Todo início de ano professoras e berçaristas precisam encarar a construção de um planejamento. Esse assunto é bastante comum, todo mundo fala da sua importância e necessidade, mas na hora de colocar a mão na massa, quem não tem dificuldade?
Além do Planejamento são necessários outros instrumentos para o Berçário e algumas diferenças de nomenclatura causam confusão, portanto vou descrever abaixo os nomes que eu uso e para que serve cada instrumento:
Planejamento Anual: É a base do trabalho realizado no berçário ao longo do ano.
Rotina: Tabela de horários bem minuciosa e o que vai acontecer em cada horário.
Semanário: Identificação de cada atividade que faz parte da rotina.
Relatório de Avaliação: Avaliação do aluno.
Relatório de Avaliação Descritivo: Relatório sobre o aluno.
Bom… agora que estamos falando a mesma língua vamos ao que interessa: Como fazer um planejamento para o Berçário ou Creche?
Primeiro eu vou te mostrar o que precisa ter no planejamento do Berçário e da Creche:
Objetivos Gerais: Nesse campo você precisa dizer em poucas palavras qual o seu objetivo com os bebês. Uma dica legal para você lembrar o que colocar aqui é: Pense se você estivesse explicando para uma mãe/pai… Provavelmente você seria clara, objetiva, mas teria que abranger tudo, é isso!
Objetivos Específicos: Aqui precisa colocar todos os objetivos detalhados. Dica: Descrição de Objetivo sempre tem que começar com verbo!
Conteúdos: Tudo que você vai trabalhar. Mas aqui não precisa ser específico, você irá especificar cada atividade no semanário.
Avaliação: Escreva aqui como você vai avaliar os bebês.
Veja agora o meu Planejamento anual para Berçário e Creche, você pode utilizá-lo na íntegra ou fazer as adaptações necessárias para atender as suas necessidades, da sua escola e dos seus alunos.
Planejamento anual para Berçário e Creche por Vivian Mazzeo
Objetivos Gerais:
- Criar um espaço educador, que estimule e incentive o desenvolvimento da criança respeitando sua individualidade.
- Proporcionar socialização com outras crianças, professores e funcionários.
- Manter um ambiente acolhedor, seguro e que zele pelo bem-estar.
Objetivos Específicos:
- Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
- Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
- Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
- Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
- Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
- Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
- Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
- Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
Conteúdos:
- Estimulação auditiva, verbal e incentivo a oralidade, por meio de conversas, audição de músicas, contação de histórias, instrumentos musicais, seguir e procurar sons e silêncio;
- Estimulação tátil com massinhas, tinta, carinho e materiais de diferentes texturas;
- Estimulação visual, através de objetos coloridos, vídeos e livros
- Estimulação e incentivo para que a criança alcance novos padrões de movimento;
- Identidade através do reconhecimento da imagem
- Realizações de pequenas ações cotidianas para conquista gradual de autonomia;
- Brincadeiras de imitação;
- Brincadeiras de esconder e achar;
- Músicas com gestos e cantigas de roda;
- Movimentos de preensão, encaixe, lançamento, pinça, abrir e fechar;
- Reconhecimento e pareamento de cores;
- Reconhecimento e pareamento de formas geométricas;
- Reconhecimento e nomeação de partes do corpo;
- Brincadeiras livres e exploração da sala;
- Brincadeiras que desenvolvem as bases psicomotoras
- Pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta;
- Deslocamento autônomo e confiante;
- Habilidades Motoras;
- Capacidades Físicas;
- Rasgar, amassar, manusear papéis diversos;
- Expressões faciais;
- Expressar desejos, sentimentos e necessidades
- Respeito as regras.
Avaliação:
Será realizada por meio da observação das ações e reações de cada bebê durante todo o trabalho diário.
Serão utilizadas duas formas de registro, o Relatório de Avaliação e o Relatório Descritivo.
Vivian Mazzeo
“O estabelecimento de um clima de segurança, confiança, afetividade, incentivo, elogios e limites colocados de forma sincera, clara e afetiva dão o tom de qualidade da interação entre adultos e crianças. O professor, consciente de que o vínculo é, para a criança, fonte contínua de significações, reconhece e valoriza a relação interpessoal. ”
O que você achou? Me diz aí nos comentários…
Como sempre sua ajuda é muito bem-vinda, se você faz diferente e tem outras ideias para acrescentar nesse artigo, por favor escreva para mim.
Espero que seja muito útil pra você! Beijos e até mais,
Beijo
Vivian Mazzeo
Fonte: RCN
Conteúdo de muita importância e relevância, muito obrigada
Fico feliz que tenha gostado, Ana Roberta, muito obrigada pelo carinho!! 🙂
Olá boa tarde muito bom, você e muito boa, gostei muito obrigada por disponibilizar um material dessa qualidade nos ajuda muito.
obrigada.
Olá Maria! Que show saber que pudemos te ajudar! Muito obrigada pelo carinho!
amei me ajudou muito estava super perdida
Que demais. Obrigada
Show, muito obrigada!
Obrigada por estar aqui Ana.
Que material maravilhoso! Trabalho com berçário e amo meus bebês. Gratidão por compartilhar tuas experiências e ser tão generosa. Parabéns!
Muito Obrigada Angela. Fico feliz que tenha gostado!
Muito obrigada, vai me ajudar muito😘
Ótimo!
Maravilhosas dicas, amando.
Show Izoilde. Obrigada
Bem objetivo e coerente. Obrigada por compartilhar.
Por nada! Bj
Cada dia mais apaixonada pela Vivian!
Como você ajudar tantas pessoas , inclusive eu ! Estou iniciando e muito perdida .
Mais com sua ajudar muita coisa está ficando mais fáceis e claras .
Obrigada por compartilhar o seu belo trabalho!
Ahhhhh que linda. Muito obrigada. Bj
Bom dia Vivian! sou aluna do curso normal em nível médio (magistério) da minha cidade e estou estagiando em um berçário. Eu preciso fazer uma pasta com os conteúdos de linguagem, identidade, sociedade e natureza, movimento, música e artes trabalhados na semana com os objetivos e metodologias. Só que no berçário onde estou não tem quase atividade nenhuma e estou com muita dificuldade de montar essa pasta pois estou praticamente tendo que criar atividades e fazer um planejamento. gostei muito da dica acima mas tem muitas coisas que eu ainda não entendo pois e um curso inicial. Você teria mais dicas para me ajudar. Desde já agradeço.
Oi Luana, tudo bem?!
Tenho sim. Todos os dias tem post novo nas redes sociais Bebê Ativo.
Me segue lá no instagram @vivianmazzeo_bebeativo
Se não localizar o que precisa me envia um direct. Bj
Ótimo está matéria,estava meia perdida agora compreendi melhor.
Que ótimo Kátia. Bj
Muito bom obrigado , essas ideias só nos engrandece…
Ótimo ler esse comentário. Obrigada
Muito bom!
Amei!!
Muito obrigada! Beijo
se me permite vou usar na integra,muito bom
Claro Ivanilde. Lembre-se apenas de mencionar o autor! Obrigada
Suas atividades são muito legais parabéns
Muito obrigada Eva…
Muito bom.
Obrigada Nilce