Segundo o dicionário… faz parte do sistema nervoso central situado na caixa craniana dos vertebrados e que recebe estímulos dos órgãos sensoriais, interpretando-os e correlacionando-os com impressões armazenadas, a fim de acionar impulsos motores que, essencialmente, controlam todas as atividades vitais. Nos humanos, é também o órgão do pensamento, dos sentimentos, da memória e da imaginação.
Cada parte do cérebro tem sua função!
Lobo Frontal | Lobo Temporal | Lobo Parietal | Lobo Occipital | Tronco Cerebral | Cerebelo |
Pensamento
Andar Fala Resolução de Problemas Emoções (algumas) |
Memória
Emoção Olfato Audição |
Paladar
Tato Reconhecimento Visual Coordenação Visomotora
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Visão
Reconhecimento Visual |
Ritmo Cardíaco
Respiração Sono REM Choro |
Equilíbrio
Coordenação Muscular Atividades Cardiovasculares Respiração
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Pesquisas recentes mostram que os primeiros três anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento do cérebro da criança.
As experiências vividas nesta idade formam a base do que a criança vai ser a arquitetura do seu cérebro. Criamos vivências e experiências para cada criança desenvolver todo o seu potencial.
Cerca de 80% de todo desenvolvimento do cérebro acontece até os 3 anos. Para aproveitar esta incrível janela de oportunidade devemos buscar oferecer excelência em tudo que tem contato com a criança, a equipe, a metodologia e a estrutura.
Nesse período, o cérebro triplica de peso e cria bilhões de conexões entre neurônios, o dobro do número de conexões de um adulto.
O tamanho da cabeça influencia no equilibrio do bebê quando recém nascido (até 1 mês) mede cerca de 48 a 53 cm e continua a crescer. Nesse processo o cerebro e o sistema nervoso desenvolvem-se rapidamente.
Segundo Silberg (2003), o cérebro de um bebê é 250% mais ativo que o de um adulto, por isso a fundamental importância para a estimulação motora e cognitiva do bebê, que produz mais conexões no seu primeiro ano de vida do que em qualquer outra fase da sua vida.
Nas profundezas do cérebro, sob o córtex cerebral (a massa cinzenta enrugada do cérebro), há duas estruturas importantes que atuam no desenvolvimento do bebê: o hipocampo, que auxilia no controle da memória, e o hipotálamo, que controla o sono profundo.
Os especialistas estimam que 40% do hipocampo esteja maduro no momento do nascimento; com 6 semanas, o amadurecimento é de 50 por cento, chegando à maturidade total quando a criança tem 1 ano e 6 meses.
Essa é uma das razões para alguns especialistas acreditarem que recém-nascidos têm a capacidade de se lembrar das coisas. Alguns argumentam que, no décimo dia, o bebê consegue se lembrar do seu cheiro.
Com 1 mês, ele pode se lembrar de quando, em geral, o alimentam (e passa a esperar a alimentação naquela hora). Com 4 meses, o bebê pode reconhecer a mãe em meio a um grupo de pessoas e, aos 7 meses, consegue lembrar que um palhacinho salta da caixa de brinquedo quando a música termina.
O hipotálamo controla o sono profundo do bebê — o período de descanso sem sonhos que ajuda o cérebro a recarregar as baterias após um dia movimentado de explorações e desenvolvimento. Durante o sono profundo, o cérebro permanece razoavelmente inativo, embora o corpo do bebê possa continuar a se mover.