As atividades de estimulação no berçário, são importantes para que a criança se relacione, aprenda e tenha a oportunidade de desenvolver todo o seu potencial.
Conheça algumas atividades abaixo e seus objetivos.
RESPIRAÇÃO
Soprar canudos movendo bolinhas leves. Pode ser bolinha de ping pong, isopor ou de papel. Não necessariamente precisa fazer a pista como a da foto abaixo. Pode-se distribuir as bolinhas e os canudos e deixa-los livre pelo espaço.
Objetivo: Sentir e controlar a própria respiração.
PASSEIO
Abrir caixas de papelão colocar as crianças dentro e imitar carros.
Objetivo: Vivenciar de forma lúdica situações da vida cotidiana. Imaginação. Organização espacial.
ROLOS
Fazer diferentes atividades corporais com rolo de papel higiênico ou rolo de papel toalha, aquele de cozinha. Incentivar a criança a fazer rolar, apertar, pisar, rolar para o amigo, olhar dentro como um binóculo. E também explorar para elas mesma descobrir formas de brincar.
Objetivo: Coordenação motora, tonicidade, estruturação espaço temporal.
SALTAR
Formar pequenos obstáculos com outras crianças e com materiais como garrafa pet, latas, mini cones ou outros para as crianças se deslocarem no espaço. Pode também pedir para as crianças pularem os obstáculos.
Objetivo: Equilíbrio, tonicidade e organização espacial.
BOLA
Bolas de várias cores e tamanhos. Primeiramente cada criança chutará a bola para um lugar estabelecido. Depois que todos executarem o movimento e demonstrarem entendimento, serão distribuídas várias bolas ao grupo que ao som do apito deverão chutar para qualquer direção, realizando o movimento várias vezes.
Objetivo: Permitir localizar-se bem no espaço, percebendo a relação existente entre seu corpo, objetos e demais seres vivos. Estruturação espaço temporal, equilíbrio, tonicidade, lateralidade.
O OSSO DO CACHORRO
Alunos sentados em círculo. Fechar os olhos. A professora esconde o osso de EVA. Em seguida o grupo irá procurar o osso. Quando acharem o osso, a professora começará tudo de novo.
Objetivo: Desenvolve a percepção auditiva e visual. Cooperação.
Lembre-se de respeitar o tempo de cada criança, camparar cada criança apenas com ela mesma e observar as crianças para escolher as atividades ideais para cada uma.
E aí, você conhecia essas atividades? Compartilha conosco nos comentários uma atividade que você faz.
Beijo
Vivian Mazzeo
PS. Foto do post em atividade com os alunos da Escola Palmeira Encantada em São Paulo/SP
Eu sempre gosto de fazer brincadeiras de soprar com minha filha ela adora bjsss
Que demais Carol… 🙂
Amei as dicas,muito bom mesmo.
Obrigada. Beijo
Muito bom essas dicas, para mim são de grandiosa importância para o meu aprendizado.
Que ótimo Adriana, Obrigada!
Dicas maravilhosas, tudo de bom
Obrigada! Beijo
TD maravilhoso, parabéns,
Muito Obrigada Jonielma
Atividades muito interessantes
Obrigada Eudete.
Que atividades legais, já brinquei com as crianças só com as caixas de papelão. Achei difícil essa do canudopara soprar as bolinhas, será que as crianças do meu berçário vão conseguir? Elas só têm 1aninho e pouco.
Conseguem sim Rosa… você vai fazendo e elas vão imitando e logo aprendem. Beijo