Bola Suíça no Berçário

A Bola Suíça foi desenvolvida em 1963 por Aquilino Cosani, um fabricante italiano de plásticos. Ele aperfeiçoou um processo de moldagem de plástico resistente à perfuração em grandes bolas.

Estas bolas, então conhecidas como “Pezzi bolas”, foram utilizados pela primeira vez em programas de tratamento de recém-nascidos e lactentes por Mary Quinton, uma fisioterapeuta britânica que trabalhava na Suíça.

Mais tarde, a Dra. Susanne Klein-Vogelbach, diretora da Escola de Fisioterapia em Basileia, Suíça, integrou o uso da Bola Suíça como terapia para o desenvolvimento de tratamento neurológico. Baseado no conceito de “cinética funcional”, Klein-Vogelbach defendeu o uso da bola para técnicas de tratamento a adultos com problemas médicos ou ortopédicos.

O termo “Bola Suiça” foi utilizado quando fisioterapeutas americanos começaram a utilizar essas técnicas na América do Norte, em 1989 por Joanne Posner-Mayer, depois de testemunhar os seus benefícios na Suíça.

Fonte: fisioterapia.com

Como escolher a bola ideal para o seu Berçário?

A bola suíça também é conhecida como fitball, bola de Bobath, bola de pilates e gymnastic ball e é comercializada em vários tamanhos, os mais comuns são:

55 CM – P
65 CM – M

 

75 CM – G

 

Tamanho:

A bola de 55cm tem a base muito pequena para colocar o bebê, por isso eu não recomendo usar essa.

Já as bolas de 65cm e 75cm são ótimas e não faz muita diferença, para o bebê, usar uma ou outra.

Mas tem outra questão a se considerar, quanto mais alta você for maior precisa ser a bola para que você não fique com as costas muito curvada. Assim, quanto maior a bola, maior o conforto de quem está estimulando o bebê.

Marca:

Essas bolas das fotos acima são da marca Domyos, eu particularmente uso essa marca e nuna tive problema, mas tem outras marcas no mercado.

Especificações Técnicas:

Essas das fotos suportam até 110Kg,

Elas são fabricadas e testadas para suportar 300kg mas o fabricante recomenda até 110Kg. Para os bebês não faz muita diferença pois eles são bem leves, mas o legal é que dependendo do seu peso e da marca da bola que você utilize, você pode sentar na bola com o bebê no colo.

Fique atenta pois cada fabricante utiliza uma tecnologia e algumas informações podem ser diferentes, por isso leia sempre as informações técnicas antes de comprar.

Outra dica importante e que essa marca tem é comprar uma bola com a tecnologia anti burst, que faz com que a bola esvazie lentamente se furada, dando tempo para que você tire a criança de cima da bola, sem riscos de acidentes.

Quais os benefícios de trabalhar com a bola suíça no berçário?

Desenvolver na criança:

  • Equilíbrio
  • Lateralidade
  • Autoconfiança
  • Segurança e confiança na professora
  • Fortalecimento da musculatura
  • Novas posturas corporais

Tudo isso brincando e dando risadas. Proporcionando momentos para a criança aprender, se desenvolver e brincar ao mesmo tempo.

Quais atividades realizar com a bola suíça no berçário?

Para bebês de 0 a 12 meses:

As atividades abaixo são indicadas para bebês de 0 a 12 meses, de acordo com o desenvolvimento de cada bebê, respeitando suas características e necessidades individuais.

 

SENTAR NA BOLA

Colocar o bebê em decúbito dorsal sobre a bola

Segurando as coxas do bebê, rolar lentamente a bola para frente e para trás para um lado e para outro, até ele sentar sobre a bola através da inclinação do corpo sobre ela.

Objetivo: Preparar para o sentar. Treinar a sustentação do tronco

 

 

 

 

 

ABDOMINAIS NA BOLA

Colocar o bebê em decúbito dorsal sobre a bola.

Flexionar as pernas do bebê movendo a bola para frente e para trás para que ele levante a cabeça, segurando pelas coxas.

