Como trabalhar datas comemorativas no Berçário?

As datas comemorativas são os eventos históricos ou festas tradicionais da Cultura Brasileira, em uma determinada data, e que podem ser festejadas no berçário e na educação infantil.

Muitas datas comemorativas servem como apoio e facilitador para o aprendizado da criança.

O tema é amplo, porém, hoje o foco será entender qual é o motivo para trabalhar determinada data comemorativa.

Qual o objetivo das datas comemorativas

Uma data comemorativa pode ser usada pelo educador como um meio de ensino. Vou citar, por exemplo, o dia do Índio. A data contribui para a inserção da cultura indígena e a importância histórica dos Índios no Brasil , dentro de um contexto facilitador.

Nem todas as datas comemorativas têm que serem trabalhadas na sala de aula, somente aquelas que de alguma forma favorece o aprendizado para o aluno.

É importante frisar que o professor não pode ser escravo das datas comemorativas, tornando uma obrigação festejar todas as datas.

No início do ano, a coordenação da escola e o professores podem decidir conjuntamente o calendário das datas que serão celebradas durante o período letivo.

Lembrancinhas para datas comemorativas

Muitos profissionais da educação infantil tratam de cumprir determinada data comemorativa fazendo somente alguma lembrancinha para o aluno, porém, esquecem do real objetivo que é o aprendizado.

Uma data comemorativa não é um cronograma que deve ser cumprido, como, por exemplo, no dia do Índio, o professor fazer um cocar e entregar aos alunos. A finalidade de uma data comemorativa vai muito além, no sentido de ser capaz de reforçar o conhecimento e o aprendizado.

A obrigatoriedade de fazer lembrancinhas

Algumas Instituições Educacionais, principalmente privadas, forçam os professores a confeccionar lembrancinhas para entregarem aos alunos. Alegam que os pais pagam uma mensalidade, portanto, a lembrancinha deve ser feita, somente por fazer, e ponto.

Uma professora competente e capaz, que não concorda com uma atividade, pode e deve questionar a coordenação:

  • Qual o objetivo de fazer as lembrancinhas?
  • Por que a escola quer que faça?
  • Qual a finalidade educacional desta lembrancinha para a criança?
  • Quais os benefícios pedagógicos?
  • É só para os pais verem?
  • Os pais pagam mensalidade para ver uma situação de fachada?

Eu acredito que os pais pagam uma Instituição Educacional que tem como foco o crescimento e o desenvolvimento do aluno.

Então você, professor, pode sim argumentar, toda vez que tenha razão e fundamentos para demonstrar o que é certo, sempre visando a evolução do aluno.

Porque argumentar com a coordenação

Para ilustrar o porquê devemos argumentar com a coordenação da escola, vou comparar o professor com o médico.

Em um hospital, o dono chega e dá uma ordem ao médico, para ministrar determinado medicamento para todos os pacientes, porque esse remédio gera lucro ao hospital. Porém, o médico, que fez um juramento de salvar vidas, trabalha com ética e tem muito conhecimento, sabe que a fórmula dessa medicação não vai curar nenhum paciente. O que o médico faz? Seguindo seus princípios morais, é óbvio que o médico não irá acatar as ordens do chefe do Hospital, afinal, trata-se de vidas.

Professor e Médico são profissões. Profissionais devem trabalhar baseados em normas e princípios morais. Portanto, quando a gestão da escola chegar com uma ordem para o professor, essa ordem não pode simplesmente ser acatada.

O professor tem que ter senso de criticidade para defender seus conhecimentos e sua opinião. Volto a repetir, uma tarefa escolar sempre tem que contribuir de alguma maneira para a educação.

Trabalhando uma data comemorativa, na prática

Para explicar como trabalhar corretamente uma data comemorativa, vou ensinar, na prática, usando como exemplo o carnaval, em uma turma de Berçário 1.

Exemplo 1: O professor faz máscaras de carnaval e entrega aos bebês.

Exemplo 2: O professor coloca uma música de carnaval (adequada) para as crianças ouvirem. Com a música o professor trabalha ritmo, som e a inteligência musical da criança.

Exemplo 3: A escola realiza um baile de carnaval com os propósitos de socialização, conhecimento das marchinhas de carnaval para apropriação da cultura e o lúdico.

Exemplo 4: O professor faz uma pintura coletiva em uma cartolina utilizando balão e tinta guache. Posteriormente confecciona móbiles de máscaras de carnaval. É colocada uma música de fundo enquanto os alunos realizam as atividades. Nesse caso são explorados cores, textura e música.

