Muito aluno para pouco Professor, o que fazer no berçário?

É fato que em muitos berçários existem problemas, como o excesso de bebês ou até mesmo a falta de professores.

Muitos profissionais da área têm dificuldades em lidar com essa situação. Frequentemente recebo muitas perguntas de pessoas com dúvidas, questionando como esse assunto deve ser tratado.

Hoje vou apresentar um método junto com o seu passo a passo, para que vocês possam conseguir, de alguma forma, resolver essa situação no seu trabalho.

Essas estratégias foram baseadas nos meus estudos teóricos e nas minhas experiências práticas. Eu acredito que essa junção de teoria e prática é que faz com que esse método, que eu já apliquei quando trabalhei em um berçário, realmente funcione.

O meu objetivo é sempre trazer para vocês soluções simples e práticas, que vocês possam aplicar no dia a dia e realmente resolverem os problemas.

O importante no processo é colocar todo o conhecimento em ação. Somente a aplicação efetiva irá gerar resultado, mudança e transformação, alcançando o objetivo buscado.

O que dizem as professoras do berçário

As frases que as professoras do berçário dizem e que eu mais escuto são:

“Eu não faço porque não dá.”

“Eu não faço porque eu não tenho tempo.”

“Eu não faço porque tem muitos bebês.”

“Eu não faço porque falta gente para trabalhar.”

Se você está aqui é porque você é uma profissional em busca de excelência e do seu sucesso, sendo assim, tenha ciência que se você aplicar o método a seguir, essas frases desaparecerão das suas falas.

A importância em resolver a situação

Quando você identifica que uma criança precisa de algo, ou tem determinada necessidade e você não consegue resolver; quando um bebê chora e você não pode pegá-lo no colo; ou se uma criança necessita ser trocada e você não pode fazer de imediato, certamente você está diante de uma situação muito grave.

Se você tem o respeito devido com a criança que está sob seus cuidados, tem a confiança dos pais dessa criança e da escola, você dá o melhor de si e não deixa simplesmente o barco correr, é muito importante que você resolva com seriedade e senso de urgência a situação.

Para isso é só colocar todas as dicas em prática que eu separei com carinho para você.

Como é esse método

Como eu disse antes, o método não é nenhum bicho de sete cabeças. O método não é altamente elaborado e difícil, pelo contrário: ele é rápido e prático. Não precisa de nenhuma habilidade específica e você já pode colocar em ação agora.

Então vamos lá!

1° Passo: Criar uma rotina

Muitas pessoas negligenciam esse passo, mas uma rotina bem estruturada e elaborada é muito importante e irá fazer a diferença no seu berçário.

Em uma rotina bem elaborada a criança:

  • sabe o que vai fazer em seguida
  • se acostuma com aquela maneira, com aquele formato
  • se acostuma com a ordem dos acontecimentos

Os benefícios de uma rotina são:

  • levar conforto para a criança
  • a criança não ficar tão ansiosa
  • organização

As crianças irão se acostumar com a rotina e isso se tornará um fator facilitador no seu dia a dia.

Uma rotina bem elaborada é aquela construída baseada nas suas necessidades e nas necessidades dos seus alunos, no seu formato.

Nesse e-Book gratuito tem um modelo de rotina, porém, é só um modelo. Digo isso porque uma rotina vai servir exatamente para aquela turma. Uma mesma rotina não irá servir para a turma B, C, ou D. Muito provavelmente uma rotina não servirá nem mesmo para duas turmas em uma mesma escola.

Isso se deve ao fato de que professoras e crianças são seres individuais, cada qual com seu jeito de ser, com sua personalidade e com necessidades diferentes.

Todo o tempo acontecem mudanças, então essa rotina deverá ser reorganizada e sofrer ajustes ao longo do ano para se adaptar às necessidades do momento.

2° Passo: Planejamento

O Planejamento nada mais é do que a definição do seu dia com os seus alunos.
As atividades que você irá realizar com eles têm que estar definidas e claras antecipadamente.

Estou usando a palavra “Planejamento”, mas você pode chamar de “Plano de Aula”, “Semanário” ou qualquer outra palavra que já esteja acostumada a utilizar.