Objetivo: Fortalecer a musculatura abdominal.

 

 

 

MOVIMENTOS DORSAIS – Mão na Bola

Segurar o bebê contra si, uma das mãos segurando os joelhos e a outra o peito do Bebê.

Inclinar o bebê em direção a bola até que ele apoie as mãos sobre ela e faça um pequeno esforço para erguer o corpo.

Objetivo: Fazer com que o bebê sinta o apoio do corpo nos braços fortalecendo a musculatura.

 

 

 

 

MOVIMENTOS DORSAIS – Corpo na Bola

Apoiar o bebê em decúbito ventral sobre a bola.

Rolar a bola para frente e para trás segurando o bebê pelo bumbum dando apoio a pelve. Com um brinquedo chamar atenção para que ele levante a cabeça a nuca e as costas e ficar apoiado nas mãos.

Objetivo: Fortalecer a musculatura das costas e da nuca.

 

Você pode e muitas vezes deve realizar as atividades acima com as crianças maiores de 12 meses, sempre respeitando a individualidade e necessidade de cada bebê.

Para bebês com mais de 12 meses:

 

APOIO

Com os bebês que estão aprendendo a andar ou já andam pode-se segurar na bola como apoio móvel para ficar em pé, nesse caso eles precisam de ajuda para a bola não sair rolando ou coloca-se uma base para fixar a bola.

 

 

 

 

 

CAMINHANDO

Se o bebê já anda bem, com firmeza, deixe que ele brinque rolando a bola e caminhando com ela. Objetivo: Nesse caso vai trabalhar tanto o equilibrio como o controle da força, para empurrar e para não deixar ela escapar das mãos.

 

 

 

PEGA PEGA

Outra atividade para os bebês que já andam é fazer um pega pega com a bola, funciona assim: a professora vai rolando a bola atrás das crianças e tenta pegar (encostando a bola na criança) quem for pego vai junto com a professora pegar os amigos. Objetivo: Organização temporal e habilidade motora de locomoção.

TAPETE PARA BOLA

Combinar um comando com as crianças para que elas deitem no chão, nesse momento a professora vai passando a bola por cima da criança. Pode ser a professora sozinha ou ajudada pelas outras crianças. Enquanto passa a bola na criança conversa sobre as partes do corpo, pede para a criança empurrar a bola com a mão, depois com o pé, etc.

Objetivo: Tonicidade, Lateralidade, Esquema corporal.

 

TREME TUDO

Inentivar a criança a bater na bola. Pode ser individual ou várias ao mesmo tempo.

É um excelente escape para emoções, já que bater na bola pode e no amigo não.

Além disso trabalha força de membro superior.

 

 

 

Dicas para realizar as atividades de estimulação psicomotora, usando a bola suíça  com os bebês:

  • Leia algumas vezes a explicação da atividade e vá mentalizando o movimento;
  • Faça as primeiras vezes com uma boneca;
  • Quando estiver se sentindo segura, pegue o bebê, e se for a primeira vez dele na bola, sente com ele e brinque um pouco sem intenção de atividade, apenas para que ele se acostume com o material;
  • Realize o movimento de forma firme e segura.

Agora conta pra mim nos comentários:

Você tem a bola na sua escola?

Quais atividades você realiza com a bola?

Beijo

Vivian Mazzeo

21 comentários em “Bola Suíça no Berçário”

  1. Bom dia Vivian
    Na minha Escola têm 🖒
    No início do ano tentei trabalhar com a bola…mas a maioria dos bebês ficaram com medo…vou tentar novamente…adorei as dicas…obrigada😘😘

    Responder
    • No começo eles ficam mesmo. Precisam ter confiança em você e depois adquirem com a bola. Tenta sim, depois me fala como foi. Beijo

      Responder
  2. Tenho a bola pois comprei achando necessário o investimento , usei e consegui excelente resultados no B1. Suas explicações foram úteis , agora vou melhorar mais ainda.

    Responder

Deixe um comentário