Quais exemplos trazem um contexto de aprendizagem? Os exemplos 2, 3 e 4 demonstram com clareza os benefícios de aprendizado para os bebês.

Já no exemplo 1, o que os bebês podem aprender? Nada. Eles inclusive se sentirão incomodados com a máscara. Eles não têm ainda maturidade para entender o que é uma máscara, ou que aquilo é uma festa.

No Berçário 2, talvez sim, os professores já podem trabalhar a máscara com os alunos. O professor pode fazer o formato da máscara, pegar a tinta e ensinar os alunos a fazerem pintas ou pontos de tinta na máscara. Nessa atividade irá trabalhar coordenação motora, cores, estimulação sensorial por meio do tato, entre outras vantagens.

Uso de fantasias

As crianças do berçário ainda não tem muita compreensão e também não conseguem se colocar no lugar do outro. Ela só consegue isso a partir dos 4 anos.

O uso de fantasias trabalha a questão lúdica. A fantasia é um acessório que gera muito aprendizado a criança; ela consegue se colocar no lugar do outro. Elas fazem isso porque com a fantasia elas se transformam em outra pessoa, alimentam esse outro, desenvolvem a criatividade e começam a conhecer o próprio corpo, portanto, são diversas as situações de aprendizagem.

Exemplos de socialização

A socialização é uma troca, no entanto, o professor tem que desenvolver atividades que geram essa troca, como, por exemplo, tocar uma música e fazer um trenzinho ou até mesmo fazer uma roda.

A socialização depende do contato com o outro, por isso é necessário que eles interajam juntos.

Diversão nas atividades

É fundamental que os alunos gostem das atividades que estão sendo realizadas. A diversão estimula a criança a participar mais das tarefas propostas.

Tem uma frase que gosto muito que é a seguinte: “Nosso maior objetivo é o sorriso estampado no rosto da criança.”

Tudo que foi citado acima são somente exemplos de como é possível trazer o carnaval para o contexto escolar. E isso pode ser feito com várias outras datas comemorativas.

Melhores datas comemorativas

Não existe uma data melhor que a outra, tudo depende da criatividade do professor, como será apresentado aos alunos e o que eles irão extrair de conhecimento.

Datas comemorativas que estimulam o consumismo ou que trazem um desgaste excessivo ao professor devem ser excluídas do calendário escolar.

O importante é focar qual é o conteúdo da data comemorativa a ser explorada e o que vai trazer de ganhos para o aprendizado dos alunos.

Uma criança irá passar muitos anos na escola, então não é necessário abordar todo o conteúdo de uma data comemorativa em único ano, pois a criança ainda terá muito tempo para aprender. O que deve ser considerado é se a atividade a ser explorada neste momento condiz com a idade da criança e sua capacidade cognitiva.

O que analisar antes de escolher uma data comemorativa

Vou deixar quatro perguntas para vocês analisarem e refletirem antes de decidirem se uma data comemorativa deve ser trabalhada ou não.

  1. O que é/ significa essa data comemorativa?
  2. Por que vou trabalhar essa data? Qual o sentido dela para o berçário?
  3. Quais os objetivos que serão alcançados com os alunos trabalhando essa data?
  4. Qual a atividade que será trabalhada?

Muitos professores começam pelo fim, ou seja, tem uma ideia e logo estabelecem atividades. Se teve a ideia, então volte na primeira questão e responda todas as perguntas.

O que quero deixar para vocês hoje é, em primeiro lugar, que todo educador que vai trabalhar uma data comemorativa deve pensar e refletir todos os quatro aspectos. Em segundo lugar, que todo professor deve defender suas ideias e tudo que estudou e aprendeu.

Escreva pra mim nos comentários, o que achou desse artigo e se ficou alguma dúvida!

Beijo

Vivian Mazzeo

10 comentários em “Como trabalhar datas comemorativas no Berçário?”

  1. Verdade fazer por fazer melhor não fazer, onde eu trabalho nós não trabalhamos com datas comemorativas. Mas não ficou nenhuma dúvida foi muito bem explicado, você explica muito bem. show de bola.

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  2. De acordo com os meus conhecimentos as datas comemorativas devem ser trabalhadas de forma que seja segnificativa no seu aprendizado e também prazerosa e que a criança aprenda fazendo, não pegar tudo pronto do professor.

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