O andar é mais uma das muitas etapas que o bebê passa e com certeza a que oferece mais independência e velocidade de deslocamento.
Normalmente um bebê começa a andar entre 11 meses e 1 ano e 2 meses.
Alguns bebês podem andar um pouco antes, a partir de 9 meses e outros um pouco mais tarde aos 18 meses, não há regra com relação a idade, o importante é observar cada bebê individualmente e fazer comparações no seu progresso, nunca comparar uma criança com a outra.
Nessa fase em que o bebê fica em pé e ameaça dar os primeiros passinhos, geralmente, pais e professores ficam bastante ansiosos, por isso, é comum algumas ações incorretas ou pouco eficazes.
Para ajudar nesse processo de forma clara, prática e bastante eficiente, listei abaixo 10 passos para ensinar o bebê a andar.
É importante que você leia e entenda cada passo, reflita sobre a utilização desses passos no seu dia a dia e principalmente coloque em prática.
10 PASSOS PARA ENSINAR O BEBÊ A ANDAR
- Desde o nascimento permita que o bebê desenvolva e fortaleça os membros inferiores
Os membros inferiores são as pernas e os pés. Para que o bebê desenvolva adequadamente os membros inferiores é fundamental que ele tenha muitos momentos de liberdade para rolar, rastejar e engatinhar.
Além disso é preciso sempre verificar o tamanho do macacão do bebê para que não esteja apertado evitando limitar o movimento das pernas e dos pés.
Quando o bebê começa a tentar ficar em pé, ofereça sempre um apoio, pode ser você mesma, um banquinho ou cadeira para que ele segure-se e fique em pé. É comum o bebê ficar em pé por muitos dias antes de dar o primeiro passo.
- Faça atividades/brincadeiras que envolvam equilíbrio
Para ficar em pé sem apoio e consequentemente dar os primeiros passos, o bebê vai precisar de equilíbrio.
Quando fazemos atividades que envolvem equilíbrio, o processo da marcha fica mais fácil.
Exemplo de atividades de equilíbrio são:
– Atividades na bola de pilates
– Atividades no cavalinho
– Atividades no rolo
- Permita que o bebê fique em pé sozinho, não faça isso por ele
Para que o desenvolvimento do bebê seja natural é fundamental não haver interferência externa, ou seja, proponha atividades, sugira desafios, ajude o bebê, mas não faça por ele o movimento.
- Incentive o bebê com gestos, palavras e brinquedos
Quando o bebê tem um estímulo externo como um brinquedo, por exemplo, ele sente-se mais atraído a realizar a ação, pois ele te um objetivo para o andar e não apenas andar por andar, entende?!
- Deixe a criança descalça, se não for possível use calçado firme e confortável
Sem o calçado a criança consegue sentir a função do seu pé e cada dedo, o calçado limita e sensação da textura do chão e a função do seu pé.
- Verifique se o ambiente é seguro e não tem degraus
Oferecer um espaço livre de objetos como mesas de vidro, cadeiras que possam cair se a criança se apoiar ou outros objetos que possam trazer risco.
Nesse momento inicial, a criança não deve subir ou descer escadas andando.
- Se for utilizar andador escolha os de empurrar, que a criança fica em pé, nunca aqueles em que a criança fica sentada dentro nele
Está comprovado que esses andadores são extremamente perigosos para crianças, além de atrapalhar o seu desenvolvimento.
Já os andadores de empurrar são super funcionais, mas não absolutamente necessários, fica a seu critério.
8. A criança precisa sentir esse momento e fazer os movimentos sozinha, se você for ajudar prefira um apoio na linha da cintura
É muito comum as pessoas quererem ajudar a criança a andar, mas a verdade é que se ela precisa de ajuda, é porque ainda não está totalmente pronta.
Ela precisa andar na forma mais parecida possível com o andar real. Nada de dar o dedo para criança segurar daquela forma que ela fica com as duas mãos para o alto.
Prefira o andador de empurrar ou ofereça apoio na linha da cintura do bebê.
- Não demonstre que você está com medo. Quando a criança cai, normalmente, ela coloca a mão e não machuca o rosto
A criança precisa ser encorajada a vencer mais essa etapa e não de uma pessoa que está ao lado dela mais apavorada do que ela.
Se você não estiver segura, talvez seja porque não cumpriu as etapas anteriores ou perceba que a criança não está pronta.
- Curta esse momento com a criança, elogie, mostre que ela venceu mais uma etapa
É tão bom aprender e fazer coisas novas, não é mesmo?! Vencer essa etapa foi muito importante para a criança, comemore com ela!
Espero que essas informações façam sentido pra você e possam te auxiliar nesse processo.
Agora eu quero saber… Qual a sua dica para ensinar a criança a andar?
Gostou desse check list?
Conta pra gente nos comentários.
Beijo
Vivian Mazzeo
Posso utilizar um bambole como suporte para a criança?
Pode sim Paula, é ótimo!