Nesse texto prático vou te explicar 3 passos básicos para observar e fazer com as crianças.
O que eu vou escrever nesse texto hoje vai fazer muito sentido para você e colocando em prática você verá a diferença no seu dia a dia.
3 Principais causas do Bater:
– Comunicação
– Exemplo
– Expressar-se
Fique comigo até o final do texto que eu vou explicar cada uma das causas.
O que fazer quando a criança bate:
Quando a criança bate o primeiro passo é observar para identificar a causa, o motivo.
É muito comum ouvirmos professores dizendo que a criança bate sem motivo, do nada, mas isso não existe. Sempre tem um motivo em cada ação da criança, mesmo que você demore a identificar.
Será que a criança está tentando se comunicar?
Será que alguém bate nela quando ela faz algo não aceitável?
Será que a criança está com dor, sono, fome, frustrada porque queria algo, etc?
Faça-se essas perguntas para identificar o motivo.
É muito comum que a professora perceba o motivo da criança, mesmo antes da família. Por conta da convivência e observação.
Além disso na escola a criança passa por mais situações de convívio. Disputar brinquedo, o colo da prô, atenção, etc.
Quando você percebe que é a COMUNICAÇÃO:
O aluno bate no amigo ou empurra quando quer um brinquedo, quando disputa seu colo, etc…
Fica claro que é a comunicação. Ele usa de meios físicos para conseguir o que ele quer.
Se fosse um adulto pediria licença, pediria o brinquedo emprestado.
Mas a criança precisa aprender a se comunicar. Precisamos ensinar a criança a falar, a expressar verbalmente o que ela quer.
A criança se expressa corporalmente desde o nascimento, com choro, risadas, caretas, agora precisamos ensinar a expressar-se verbalmente.
A forma de se expressar verbalmente não é natural da criança, ela precisa aprender vendo e vivenciando.
Nós precisamos nos comunicar com a criança, falar com ela e dar exemplos de como ela pode falar.
Sempre com foco no positivo. Evite não bate, não isso, não aquilo.
E sim… pede para o amigo, dá, conversa, carinho, etc.
Esse processo de aprender a comunicar-se verbalmente leva tempo e precisa ser repetido diariamente.
Use palavras simples de fácil repetição e entendimento.
Quando você percebe que é o EXEMPLO:
Quando o exemplo está levando a fazer algo não aceitável… Normalmente não é na escola (eu espero kkkkk) pode ser em casa, na pracinha, no play do condomínio, etc.
O problema é que para a criança fazer o certo é uma construção do aprendizado, leva tempo, mas para a criança aprender a bater é rápido, ela vê e já passa a reproduzir.
O exemplo é muito sério. Precisamos observar TODOS os ambiente que a criança frequenta.
Vale conversar com a família, explicar o que a criança está fazendo e tentar descobrir, junto com a família, qual exemplo a criança tem.
A criança por si, não querer machucar a outra, se ela está batendo ela precisa de ajuda. Ela precisa ser acolhida e respeitada tanto quanto a criança que “apanhou”.
Quando você percebe que é o EXPRESSAR-SE:
A criança expressa o que sente, e o que ela sente está intimamente ligado ao que ela passa no dia a dia. Se os pais brigam, se houve uma separação recente, se a criança mudou de endereço, se não mora mais próximo aos avós… enfim… muitas situações podem ocorrer e causar mudanças ou dificuldades no expressar-se da criança.
Por isso é muito importante trabalhar emoções e mostrar para criança a diferença de cada sentimento. Carinha de feliz, bravo, triste, chorando, com fome….
Pode ser brincando e fazendo as carinhas, pode ser plaquinhas de carinhas tipo palitoche ou outros recursos possíveis na sua escola.
Para ver o vídeo completo onde eu falo sobre esse tema, clique abaixo:
Ficou alguma dúvida sobre o tema? Tem alguma sugestão, algo que você faz na sua escola e funciona?
Escreve para mim nos comentário.
Beijo
Vivian Mazzeo
Olá! Tenho alunos de 2 anos. Duas mordem muito! Tem outra que belisca o tempo todo. E tenho 1 que empurra muito. Fico muito preocupada, tentando todas as atividades possíveis para evitar que algo ocorra.
Olá, Roçane!
Tenho certeza que esse artigo vai te ajudar muito!
Depois me diz o que achou 🙂
Tenho um aluno de 2 anos que passa a manhã e a tarde batendo nos colegas
Olá, Luciane! Aqui Gabi da Equipe Vivian Mazzeo
Temos um artigo super legar sobre isso no blog, dê uma olhadinha: https://bebeativo.com.br/como-lidar-com-criancas-que-batem-beliscam-e-empurram-no-bercario-e-na-creche