Assumi uma sala como prô. E agora?

Você conseguiu a tão sonhada sala que você queria, ou você já estava trabalhando em uma sala, e tem dúvidas do que você vai fazer?

Nós vamos dividir essa fase da sua vida, você como professora independentemente do seu nível de experiência, em duas etapas.

O primeiro ponto que vamos abordar é: como você é vista pelas outras pessoas. Que outras pessoas? A gestão da sua escola, pais dos seus alunos, as suas colegas de trabalho.

 E o segundo tópico de reflexão é como você se vê.

Vamos começar por como você é vista.

Nessa questão tem algumas coisas que devemos tomar cuidado:  a aparência, não estamos falando de beleza, mas de cuidados pessoais, se suas roupas estão limpas e adequadas, todas as questões de aparência refletem e impactam na maneira como você é vista pelos demais.

Outro ponto importante é a sua fala. O que você fala, como você fala, o quanto você fala, tudo isso vai impactar em como você é vista.

Tome cuidado com seu vocabulário, pronuncie as palavras corretamente, preste atenção aos erros de português, fale o que precisa ser falado no momento adequado, ou seja, evite invadir assuntos que não dizem respeito a você.  

Com relação a sua postura temos três aspectos fundamentais:

  • Sua postura na escola: você precisa se posicionar como professora, você é detentora do conhecimento, na sua sala e na escola quem tem que dominar são as professoras, não é o pediatra, a mãe, etc. Dentro da escola quem sabe o que tem que ser feito, como tem que ser feito, porque tem que ser feito é a professora. Você tem que ter essa postura de se colocar como detentora do conhecimento, de se colocar firmemente para as pessoas entenderem que ali é o seu lugar, e ali é você quem domina, e ao mesmo tempo você tem que se fazer respeitar.
  • Sua postura na vida pessoal: você até pode ficar na dúvida que sua vida pessoal não tenha relação com a escola, mas ela tem tudo a ver. A ética, a moral, os bons costumes não mudam, o que você é fora da escola é o que você vai ser na escola e vice versa. Se você é desonesta na vida pessoal óbvio que vai ser assim na escola, isso não muda. É importante, as pessoas vão te observar na vida pessoal para saberem se podem confiar em você para ser a professora dos filhos delas, ou para trabalhar na escola delas. A sua vida pessoal diz quem você é, e você é uma só pessoa. Então cuidado como você conduz a sua vida pessoal pois impacta na sua vida profissional.
  • Sua postura na rede social: quando você for entrar em algum grupo tenha cuidado com o que você vai falar, cuidado com o que posta, cuidado com o que vai comentar, cuidado com a forma que você pergunta e responde, como você está sendo vista ali impacta na sua vida profissional. Todos observam sim as professoras dos filhos nas redes sociais.  Tomem cuidado, repetindo: você é uma pessoa só. Terá que assumir as consequências de tudo que publicar nas redes sociais. Você não precisa explanar tudo que faz na sua vida pessoal, a criança aprende vendo o que fazemos. Postura faz toda a diferença.

O conhecimento é poder.

Já falamos na sua aparência, sua fala, sua postura, e agora vem o seu conhecimento.

O conhecimento é fundamental para como você vai se colocar na escola.

Quando você tiver na escola vai conseguir ser melhor valorizada, vai ser vista com bons olhos pelos pais dos seus alunos, e pelos gestores da escola de acordo com o que você faz e você fala, e isso vai partir do seu conhecimento.

O conhecimento é a base para a sua postura, para sua fala, sua aparência, é importante você conhecer e saber como vai trabalhar. É importante estar o tempo todo buscando conhecimento, se atualizando, para poder desempenhar um importante papel na sua escola.

Enfrentando a timidez.

Até aqui falamos sobre como você é vista, agora vamos entrar no ponto de como você se vê.

Um dos temas de comentários que mais recebo é a questão da timidez.

É importante ter em mente que a timidez é altamente treinável.

