Desenvolvimento Motor do Bebê de 0 a 1 ano

Eu sempre digo que é essencial conhecer o bebê para conseguir desenvolver um trabalho de qualidade com ele.

Nesse processo de conhecimento e aprendizado da professora/berçarista, é importante explorar dois caminhos:

  1. Compreender quem é quem. Quais as características bem como as necessidades específicas e individuais de cada bebê.
  2. Saber como eles se desenvolvem de uma maneira geral, isso significa conhecer as habilidades e possibilidades de acordo com o desenvolvimento motor do bebê.

Para conhecer as características e necessidades especificas de cada bebê é fundamental receber dicas, informações e orientação dos pais além da convivência diária com ele.

Com relação ao desenvolvimento motor, existem alguns marcos, que servem de parâmetros e correspondem a todos os bebês considerados “normais”.

É claro que esses marcos podem ter pequenas variações de um bebê para outro e isso vai depender da própria criança, do espaço que ela fica e das pessoas a sua volta.

O desenvolvimento motor acontece de forma céfalo caudal, ou seja, de cima para baixo.

Veja abaixo os principais marcos do desenvolvimento motor, movimentos que usam grandes grupos musculares:

Aos 3 meses o bebê firma a cabeça. Se deitá-lo em decúbito ventral, ou seja, de barriga para baixo, o bebê consegue levantar a cabeça e apoiar-se nos antebraços durante alguns instantes.

 

Aos 4 meses o bebê consegue virar-se no berço.

 

Aos 6 meses o bebê senta-se com apoio.

 

Aos 7 meses o bebê senta sem apoio e ainda consegue ter a cabeça e as costas eretas.

Deitado em decúbito ventral, de barriga para baixo, é capaz de se apoiar em apenas uma das mãos e agarrar um brinquedo com a outra.

 

Aos 8 meses, sentado, o bebê projeta seu corpo a frente, inclina-se, para pegar um brinquedo e volta à posição inicial sem cair, isso porque ele aprende a apoiar as mãos para manter o equilíbrio. Ainda que não engatinhe, ele pode deslocar-se de um ponto ao outro, arrastando-se apoiado nos antebraços. Mas quase sempre em marcha ré!

 

Aos 9 meses o bebê engatinha, esse acontecimento pode ocorrer entre os 7 e os 10 meses. Pega pequenos objetos com o indicador e o polegar (movimento de pinça).

 

Aos 10 meses o bebê fica de pé com apoio. Segurando em algum objeto ou alguém. Geralmente após 3 meses desse marco, o bebê anda.

 

Aos 11 meses o bebê consegue ficar de pé sem apoio, podendo acontecer entre 9 e 11 meses. No início por apenas alguns instantes, a medida que o bebê ganha confiança e equilíbrio esse tempo vai aumentando. Em pé, apoiado em objeto ou alguém, ele consegue pegar algo no chão com a outra mão. Ainda apoiado ele dá uns passinhos.

 

Aos 12 meses o bebê finalmente consegue andar, esse enorme passo no seu desenvolvimento costuma acontecer entre 12 e 15 meses. Uma verdadeira façanha em tão pouco tempo.

Quanto mais eu aprendo sobre os Bebês, mais eu me apaixono.

Sabendo que eles são tão curiosos, espertos e as fases tão curtas, me responda:

O que você está fazendo para Estimular e Acompanhar o desenvolvimento dos bebês no seu berçário?

Beijo

Vivian Mazzeo

11 comentários em “Desenvolvimento Motor do Bebê de 0 a 1 ano”

  1. Cada dia eu aprendo mais. Para trabalhar no berçário precisa de muito conhecimento. Tenho muito o que aprender.
    Estou muito feliz em fazer este curso

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    • Olá Fátima! Que legal! Muito bem!👏👏👏👏
      Ficamos muito felizes de saber que pudemos te ajudar.
      Muito obrigada pelo carinho e pelo feedback. ❤😘

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  2. Vivian, a cada dia aprendemos mais. Hoje consigo compreender o quão importante é o meu trabalho e a necessidade de estar se informando sempre. Somos uma marca na vida das crianças. Cada dia novas explicações valiosas e importantíssimas.

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  3. EU fiquei abalada com a resposta que vc deu acima para Angela, sabe que qndo fui fazer entrevista na escola q trabalho a dona me disse, você vai pro m2 , mas ano q vem pega o berçario que as professoras não querem. O que eu fiz foquei trabalhei me doei ao m2, antes de inciar no berçário fiz o curso de berçarista, para poder desenvolver um bom trabalho com os bebês e aprender mais sobre eles e seu desenvolvimento. E fiquei abalada por que você falou uma verdade precisa -se de conhecimento, por isso encontrei o PBS. PROCUREI O CONHECIMENTO E NÃO DEIXEI PASSAR QUANDO ENCONTREI.FIZ

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  4. O trabalho no berçário muitas vezes é tratado como insignificante, na hora de escolher a turma algumas colegas não aceitam o berçário.Mas eu sou apaixonada por esta turma,cada aprendizado deles pra mim é uma satisfação saber que eu contribui para esta conquista.

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    • Ângela… Tem outro ponto fundamental para essa decisão de trabalhar ou não no berçário que é o conhecimento. Para trabalhar no berçário é preciso muuuuuito conhecimento. Assim… Algumas professoras não aceitam porque no fundo sabem que não o tem.

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  5. Vivian, a cada dia aprendemos mais. Hoje as meninas que trabalham comigo conseguem compreender o quão importante é o trabalho delas e a necessidade de estarem se informando sempre. Somos uma marca na vida das crianças.

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