As vantagens de um bom planejamento são:

  • melhor organização
  • mais tempo livre para os alunos
  • atividades que atendam as necessidades de cada criança

É fundamental que você crie seu caderno ou aplicativo ou pasta no computador para construir seu semanário e anotar todas as informações do que você irá fazer e como você deverá fazer, como, por exemplo:

  • Cantar a música da Ciranda
  • Brincar com as bolinhas da piscina
  • Fazer uma casa com palitos de sorvete e pregadores

Porém, o planejamento não fica só aí. A próxima etapa é já deixar tudo organizado para o dia seguinte:

  • A letra da música anotada
  • As bolinhas da piscina, os palitos de sorvete e os pregadores separados
  • Todo material que irá utilizar deverá ser reservado antes

Etapas 1 e 2 realizadas com sucesso, vamos para o próximo passo.

3° Passo: Registro diário das dificuldades

O registro diário das dificuldades, como o próprio nome diz, é a anotação, a parte, de todos os problemas que você enfrentou no dia.

Calma, não se desespere pensando que você não é capaz de fazer e que assim você irá entregar seus pontos fracos. Não é nada disso.

Uma dificuldade nem sempre é porque você não sabe fazer, ou é incapaz. A maioria das vezes as dificuldades estão relacionadas com o momento e o ambiente, como vários outros fatores externos que não seja exatamente você Professora.

Pode ser que você como professora, berçarista, auxiliar ou monitor tenha alguma dificuldade, mas isso não importa, porque você é, em primeiro lugar, ser humano. Ninguém sabe tudo, ninguém está sempre preparado e tem resposta para tudo. Estamos sempre em processo de aprender, evoluir e melhorar.

Mesmo que algum problema seja estritamente seu, não há nada de errado nisso. O importante é buscar a solução.

Se o seu berçário está perfeito, você consegue fazer tudo o que programa, tem tempo e pode realizar todas as atividades, com certeza você não precisa gerar esses registros.

Penso que pelo menos 99,9% das salas sempre tem algo que pode ser melhorado, então se você busca essa melhoria, todas as anotações devem ser feitas.

Você pode anotar em um caderno, uma folha, bloco de notas do celular ou notebook, ou onde quiser. O importante é registrar diariamente.

Terminou o seu dia e você entregou todas as crianças para suas famílias, então tire um minuto do seu dia para fazer as anotações dos obstáculos, seja lá o que tenha sido.

Alguns exemplos de dificuldades enfrentadas no dia a dia são:

  • Uma criança chorou muito
  • Outra criança não quis comer
  • Acabaram as fraldas que ficam no depósito e esquecemos de repor
  • A minha ajudante ficou doente e faltou

O importante é escrever tudo com muita clareza, no qual você tenha embasamento para saber exatamente o que necessita para sanar seus problemas.

Porque é importante você ter um registro diário das dificuldades?

Esses registros se tornarão um documento, no qual você poderá comprovar com fatos o quanto a sua situação está complicada.

Muitas pessoas reclamam sem embasamento nenhum. Quando questionadas simplesmente respondem que é porque falta gente, mas com os registros em mãos, sua palavra terá muito mais força diante de outras pessoas.

Por quanto tempo devo fazer esse registro?

Cada caso é único e precisa ser avaliado por você, portanto, o tempo de registro irá depender da sua situação e sua necessidade.

Em casos críticos, como, por exemplo, uma única pessoa cuidando sozinha de 20 crianças, no máximo em uma semana você tem que fazer todos os registros e agendar uma reunião.

Se a situação puder esperar um pouco mais, faça um documento de 15 dias. Avalie a sua situação.

Esse documento com todas as informações deverá ser apresentado para a coordenação e gestão da escola. Esse será o nosso próximo passo.

4° Passo: Reunião com gestão da escola

A maioria das escolas tem reuniões semanais ou quinzenais já agendadas. Caso a sua escola não tenha, peça para marcar uma reunião com a coordenação, direção, outros professores e mantenedores e/ou donos de escola (em caso de uma escola particular).

Nessa reunião você irá apresentar todos os inconvenientes que você vem enfrentando no berçário e que estão anotadas no seu registro diário de dificuldades.