Para controlar a timidez é preciso observar alguns pontos. A primeira coisa que devemos fazer é aceitarmos como somos.

Aceite-se como você é.

 Quando nos aceitamos com todas as nossas “falhas” e “defeitos” já é um grande avanço. Procure dar o seu melhor com aquilo que você tem.

O segundo ponto consiste em enfrentar os seus medos. Não é possível ter sucesso vivendo na zona de conforto.

 A zona de conforto é quando você só faz o que gosta, só vai onde gosta, só fala com quem gosta, tudo que você faça que seja muito fácil ou confortável não te permite crescer. Para que possamos crescer temos que sair da nossa zona de conforto.

Procure fazer algumas coisas no seu dia-a-dia que te deixem um pouco desconfortável, coisas que você não gostaria de passar, enfrente seus medos para que possa crescer como profissional e pessoa.

 E como enfrentar a timidez? Organizando-se , preparando-se, fazendo anotações, treinando na frente do espelho.

Para enfrentar a timidez também é importante não se comparar, principalmente nas redes sociais. As pessoas só mostram aquilo que deu certo, mas todo mundo erra, todo mundo tropeça, todo mundo acorda um dia mal.

Não pense que coisas ruins só acontecem com você, não se compare dessa forma com os outros. Quando você ver alguém que sabe ou consegue fazer algo que você, pense que “eu não consigo ainda” ou “eu não sei ainda”, e observe essa pessoa, pergunte como ela conseguiu. Você pode conseguir também.

E por último, mas não menos importante, com relação a timidez: acredite em você. Se olhe no espelho e repita para você:

– Eu sou incrível. 

 Você é incrível, e trabalha na profissão mais incrível do mundo, você trabalha em uma das poucas profissões que podem fazer a diferença no nosso país, você trabalha na formação de novo cidadãos, você ajuda famílias. O seu trabalho é incrível e você é maravilhosa.

Lembre-se que você conquistou tudo que tem  e conquistou por méritos próprios, e pode muito mais, você pode aprender, pode mudar qualquer coisa que não goste na sua atuação. Você é incrível, e capaz de fazer coisas incríveis, eu acredito em você.

Vencendo a insegurança.

Outra questão é a insegurança. Falamos a timidez, de como você se vê, agora vamos falar sobre combater a insegurança.

Você não tem como prever todas as situações do dia-a-dia, mas algumas coisas você pode prever, você pode se organizar e essas coisas são: planejamento; organização e rotina.

Essas três coisas são necessárias para termos mais segurança. Se você tiver o seu planejamento pronto, ou se tiver o material para consultar, se você se organizar vai diminuir a sua insegurança. Também sua rotina, não só a rotina que terá na escola, como a sua rotina como pessoa que implica sua vida pessoal e sua vida profissional.

 Algumas dicas para elaborar sua rotina pessoal:

  • É importante marcar todos os horários incluindo as atividades domésticas, sua hora de estudos, etc;
  • Cuide da sua alimentação. Uma alimentação saudável fara toda a diferença na sua saúde, e na sua vida;
  •  Beba muita água;
  • Faça atividades físicas;
  •  Tire um tempo para seu lazer (qualquer atividade que te deixe feliz).

Acredite tudo isso vai impactar em como você se vê, na sua carreira, e na sua vida pessoal.

Então como você é vista, aparência, fala postura e conhecimento, são quatro tópicos que você deve refletir e agir. Sua postura na escola, na vida pessoal e redes sociais importam.  No como você é vista aceite-se, não se compare com os outros, e acredite em você. Com relação a insegurança faça o seu planejamento, se organize, e monte sua rotina pessoal. Esses são os principais pontos que vão te ajudar na sua jornada.

Agora me conta nos comentários…

Qual dica você vai colocar em prática hoje?

Beijo

Vivian Mazzeo

4 comentários em “Assumi uma sala como prô. E agora?”

Deixe um comentário