O tema de hoje é relativamente novo e talvez muitas pessoas nunca ouviram falar, porém, o mindset está presente em todas as áreas da nossa vida, seja na vida pessoal, com os filhos, esposo e amigos; seja na vida profissional, no relacionamento com a direção, coordenação, colegas de trabalho e até mesmo com os alunos.
O conhecimento do mindset na vida de um professor pode ajudar muito no dia a dia, e com certeza fará muita diferença na formação dos seus alunos.
Antes de aprofundar quero fazer uma pergunta para reflexão: você acredita que é possível mudar o nível de inteligência de uma pessoa? (Não estou falando sobre aprendizado, mas sim a inteligência).
O tema é baseado no livro Mindset: A nova psicologia do sucesso, escrito por Carol Dweck e traduzido para português por S. Duarte.
O que é o mindset?
O mindset pode ser definido como a maneira que você vê o mundo, como enxerga os acontecimentos e as situações ao seu redor.
Não entendeu? Calma, vou explicar com um exemplo:
Alguém está dirigindo e tem um acidente de colisão; a pessoa tem duas opções de reação:
- Xingar e se culpar, por ter ocasionado a colisão, além de reclamar pelos prejuízos causados, inclusive financeiros.
- Pensar que apesar do ocorrido ninguém se machucou, que os danos causados foram só materiais e o mais importante é a vida e a saúde das pessoas.
As duas reações foram completamente diferentes, cada qual analisou da sua maneira.
Quero esclarecer que não existe forma certa ou errada de reagir, portanto, não cabe aqui um julgamento a respeito.
Tipos de mindset
Existem dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento.
- Mindset fixo
Quando a mentalidade é mais limitada; o potencial de informação para resposta em uma determinada situação é restrito. Ele faz com que você fique estagnado num mesmo lugar.
- Mindset de crescimento
Quando o potencial cognitivo é mais amplo; a capacidade de aprendizagem e novas conquistas é mais propensa. Ele possibilita você evoluir, a conseguir buscar mais, te eleva e faz você crescer.
Os seres humanos têm momentos de mindset fixo e outros de mindset de crescimento. O objetivo é tentar entender quando e onde cada mindset se manifesta para poder transformar e manter o mindset de crescimento numa linha ascendente.
Mindset de crescimento e o Bebê
Vou citar uma experiência que é muito vivenciada no berçário, se trata da condição de explorador que o bebê possui. O bebê é descobridor, ele adora aprender, experimentar… Ele busca informação o tempo todo.
Quando o bebê está aprendendo a andar, ele dá os primeiros passinhos e cai, logo ele tenta se segurar e cai outra vez. O bebê ainda não tem força nas pernas e nos braços, então ele engatinha, entretanto, ele não desiste e continua tentando até conseguir caminhar.
Porque o bebê consegue continuar o aprendizado e não desistir?
Porque ele não se importa com o ambiente. A criança não se preocupa com quem está ao redor, não sente vergonha, não tem medo de estar fazendo errado. Por isso, apesar das dificuldades ele continua em frente e segue o caminho até lograr o que quer.
Nós já nascemos com esse desejo intenso de aprendizagem. O que acontece ao longo do caminho que nós acabamos deixando de gostar de aprender?
A resposta é simples: as interferências no ambiente acabam modificando nossa reação.
O fato é que nós não podemos mudar as interferências do mundo, então temos que focar naquilo que temos controle, ou seja, em nós mesmos. Algumas perguntas nos ajudam a refletir sobre como ter controle:
- Como vou fazer?
- Como vou ser?
- Como vou sentir?
- Como vou me manifestar?
Mindset fixo e de crescimento no ambiente escolar
Acontece uma situação onde uma criança morde a outra. Os pais, obviamente não ficam felizes; a direção da escola, por sua vez, repreende e chama a atenção da professora.
A professora tem duas opções:
- Mindset fixo: se vitimizar, concordar que errou, dizer que é uma péssima professora, que não serve para cuidar das crianças. Argumenta que não tem coragem de falar com a mãe da criança. A professora se afunda cada vez mais ao pensar na situação.
- Mindset de crescimento: A professora aprende com a lição. Ela mapeia a situação do momento que aconteceu a mordida, explica para os pais quais medidas são tomadas nestes casos para que não ocorra de novo, mostra aos pais o mapeamento de quando foi a última ocorrência na escola, afirmando que irá tomar mais cuidado.
O propósito é aprender constantemente com a situação. É buscar uma informação que fará a diferença; é conseguir alcançar o grau do mindset de crescimento, elevar o nível de conhecimento e desenvolvimento profissional e pessoal.
