Pare de chorar! Posso dizer a uma criança?

Quem nunca sentiu-se pior do que já estava quando um adulto lhe disse: “pare de chorar!”?

Por outro lado quem nunca disse: “pare de chorar!” para uma criança que atire a primeira pedra.

Há pessoas que dizem pois o barulho as incomoda ou ainda as que querem resolver o problema da criança da sua forma, aquele pronto passou, mas na verdade nada passou para a criança.

De qualquer forma, considero um “crime” quando a professora pede para a criança parar de chorar. Pense comigo. Imagine aquele dia que você está mega triste, pois aconteceu algo ruim com você, ou às vezes você se pega chorando e nem sabe o porquê. Você que é mulher… Provavelmente já passou por isso, não é mesmo?!

Em algum momento da sua vida você já chorou e falou: “meu Deus, por que será que eu tô chorando sem parar? O que é isso?”. As pessoas olharam pra você e perguntaram: “o que tá acontecendo? Por que tá chorando?” E você nem soube explicar. Você que é adulta, casada, com filhos, profissional do berçário, ou babá, mãe… não importa, você já deve ter passado por isso.

Agora imagine o que essa situação significa para um pequenino?

Então o que a gente deve falar?

Diga: “olha, eu sei que você está triste, mas eu quero te ajudar. O que aconteceu?”

E tente nomear os sentimentos da criança, pois ela não sabe falar “eu tô triste, eu tô bravo” ou “eu tô irritado”. Você conseguir saber que “eu estou triste” é uma coisa, que “eu tô bravo é outra coisa, e que “eu tô …” é outra coisa…ok.

Isso é porque nós conseguimos nomear sentimentos, mas a criança não! Ela não tem a menor noção do que são esses sentimentos, muito menos a diferença entre eles. Você deve começar a nomear esses sentimentos para que a criança aprenda gradativamente a se expressar e para que você possa ajudá-la.

Então nunca diga para uma criança parar de chorar. Você pode falar assim: “olha, eu quero conversar com você. Tente parar para você me ouvir”.

Perceba que é outra situação. Ao falar assim, você não está deixando de dar importância para o choro, você vai legitimar aquele choro. Você o aceita. Ao mesmo tempo faz com que ela entenda que se parar, ela vai conseguir te escutar e você vai poder ajudá-la. É um outro tipo de pare, é um pare que ajuda, ensina e acolhe.

Imagine uma criança que está nas mãos de uma pessoa que não tem esse conhecimento que abordamos aqui, ela sofre! A criança que tem a oportunidade de estar com pessoas que têm esse conhecimento consegue se desenvolver muito melhor do que outras cujos cuidadores não têm.

Nosso objetivo é ajudar professores, sim, mas também temos como objetivo acalentar o coração das nossas crianças. É termos crianças mais felizes, é pensarmos nas nossas crianças como o futuro do nosso país!

E para isso não adianta eu pensar só no meu aluno e você pensar só no seu aluno, nós temos que pensar em todas as crianças.

Se o seu aluno ainda não fala, use figuras que representam emoções ensine sobre caras, caretas e sentimentos, assim eles poderão entender e apontar o que sentem antes mesmo de conseguir verbalizar.

Alguns exemplos de atividades que abordam sentimentos, caras e caretas:

Prô Maira Borges
Prô Francieli

Se os seus alunos já falam ou estão começando a falar além dessa forma com figuras, fale bastante, repita e nomeie pessoas e sentimentos para que eles possam aprender.

Dar oportunidade para a criança falar e demonstrar sentimento é uma forma de respeito e amor que deve ser praticada na escola e em casa, em todos os lugares, por todas as pessoas e com todas as crianças.

As crianças precisam e merecem e você profissional do Berçário e da Creche e a pessoa que sabe e pode fazer mais e melhor. O que nos valoriza como profissionais da educação é justamente nosso conhecimento e atitudes que devem ser diferentes do que a maioria das pessoas faz. Fuja do senso comum. Saia do médio, do medíocre.

Você é e pode mais!

Espero que você tenha gostado!

Beijo

Vivian Mazzeo

4 comentários em “Pare de chorar! Posso dizer a uma criança?”

  1. PARABÉNS por compartilhar seus conhecimentos. estou sempre atenta as suas publicações,seu diferencial o que é super importante e que vc expõe o problema e ainda traz a solução é isso es fundamental. pois tem pessoas que só diz não faça isso e não explica o motivo muito menos indica a resolução. Parabéns e obrigada .bj

    Responder

Deixe um comentário