Você levará todos os registros, documento, e isso irá fazer toda a diferença. Demonstrará mais seriedade perante as outras pessoas presente e também te dará mais confiança para expor as situações.

Esse documento demonstrará que você é uma profissional em outro nível, em outro patamar.

Uma dica: apresente também possíveis soluções para os problemas.

Qual a sua relação com os problemas da escola?

Você é a pessoa que está ligada diária e diretamente com os bebês. Assim sendo, você é a pessoa mais importante para avaliar uma ideia e opinar se é boa ou ruim.

Você irá apresentar os problemas e algumas sugestões para solucionar, e pedir ajuda e opiniões de todos os presente.

A ideia é essa. É você se colocar como uma profissional capaz, competente e responsável pela sua atuação. Isso faz muita diferença no seu comportamento e na sua postura profissional.

Seria maravilhoso se todas as nossas propostas fossem aceitas e viabilizadas. Em casos excepcionais isso pode acontecer e você consegue resolver seus problemas.

Na reunião pode acontecer muitas coisas e umas delas é que as soluções apresentadas atendem parcialmente suas necessidades, o que também é bom.

No entanto, se as soluções definidas são pouco, ou se não resolveram nada, porém, seu problema realmente é urgente e sério, então você precisará passar para o próximo nível, que vamos detalhar no passo a seguir.

5° Passo: Informar os pais das crianças

Os pais acreditam que quando eles colocam a criança na escola, essa escola é incrível e maravilhosa. Creem que tudo está certo, de que tem gente para cada processo e tudo mais.

Tanto na escola pública quanto na privada, os pais devem ser aliados do professor.

Muitos professores reclamam dos pais. Por sua vez, os pais pensam que o professor deveria fazer mais.

Deixem esse confronto de lado e pensa que você ganha mais se tiver os pais como aliados para confrontarem juntos os problemas.

Se você ficar só reclamando o tempo todo que faltam profissionais para ajudar, você se tornará a chata e não conseguirá resolver nada. Então use o apoio dos pais.

Assim como os alunos têm direitos, você também tem os seus direitos como professora e tem todo o direito de exigir. Isso não é seu direito como também seu dever. Não precisa ter medo de perder o emprego.

É direito do professor ter um ambiente agradável para trabalhar, ter tempo para comer e também reivindicar os seus direitos, como pedir mais profissionais se ele achar que o número é insuficiente.

Os pais também tem o direito de reclamar e fazer exigências. Informe aos pais que toda criança tem direito de:

  • terem as fraldas trocadas quando sujas
  • terem alimentação no horário correto
  • terem aconchego quando chorar, entre outros

Comunique aos pais quando você não conseguir cumprir esses requisitos e explique o porquê. Os pais têm o direito de saber o que acontece com seu filho e eles com certeza te entenderão.

Se você não informar os pais sobre o que acontece, eles irão culpar você. Eles poderão reclamar na escola e no município sobre você, contudo, se eles estiverem como seus aliados, irá acontecer o contrário.

Os pais podem tomar as medidas que acham necessárias, inclusive poderão fazer um abaixo-assinado tanto para a diretoria da escola quanto para a Secretaria de Educação do município, exigindo medidas de melhorias.

Não seja a professora “Boazinha”

Na reunião pedagógica você diz que não tem problemas, que está tudo perfeito, que dá conta de tudo, mas na realidade você está estressada, com os cabelos caindo, a unha não cresce.

Se o seu objetivo é ser elogiada na reunião pedagógica, pode parar com isso agora.

Essa não é a função do professor. Isso não é docência.

Você tem que estar feliz e realizada com o êxito do seu trabalho. Você tem que chegar em casa cansada, porém, alegre e disposta para realizar os seus afazeres.

Quando alguém te perguntar seja sincera e diga que tem fatos que são humanamente impossíveis.

O sistema coloca cada vez mais a responsabilidade no professor, então seja inteligente, madura e firme o suficiente para encarar todos os problemas de frente. É importante que a escola saiba o que está acontecendo.

6° Passo: Comunicar a Secretária de Educação do Município

Você já deixou os pais cientes da situação, a diretoria da escola também está ciente de todos os problemas e ainda assim você encontra dificuldades, então o próximo passo é comunicar a Secretaria de Educação do Município.