O mindset de crescimento deve estar sempre no pensamento das pessoas que buscam o sucesso, que querem aprender e crescer.
Diferença entre mindset masculino x feminino
Para falar sobre isso, primeiro é necessário entender o significado de preconceito. Pré-conceito é aquilo que o outro pensa sobre você; o que ele pensa não é necessariamente o que/quem você é. A pessoa que está no nível de mindset de crescimento consegue entender e interiorizar isso. Por outro lado, ela também se comporta de acordo com sua capacidade e confiança.
Agora vou falar sobre o comportamento: as mulheres quando crianças normalmente são cuidadas de forma mais carinhosa e afetiva; os meninos, muitas vezes são tratados de uma forma mais austera e rude.
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos indicou que no ensino fundamental os meninos são 8 vezes mais criticados sobre o seu comportamento do que as meninas.
Crescendo assim, os homens quando adultos não se importam tanto com o que as outras pessoas dizem. As mulheres são o contrário, elas se sentem muito incomodadas e interiorizam o que os outros falam sobre elas. Por isso é comum ver as mulheres preocupadas com a roupa que vestem, com o corte de cabelo ou com seu corpo.
Dicas de mindset para serem usadas com os alunos
A seguir vou apresentar algumas dicas de como o professor pode ter um relacionamento com um aluno voltado para o mindset de crescimento. As dicas podem ser utilizadas para todos os alunos, independente da idade.
As perguntas abaixo são, normalmente, feitas pelos professores:
Primeiro exemplo:
- Será que vou conseguir ensinar esse aluno?
- Como posso ensinar esse aluno?
A primeira pergunta demonstra o mindset fixo, no qual o professor coloca em xeque a sua capacidade de ensinar e também a capacidade do aluno em aprender; a segunda questão trata do mindset de crescimento, o professor garante que ele tem capacidade e só precisa focar no “como”.
Segundo exemplo:
- Será que eles conseguem aprender?
- Qual a melhor maneira deles aprenderem?
Mais uma vez a primeira questão aponta para o mindset fixo. Quando se usa o “será” já está apresentando uma dúvida; fica claro na segunda pergunta o mindset de crescimento.
A questão não é o “será” e sim o “como”.
Terceiro Exemplo:
Um aluno A e um aluno B fizeram uma prova de matemática. O aluno A não estudou para a prova e sua nota foi 8. O aluno B estudou muito para a prova e sua nota também foi 8. Normalmente as pessoas pensam que o aluno A é muito melhor que o aluno B pelo simples fato de não ter tido a necessidade de estudar para a prova.
Estudos demonstram que elogiar a capacidade da criança reduz o QI dos alunos. Elogiar o esforço eleva o QI. Isso não é um achismo, são anos de estudo que comprovam essa informação.
A lição que fica é: você professor precisa deixar de elogiar a capacidade do aluno e passar a elogiar o esforço.
Não entendeu? Vamos voltar ao terceiro exemplo; ao invés de dizer ao aluno A: — Parabéns, você é muito inteligente! (elogiou a capacidade); diga: — Parabéns, você não faltou às aulas, você prestou atenção, se dedicou e se esforçou, então você mereceu. (elogiou o esforço).
Voltando ao início do texto…
Agora posso responder a questão que deixei no início, sobre a possibilidade de mudar o nível de inteligência de uma pessoa.
Se tratando da inteligência, pode-se dizer que é um aprendizado, que quanto mais você estuda mais habilidade você desenvolve; quanto mais você melhora, mais você aplica, portanto, é possível sim mudar o nível de inteligência de alguém.
Pesquisas mostram que crianças pequenas fazem alguma coisa errada a cada 3 minutos. Essas ocasiões servem tanto para julgar o caráter da criança quanto para ensiná-la. Se a professora julga o caráter isso não ensina nada; todavia se a criança é ensinada que o que fez está errado, ela irá aprender e não repetirá a mesma ação em uma próxima vez.
Todas essas informações mostram a você, professor, a importância de como você reage com uma criança.
Reflexão
Gostaria de deixar uma reflexão para você: como está o ambiente de trabalho, com seu superior (diretora ou coordenadora)? Você está sendo ajudada a crescer, a se desenvolver ou você está numa gestão onde é julgada?
Repasse essas informações a todas as colegas em uma reunião da escola. Pare de lamentar e sofrer (mindset fixo) e corra atrás da solução (mindset de crescimento).
Lembre-se: todo aprendizado só fará a diferença se for colocado em prática. A prática é a essência do aprendizado.
Ficou alguma dúvida, escreve pra mim nos comentários…
Beijo
Vivian Mazzeo
Excelente!
Obrigada 🙂
Não conhecia mindset. Obrigada pela explicação.
Amei
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