Como montar um Projeto para o Berçário e Educação Infantil?

Segundo o dicionário, Projeto, nada mais é, do que a descrição escrita e detalhada de um empreendimento a ser realizado; plano, delineamento, esquema.

No caso da escola construímos projetos para favorecer o aprendizado e a vivência da criança dentro de um tema ou data comemorativa.

Algumas professoras e escolas gostam de trabalhar com projetos e outras nem tanto, se na sua escola você não usa projeto, fica a seu critério.

O fato é que se você for fazer um projeto, vai querer que ele seja bem elaborado e por isso estou aqui, para te ajudar nessa tarefa.

Tudo depende do tema, da duração e da importância do projeto no seu planejamento, é a partir daí que você vai decidir quais etapas precisam constar no seu projeto e quais não são importantes.

Além disso você também pode acrescentar as etapas que desejar, de acordo com a sua necessidade.

O modelo abaixo é apenas uma sugestão!

Etapas do Projeto:

1. Escolha um tema e/ou título

Essa é a primeira etapa do projeto.

Se for possível (depende da idade dos seus alunos) é bacana eles participarem dessa escolha e terem a oportunidade de expor o que gostariam de aprender.

 Se não for possível, no berçário, por exemplo, procure um tema que atenda toda a sua turma que pode ser de 4 meses a 2 anos, mesmo que você precise fazer atividades diferentes de acordo com a idade, mas o tema central fica igual para todos.

Fica mais fácil para você seguir a linha de raciocínio e avaliação.

2. Defina os objetivos

Assim que o tema está definido, automaticamente você estará com os objetivos em mente.

Procure detalhar bem os objetivos e separar por idade se for o caso.

Uma dica para definir objetivos é pensar no “problema”, os objetivos são as soluções desses problemas.

3. Identifique os responsáveis e os participantes

Deixe claro quem são os responsáveis pelo projeto, o que cada pessoa precisa fazer, inclusive com datas e prazos, e em qual turma e idade será desenvolvido.

4. Determine os recursos disponíveis

Relacione todos os materiais necessários para o seu projeto desde papelaria até materiais pedagógicos e brinquedos.

Depois verifique se há disponível na escola, ou será possível comprar ou pedir para os pais. Assim você já elabora esse pedido ou busca uma forma de substituição desse material.

 5. Construa um cronograma detalhado

Quanto tempo vai durar o seu projeto? A duração de um projeto pode ser de um dia, uma semana, um mês, um bimestre, um trimestre, um semestre ou até mesmo um ano letivo.

 Definida a duração do projeto elabore o cronograma detalhado onde você vai relacionar cada etapa, quando acontece cada atividade, e todas as datas do projeto.

 6. Justificativa

Por que esse projeto vai ser desenvolvido?

Por que ele é importante para as crianças?

O que fez você escolher esse tema?

Quais seus desejos e anseios com o projeto?

Você ainda pode colocar alguma referência bibliográfica para justificar ou algum fato histórico (se for o caso).

7. Descreva o projeto

Todas as informações do projeto, o que vai ser falado para as crianças, o que você pesquisou, seus insights durante a elaboração, enfim, o corpo do projeto.

Não esqueça de citar todas as referências bibliográficas que utilizar.

 8. Atividades

Aqui você vai citar ou escrever detalhadamente, como for melhor para você, todas as atividades que você irá realizar com as crianças dentro do projeto.

9. Mantenha todos atualizados

É muito importante que todos da escola (professores, coordenação, direção e demais funcionários) saibam sobre o seu projeto, mesmo que seja apenas o nome, assim como os pais dos alunos.

 10. Desenvolvimento e ajustes

Desenvolva o projeto conforme o planejado, mas tenha em mente que ajustes quase sempre são necessários e não há nenhum problema nisso.

Faça os ajustes que precisar, só não esqueça de acrescentar no seu projeto o que foi ajustado e por que foi preciso o ajuste.

 11. Monitore o progresso

Acompanhe se os objetivos que você determinou estão sendo atingidos e mantenha os olhos atentos no aprendizado e desenvolvimento dos alunos.

 12. Avaliação

Elabore uma ficha de avaliação contendo o que você espera (de acordo com a faixa etária e tema do projeto) que ao final do projeto a criança tenha aprendido, qual desenvolvimento é esperado.

Assim, depois você tem parâmetros para avaliar o antes e o depois.

 13. Documente

Faça anotações de tudo relacionado ao desenvolvimento, ações e reações de cada criança.

 14. Registre

Esse registro pode ser:

Da própria criança (escrita, expressão com tinta, escultura com argila, etc.)

Fotos

Filmagens

Da coordenadora

* Se tiver todos melhor ainda

 15. Finalização

Elabore um encerramento do seu projeto, não precisa ser um evento ou algo grande, pode ser simples e assim fica mais claro para as crianças e para os pais.

A produção da criança no projeto pode ser enviada para casa com um texto seu explicando sobre ele.

E por último e não menos importante divulgue o seu projeto. Coloque nas redes sociais, compartilhe com amigas, exponha em reuniões pedagógicas da sua escola, fale na reunião de pais… enfim!

Mostre para as pessoas o seu trabalho e você ainda tem a oportunidade de ajudar outras profissionais com a sua prática.

UFA! Terminamos…

E aí, o que você achou? É assim que você faz?

Se tiver outras ideias que eu não coloquei no texto ou quiser compartilhar conosco o seu modelo de projeto, coloque abaixo nos comentários.

Beijo

Vivian

 

 

 

20 comentários em “Como montar um Projeto para o Berçário e Educação Infantil?”

  1. Gostei das dicas.
    Eu trabalho no berçário e tenho o projeto leitura.Onde a criança leva a pasta com o livro é a mãe descreve qual a reação da criança.
    Foi muito bom .

    Responder
    • Muito bom, aprimorar em projetos com temas relevante a escolha pedagógica a frente ,analisando a necessidade de cada situação das crianças

      Responder

Deixe um comentário