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP), recomenda:
- O tempo de tela para crianças de 0 a 2 anos deve ser ZERO.
- Limitar o tempo de exposição às mídias ao máximo de 1 hora por dia, para crianças entre 2 a 5 anos de idade.
- Estimular atividade física diária por uma hora.
Quais as suas reflexões sobre o tema? Como funciona na sua escola?
Deixe seu comentário abaixo.
Beijo
Vivian Mazzeo
Referências:
http://revista.algomais.com/bem-estar/algomais-saude/era-dos-bebes-sedentarios
http://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2016/11/19166d-MOrient-Saude-Crian-e-Adolesc.pdf
Creche pública é muito difícil abordar isso, acham que temos que aceitar como fazem (já que é gratuito), queria saber se existe algo mais efetivo, reclamar na secretária de educação, por exemplo, pq o conteúdo não é para interagir/educar, mas apenas para distrair as crianças pela falta de mais funcionários.
Olá, Deh!
Perfeita colocação. Deve solicitar uma explicação na Secretaria de Educação, sim!
Existe alguma intervenção efetiva que possa ser feita, por exemplo, uma denúncia no MP sobre o uso de telas para crianças menores de 2 anos e ainda com conteúdo sem relevância (ex: galinha pintadinha)?
Olá, Deh!
A primeira coisa a ser feita é uma reunião com a gestão da escola apresentando o documento da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) sobre o assunto.
Sou alemão. Na Alemanha, TV é proibido em creches e jardins de infância (segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde). Ficei triste quando vi que tem televisão nas creches no Brasil. Tem até televisão na sala da espera da pediatra da minha filha.
Puxa, que bacana saber disso…
Obrigada pelo comentário 🙂
Como foi dito isto vai além de opiniões , mas aqui é para isso eu nunca usei com minha filha , e agora que ela esta na creche fica exposta , eu estou buscando recursos para falar com a diretora , minha pequena esta estressada pois fica num bebê conforto assistindo desenho.
Sempre falam que podem ser usados de forma a unir com algo criativo , mas na minha opiniao galinha pintadinha nao é educativo , e nunca vi professoras usar outros desenhos educativos ( o que acredito que exista professores que usam) , porém nao acho que um bebe precise disso, e sim de estímulo. Nem que seja ficar solto em sala de aula explorando objetos que poderiam ser colocados em alguns planos de altura . porém dificil abordar isso em uma escola.
Olá, Nataly!
Perfeito! Converse com a escola a fim de entender se o(a) professor(a) que está trabalhando buscou o melhor para sua bebê ou se por ventura utiliza a televisão apenas para passar o tempo sem nenhuma proposta ou intervenção 🙂
Não vejo problemas em ter uma televisão na sala do berçário, desde que usamos em tempos e de modos adequados…pois ao assistir TV, os pequeninos também aprendem muito, além da diversão e prazer, podemos incluir durante nossas atividades, explorando vários conteúdos…
Olá Valquíria… Tem algumas informações que vão além de opinião. Precisamos seguir as orientações da OMS e da SBP. Bj
Concordo com a Valquíria, na creche a tempo para tudo, e quando fazemos o pedagogico sobra tempo ocioso, então poderia esses pediatras vir assistir uma aula em creche e ver que usamos todos os campos de conhecimento e que a teve tbm se encaixa no campo, e assim a criança também está desenvolvendo a concentração e assistindo coisas pertinentes a sua faixa etária, já na casa sim eles assistem para o adulto fazer o que necessitando, na creche e usada como mais uma ferramenta pedagógica
Trabalho no berçário 2(12 a 24meses) com 15 crianças, temos um tempo de 20 minutos de vídeo por dia, mas não é obrigatório. Então eu e as outras 3 educadoras damos prioridade as brincadeiras,que na nossa opinião ajudam muito mais a conviverem e se desenvolverem, tv eles tem em casa.
Parabéns pela decisão. Bj
Não acho necessário uma televisão na sala do berçário! Eu particularmente não uso, único aparelho que tenho em sala é aparelho para tocar músicas!
Legal Neusa! Beijo