A Secretaria de Educação é do município e do povo. Não existe essa limitação que só a diretora da escola que pode fazer algum comunicado com a Secretaria de Educação. Você também pode.

Ir direto na Secretaria de Educação não é a melhor opção. Você deve respeitar as hierarquias e conversar primeiramente com a coordenação da escola, tentando resolver a situação.

Caso não consiga resolver nesse nível hierárquico, aí sim você pode subir ao próximo nível.

Não fique fechada pensando que você é só uma professora. Você é A PROFESSORA! É você que fica com aquele bebê, é você a pessoa que tem o conhecimento nesse assunto e que sabe das necessidades da criança, que lida com ela no dia a dia, então você é simplesmente a pessoa mais importante do processo.

Nas escolas particulares é importante você deixar claro para a diretora, que quando um pai de aluno questionar algo, você responderá com toda a sinceridade.

Os pais dos alunos serão sempre os seus maiores aliados, lembra?!

Você tem que pensar primeiro na sua ética profissional e no seu compromisso com a educação, sem ter medo de ser mandada embora e ficar desempregada.

Um estudo feito pela Revista Educação, indicou que a maior dificuldade dos gestores das escolas particulares é justamente encontrar professores qualificados e que desenvolvam boas práticas.

Nessa pesquisa tinham várias opções como inadimplência dos alunos, angariar novas matrículas e aumentar o número de alunos, entre outros. No entanto, o que ganhou disparado nessa pesquisa foi a dificuldade em encontrar bons professores.

Não tenha medo de ficar desempregada, pense que se você for uma boa profissional, você não irá perder o seu emprego.

Quem trabalha corretamente, faz o que tem que ser feito, tem conhecimento e competência no que faz, com certeza, não fica sem emprego.

Caso você esteja desempregada no momento, tem um artigo aqui no Blog que explica como faz para buscar um emprego no berçário ou na educação infantil.

Como expliquei no começo, todos os passos são simples e irão variar minimamente caso você trabalhe numa escola pública ou em uma escola particular.

Você já pode começar a colocar todas as informações em ação e tenho certeza que você vai conseguir atingir os seus objetivos.

E aí…. O que você vai fazer com tudo isso que leu agora, ignorar ou colocar em prática? Me conta escrevendo nos comentários abaixo.

Beijo

Vivian Mazzeo

23 comentários em “Muito aluno para pouco Professor, o que fazer no berçário?”

  1. Vou te falar uma coisa viu Vivian, É difícil! Para quem tá de fora é fácil, mas quem tá ali na prática ralando sozinha e não aparece uma filha de Deus para lhe dá um suporte é muito difícil… rrsrs. eu que o diga….

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    • Com certeza. Não é fácil. Mas é nosso papel. Se tem pouca funcionária na sua escola ou muita criança. Peça ajuda, informe os pais, relate para a coordenação, direção e se não resolver secretaria de educação. Lute, fale, faça barulho. Apenas não se cale, pois se assim fizer vai se arrepender muito de não ter feito tudo que podia para as crianças. Você pode escolher aceitar como está ou se defender. As crianças não tem opção. Elas dependem de você! Bj

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  2. Muito boa as orientações já mudei muito minha maneira de trabalhar desde q comecei a te seguir. Tenho mais de 20 anos de Educação Infantil mas com turma de 02 meses a 18 meses é o primeiro ano. Obrigada pelas preciosas dicas. Abraço. Elaine

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  3. Rotina e planejamento ja tenho mas temos pouco espaço na sala para trabalhar e pouco material para executar certas atividades ex: bola e rolo só tenho a bola

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    • Muitas vezes a falta de espaço e de recurso é um problema mesmo Soeli. Mas tenha contigo uma frase que vai te dar forças para continuar. “Faça o melhor que você pode com aquilo que você tem”. Quando a gente faz o nosso melhor o universo conspira a nosso favor… quem sabe em breve terá mais materiais disponíveis. Bj

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    • Nós podemos Pollianna, todas nós. Uma ensinando e ajudando a outra. O grupo fortalece a profissão. Juntas somos mais fortes. Bj

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